Imagine a seguinte situação: você vai até uma loja, faz suas compras e, na hora de fazer o cadastro, descobre que seu CPF está suspenso. E agora, o que fazer?
O que você vai encontrar?
ToggleO CPF é um documento de fundamental importância, solicitado em praticamente todas as situações de contrato, inclusive em ambientes virtuais.
Existem várias situações em que o CPF pode se encontrar: regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado e nulo.
Mas quando o CPF está suspenso, o que fazer? E quando isso acontece, como resolver? Essas e outras perguntas serão respondidas neste post.
Quais os motivos para ter o CPF suspenso?
A Receita Federal determina até cinco situações para o status do CPF:
- Regular: quando não há pendências no cadastro do CPF (lembrando que a situação cadastral tem a ver com a situação fiscal);
- Pendente de regularização: quando o contribuinte deixa de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF);
- Suspensa: quando os dados da pessoa física estão incorretos ou incompletos no sistema;
- Cancelada: quando o CPF é cancelado por decisão administrativa, judicial ou por falecimento do contribuinte;
- Nula: quando é constatada alguma fraude na inscrição.
Basicamente, o CPF é suspenso quando o seu cadastro na Receita Federal está incompleto ou incorreto. Ou quando cruzamento de dados com a justiça eleitoral, também pode ter alguma divergência..
Lembrando que você pode fazer a consulta da situação cadastral do seu CPF no próprio site da Receita Federal. A consulta é totalmente gratuita e pode ser feita através do site consulta on line.
Quais as consequências do CPF suspenso?
Quem está com o CPF suspenso fica impedido de abrir crediário em lojas, abrir conta-corrente ou poupança, fazer empréstimos, fazer passaporte, participar de concursos públicos, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional e, até mesmo, receber prêmio de loteria.
Em caso de CPF suspenso, os bancos também podem encerrar a conta em um prazo de 90 dias.
CPF suspenso: dígito verificador 02, o que é?
Quando você realiza a consulta do seu CPF ele te dá as informações sobre a situação cadastral do seu documento, certo?!
Uma das opções que aparece na pesquisa é o “dígito verificador 02”. Que nada mais é do que um indicador da própria situação do CPF (se estiver suspenso). Por exemplo, se o CPF estiver com a situação regular, o Código verificador para esse status será representado por dois zeros (00).
O que fazer quando o CPF foi suspenso?
Para regularizar a sua situação cadastral, primeiramente, você deve se certificar de que não há pendências com entregas de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. A verificação pode ser feita na Pesquisa de Situação Fiscal.
Já o pedido de regularização do CPF é realizado pelo próprio contribuinte que, por sua vez, deve levar a lista de documentos definida pela receita aos seguintes estabelecimentos:
- Bancos: Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal;
- Entidades Públicas Conveniadas, nos casos de inscrição e de alteração de endereço;
- Sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, nos casos de inscrição e pedido de regularização da situação cadastral suspensa, para pessoa que possui título de eleitor;
- Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil.
A regularização pode ser feita no site da Receita Federal e o pedido de regularização é gratuito.
Confira um passo a passo de como solicitar a regularização do seu CPF
- 1º passo: Abra o site da Receita Federal. Procure a guia “Serviços”.
- 2º passo: Desça a página e procure por “CPF”, no lado direito.
- 3° passo: Procure pela opção “Regularizar Cadastro no CPF”
- 4° passo: Em seguida, o site vai abrir o formulário para preencher com os seus dados. Assim que preenchido, clique em “Enviar” no fim da página e pronto. Sua solicitação para regularizar o seu CPF foi realizada.
Caso você tenha feito esse processo e mesmo assim não conseguiu regularizar o seu CPF, entre no site da Receita Federal e clique em “Contato”, ou procure uma Unidade de Atendimento mais próxima da sua casa.
CPF irregular afeta os negócios?
Sim. Como é possível imaginar, as irregularidades no CPF de clientes afetam diretamente os empresários, que acabam prejudicados por conta de fraudes.
Como consultar CPF e CNPJ?
A integração do ERP vhsys com a Serasa oferece uma solução eficiente para a consulta da situação cadastral de clientes e fornecedores, proporcionando mais segurança e agilidade nas negociações comerciais.
Com esta ferramenta, você pode verificar rapidamente a situação do CPF e CNPJ, evitando calotes e garantindo a proteção da sua empresa. A integração permite análises detalhadas, identificando pendências financeiras, registros em órgãos de proteção ao crédito, protestos em cartórios, cheques devolvidos, ações judiciais, falências e concordatas, além do score de crédito.
Essas informações ajudam a prevenir riscos e a visualizar oportunidades de negócio, permitindo que sua empresa tome decisões mais informadas e seguras. As consultas são realizadas de forma ágil e confidencial, sem que o cliente ou fornecedor seja avisado, e funcionam na modalidade de créditos, ou seja, você paga apenas pelas consultas que realizar, sem mensalidades.
Além disso, o controle de inadimplentes é facilitado, eliminando o risco de fraudes e assegurando a receita do seu negócio. Com a Serasa, uma referência em análises e informações de crédito, você tem acesso a dados precisos para concluir suas vendas com confiança.
Experimente o vhsys com a Serasa e aproveite todos os benefícios para sua empresa.
33 respostas
Muito obrigada pela ajuda, foi de grande valia ☺
Ótima matéria, me esclareceu muitas duvidas !
Mas será que ficar sem votar pode causar suspensão no CPF ? eu fiquei sem votar 2 vezes seguidas e ainda não justifiquei, será que isso pode ter feito meu CPF ser suspenso ?
Olá,
Ficar sem votar e não justificar é um dos motivos para o CPF ser suspenso. Neste caso, você deve primeiramente regularizar seu Título de Eleitor no Tribunal Eleitoral da sua região e depois regularizar seu CPF em órgãos conveniados como Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Voltar para o topo
ola bom eu ja regularizei meu CPF pela net e quando faço nova consulta do CPF suspenso.
Olá Carla, tudo bem?
Entre em contato com a Receita Federal e verifique se não há outras pendências no cadastro do CPF.
Até mais
Olá boa noite estou com um problema se alguém poder me ajudar agradeço muito. Seguinte meu pai recebe benefício do INSS banco Itaú esses dias vi uma msg no banco.dizendo q a conta poderia ser cancelada pq o CPF estava com problemas q era pra procurar a receita. Ao consultar pelo site vejo que consta como Cancelado por motivo de óbito do ano 2006 porém meu pai está Vivo não morreu. Como arrumar isso? Pq se não vão cancelar a conta e ele não recebe. Se alguém poder me ajudar como resolver .
depois q eu regulariza o titulo , quanto tempo leva pra eu volta a usar , meu maido esta pelo inss deois de um tempon sem receber o dinheiro saiu e ele nao pode sacar
io gostaria de sade eu estou com o cpf suspenso por sou juridico eu posso abri uma conta popanço
boa tarde
meu cpf esta suspenco tem como vcs arrumarem para mim sem precisar eu ir a receita?
Oi Francisco, é aconselhável que você resolva na própria receita a situação 😉
Quando eu vou numa loja comprar um móvel ou outras coisas na hora de fazer o cadastro diz que o meu CPF está inválido sendo que, o meu CPF está Regular; como eu faço?
Olá, Eduardo
No seu caso, recomendamos que procure a Receita Federal para que eles possam verificar o que pode estar acontecendo.
Até mais!
Oi,eu fui a receita federal já faz 1 semana,e até agora meu CPF está suspenso, quando ele volta para regular ,pois já fui até a receita federal para regularizar , qual o prazo para regularizar,pois estou com muitas problemas em contas de banco e etc
Olá, Gioviani
Tudo bem?
Normalmente, o CPF é regularizado ao final da conclusão do atendimento na Receita Federal. Se ela ainda consta pendente de regularização, ele será regularizado após o processamento da declaração do(s) exercício(s) que o contribuinte estava omisso.
Até mais!
Meu cpf taça suspenso por causa do meu título de eleitor. Regularizei tudo na receita federal faz uns 10 dias. Mas meu cpf ainda consta como suspenso. O que mais precisa fazer?? Pois tô precisando muito do cpf.obrigado
Olá, Nayra
Nesse caso, como você já realizou todos os procedimentos para a regularização da situação cadastral do seu cpf, o recomendado é que aguarde até que a Receita Federal possa dar a baixa na situação.
Até mais.
Obrigado ,muito boa a explicação .
Olá, Dayane. Tudo bem?
Agradecemos seu comentário e ficamos felizes em saber que conseguimos te ajudar.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos: http://materiais.vhsys.com.br/newsletter-vhsys
Até mais! 🙂
Ótimo
Parabéns me foi útil muito obrigado.
Oi, Nilson. Tudo certo?
Agradecemos o feedback e ficamos felizes em saber que o conteúdo foi útil para você.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos: http://materiais.vhsys.com.br/newsletter-vhsys
Até mais! 😀
Valeu pela ajuda
Olá, Veronici. Tudo bem?
Primeiramente, você precisa verificar se não há pendências com entregas de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física ou então se há algo de errado ou incompleto no cadastro do documento, podendo ser o nome, data de nascimento, nome da mãe ou ainda problemas com o Título Eleitoral.
Após identificar o que aconteceu, você pode seguir com o pedido de regularização.
Esperamos ter ajudado!
Até mais. 😉
Olá, Thatiane. Tudo bem?
Assim que o seu CPF estiver regular, você pode fazer o cadastro do auxílio emergencial novamente. O CPF precisa estar regularizado para que dê tudo certo com o cadastro.
Até mais. 🙂
Como posso regularizar CPF
Olá, Vanderlei! Pelo site da Receita Federal você pode informar seu CPF e seguir as instruções para regularizar
O cpf do meu marido ta suspenso tem um erro na data de nascimento dele que a data certa é 30/06/1977 e no cpf dele ta 30/07/1977 queria muito ajeita e aqui na minha cidade não tem receita tenho que procura a cidades vizinhas queria saber se tem como ajeita sem precisa ir na receita federal
Se o CPF do seu marido possui um erro na data de nascimento, é importante corrigir essa informação para evitar possíveis complicações futuras. Geralmente, a correção de dados no CPF precisa ser realizada presencialmente em uma unidade da Receita Federal. No entanto, é possível tentar resolver o problema de forma remota, entrando em contato com a Receita Federal por meio dos canais de atendimento disponíveis, como telefone ou internet. Recomenda-se verificar no site oficial da Receita Federal se há opções de correção de dados online ou se é possível agendar um atendimento em uma cidade vizinha. Em alguns casos, também é possível obter orientações e instruções sobre como proceder para corrigir o CPF.
Meu CPF tá suspenso pela justiça consigo regularizar no site da receita?
Olá, Zelia, consegue sim!
Meu CPF foi suspenso pela justiça porque estou respondendo processo criminal e não sabia do processo como mudei de endereço não me.econtraram recebi a notificação da suspensão e do processo consigo regularizar pelo site da receita ou esperar o final do processo estou com minha vida parada
Dei entrada para regularizar meu CPF na receita está suspenso tenho conta corrente e o banco aceitou protocolo de atendimento e continua conta normal porém tenho que receber uma restituição financeira de outro banco que se nega a pagar pois ainda consta suspenso mas minha conta corrente para receber esta em ordem ,a outra instituição pode negar o que é meu por direito
Olá, Marcos. Sim, a outra instituição pode negar o pagamento enquanto seu CPF estiver suspenso. Quando o CPF está suspenso, ele fica irregular perante a Receita Federal, o que pode impedir transações financeiras, inclusive o pagamento de restituições. Mesmo que sua conta corrente esteja funcionando normalmente, as instituições financeiras são obrigadas a seguir as diretrizes da Receita Federal, e um CPF suspenso pode ser um impeditivo para pagamentos ou transações.
Para resolver isso, é importante regularizar o CPF o quanto antes junto à Receita Federal. Após a regularização, você poderá solicitar novamente a restituição. Até lá, a instituição está legalmente amparada a recusar o pagamento.
Espero que você consiga resolver sua situação! Abraço.