Muitos empresários perdem em competitividade por altos preços. Por outro lado, preços muito baixos acabam por deixar os lucros inexistentes. Então, como superar esse obstáculo, como calcular o custo de um produto para que ele seja competitivo e justo? Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Confira as nossas dicas de como calcular preço de um produto.
O que você vai encontrar?
ToggleO preço de um produto ou serviço é o valor, em dinheiro, pelo qual ele será entregue ao comprador. Esse valor será definido considerando alguns fatores: Custo de produção; distribuição; divulgação; qualidade da matéria-prima; concorrência; posicionamento de mercado e afins.
Para calcular o preço de um produto alie dois pontos: o valor investido na compra e os valores utilizados pela concorrência. Isso envolve pesquisar como seus clientes compram e quais valores são bem aceitos por eles.
Outros fatores também irão influenciar essa decisão, são eles
Custos: quanto sua empresa gasta para produzir ou obter determinado produto, ou serviço.
Despesas: quanto sua empresa investe para vender um produto ou serviço? – Manutenção do espaço físico, colaboradores e afins entram nessa conta.
Lucro: Trata-se do retorno que sua empresa espera ter ao vender algum produto ou serviço.
Imagine uma produção de um sapato
Sua empresa gasta R$30,00 de matéria-prima. Aproximadamente R$20,00 para o colaborador que o costura. E pretende lucrar R$ 15,00.
Temos assim: R$30,00 + R$20,00+R$15,00: R$65,00 é o valor mínimo a ser cobrado por sua empresa para que sua empresa tenha lucro e possa continuar produzindo suas mercadores.
No valor de um serviço outras questões devem ser avaliadas: quantos funcionários serão disponibilizados para essa tarefa, qual o tempo que ela levará, quais os custos com materiais, por exemplo.
Isso é importante para que os valores de seu serviço não estejam muito abaixo dos custos, fazendo com que ele se torne pouco rentável e, portanto, não sustentável a longo prazo.
Para definir o calculo de despesas de sua empresa é necessário separar as despesas variáveis das fixas. Desse modo, poderá verificar com mais rapidez na hora das decisões. Adotar um sistema de gestão pode ser o diferencial entre sua empresa e seus concorrentes. Isso porque ele agiliza os processos, facilitando a fabricação de seus produtos e, claro, melhorando o atendimento ao cliente.
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