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Vendas pelo WhatsApp: conheça boas práticas para melhorar a performance

Tempo de Leitura: 7 minutos
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É normal quando se tem o próprio negócio, utilizar todos os meios que estão ao alcance para divulgar os produtos ou serviços, pensando na melhora da performance de vendas. Mas a pergunta é: eu consigo vender em todo canal?

De certa forma sim. Todo canal que conecta milhares e milhões de pessoas, são ótimos lugares para fazer vendas. O WhatsApp, por exemplo, é hoje um dos principais meios de comunicação de muita gente que gosta de algo mais simples e direto.

Você já pensou em impulsionar suas vendas usando o aplicativo? Aliás, você sabia que existe uma opção do aplicativo voltado para negócios e que facilita o envio de promoções em massa, inclusão de outros meios de contato, horário de funcionamento e muito mais? 

Este post é um guia completo para te ajudar a ter mais uma estratégia de venda para o seu negócio, sem precisar gastar um centavo com isso. Acompanhe as melhores dicas para ter sucesso nas vendas pelo WhatsApp

Como vender usando o WhatsApp

Não existe uma fórmula certa para vender, disso nós sabemos. O que existe mesmo é uma série de práticas que vão te ajudar a melhorar a forma como enxergam sua marca, bem como sua estratégia de venda e isso sim, vai te trazer bons frutos. 

Separamos aqui uma série de dicas para que você possa incluir na sua rotina de vendas e te ajude a melhorar a performance da área. Acompanhe!

WhatsApp Business

Você já ouviu falar em WhatsApp Business? Essa versão do aplicativo é quase igual à versão tradicional. A navegação e os recursos são idênticos. Se você já utiliza a versão normal, não terá dificuldade de usar a versão para negócios.

O WhatsApp Business, ou WhatsApp Comercial, é voltado aos empreendedores que buscam facilitar e aproximar a comunicação com seus clientes, bem como aumentar suas vendas.

Uma das vantagens dessa versão é que você pode cadastrar um telefone fixo do seu estabelecimento como número da sua conta de WhatsApp Business. Assim, você não precisa adquirir um novo número só para atender essa nova estratégia.

Além disso, com o WhatsApp Comercial você consegue cadastrar o horário de funcionamento de sua empresa, adicionar listas de transmissão, configurar resposta rápidos e muito mais.

Divulgue seu número de telefone

Use as redes sociais de sua empresa para divulgar o seu contato telefônico como na bio do instagram, em sua fanpage no Facebook, entre outras. 

Você ainda pode criar alguma campanha de e-mail marketing fazendo essa divulgação. O importante é conseguir alcançar o maior número de pessoas.

Quando você divulga seu número de telefone, é importante também informar aos usuários o tipo de conteúdo que você enviará por aquele canal de comunicação. 

Outra ação também é solicitar que os usuários enviem uma mensagem ao adicionar o número de telefone da sua empresa. Assim, fica mais fácil saber quem tem o seu contato adicionado e você pode incluir em suas listas de transmissão.

Solicite os contatos telefônicos

Para que a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp tenha sucesso, é preciso ter um número suficiente de contato telefônico das pessoas que se interessam pelos seus produtos e conteúdos.

Uma boa estratégia é usar campos nos formulários de cadastramento para solicitar esses contatos. Além disso, você pode criar um botão em seu site com o foco direcionado para o atendimento via WhatsApp. Isso ajuda a aumentar sua agenda de contatos.

Lembre-se de pedir autorização antes de começar o disparo de mensagens. Você deve deixar claro no campo de solicitação de contato que eles receberão suas mensagens, isso evita qualquer tipo de aborrecimento por parte das pessoas.

Além disso, seu número deve estar disponível em todos seus canais para facilitar que seus usuários entrem em contato sempre que precisarem.

Cadastre os números de seus clientes

Agora que você já tem os contatos, o próximo passo é adicioná-los em sua agenda. Isso é, claro, vai demandar um pouco de tempo, e principalmente se você já tem um bom número de contatos, mas esse registro é imprescindível.

Salve os contatos com nome e sobrenome para que você consiga ter uma comunicação personalizada para seus clientes. Isso ajuda na experiência do usuário.

Caso você trabalhe com mais de um tipo de produto, é válido colocar após o nome do contato cliente o produto pelo qual interessa. Com isso você consegue enviar as promoções certas e conteúdos relevantes para seu cliente.

Além disso, ao categorizar seus clientes por produtos, você tem muito mais facilidade para criar suas listas de transmissão, que você verá no tópico a seguir.

Listas de transmissão

A chamada Lista de transmissão veio para agilizar o envio de mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo, sem que você precise selecionar uma por uma e a cada mensagem.

Por exemplo, se você tem uma oferta exclusiva para clientes VIP, você pode criar uma lista com esses clientes e fazer um disparo exclusivo.

Contudo, você precisa saber que, caso uma pessoa não tenha seu contato salvo no aparelho, ela não conseguirá receber seu conteúdo. E mais uma vez reforçamos a necessidade de fazer uma boa divulgação de seu número antes para que você tenha sucesso com o envio de suas mensagens.

Ter um cronograma para o disparo de suas mensagem também é muito importante. Assim, você não corre o risco de enviar a mesma mensagem em curto espaço de tempo e encher seus clientes de conteúdos repetidos.

Tenha materiais prontos

Se você já tem a intenção de fazer o envio de promoções, dicas de uso dos produtos e demais divulgações, já tenha um cronograma da produção dos materiais que ainda não tem.

Por exemplo, fique de olho nos próximos feriados e faça uma imagem personalizada da sua empresa desejando um bom feriado aos seus clientes. Isso ajuda para que sua marca seja lembrada.

Facilite o compartilhamento das suas ofertas com pdf prontos de propostas, promoções, tenha materiais prontos também para enviar seu catálogo ou cardápio. Como se trata de material de envio constante, é bom estar preparado.

Crie respostas rápidas

Tenha respostas prontas para quem envia mensagem fora do horário, mensagem de boas vindas e também mensagens para adiantar informações pessoais dos clientes.

Por exemplo, você pode solicitar nome completo e data de nascimento, criando um cronograma de mensagens para felicitações de aniversário personalizadas, além de usar as informações para criar novas estratégias de venda direcionadas.

O próprio aplicativo permite você personalizar uma mensagem automática para envio quando não houver ninguém disponível para responder uma mensagem, sem deixar nenhum cliente esperando.

Para isso, defina um horário de atendimento e informe no perfil de sua empresa no próprio WhatsApp. Além disso, você também pode incluir outras informações como o endereço comercial.

Agilidade no atendimento

Quando você fornece um contato de WhatsApp para seu público, uma das primeiras intenções é facilitar o atendimento e ter mais agilidade para que eles possam fazer pedidos e cotações.

E para isso, você precisa definir uma pessoa responsável para ficar atenta à esse canal para responder os clientes com precisão, mandar informações corretas e o mais rápido possível.

Oferecer um atendimento rápido e de qualidade é a premissa de qualquer negócio e isso faz com que você seja lembrado pelo seu público. Seja sempre educado e solícito ao receber uma mensagem. 

Use o WhatsApp Web

Essa é outra forma de ganhar agilidade em seu atendimento. O WhatsApp Web é uma forma de abrir o seu aplicativo diretamente no seu navegador. E para acessar é simples.

Você precisa estar com seu aparelho celular conectado a internet, mais preferencialmente uma rede wi-fi e também precisa estar próximo ao computador que utilizará para escanear o QR Code. 

whatsapp web

Você tem muito mais agilidade usando o aplicativo pelo seu computador, pois pode organizar todas as imagens e conteúdos em sua máquina e fazer o disparo das mensagens muito mais rápido.

Além disso, enquanto você usa o WhatsApp no computador outra pessoa pode continuar usando no smartphone.

Faça uso de gatilhos mentais

Você já ouviu falar em gatilho mental? Isso nada mais é que uma técnica de persuasão que são usadas por muitas empresas que relacionam aspectos instintivos, emocionais e sociais.

Essa técnica ajuda a engajar as pessoas e anulando as objeções dos clientes na hora da venda.

Por exemplo, quem nunca deixou se convencer de uma compra porque era as últimas peças? Ou então a promoção era só até aquele dia?

Isso é um dos gatilhos mentais usados pelos negócios, mas além desse, existem muitos outros que vamos apresentar logo abaixo:

Novidade
Ao divulgar o lançamento de produtos ou novos serviços, as pessoas procuram formas rápidas de adquirir esses lançamentos, pois se sentem à frente das demais. 

Garantia
“Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” quem nunca ouviu essa frase? Essa técnica é muito usada para reforçar a qualidade do que está sendo oferecido e é uma ótima estratégia, pois, geralmente, sempre atrai um bom público.

Urgência
Esse foi o que apresentamos de exemplo e é a técnica favorita de diversas empresas. Você entrou em algum site e se deparou com um relógio em contagem regressiva para o encerramento de alguma promoção?

Isso acontece muito, pois gera o sentimento de urgência nas pessoas, ajudando com que elas priorizem a compra do produto ou a contração do serviço.

O que não fazer pelo WhatsApp

Depois de listarmos boas práticas para ajudar na estratégia de vendas por esse canal de comunicação, consideramos importante também listar o que não fazer usando o WhatsApp que é muito comum ver outros empreendedores fazendo.

#1 – Não crie grupos

Além de ser chato, pega mal você criar grupos com seu público, pois as pessoas não se conhecem e a única utilidade do grupo vai ser vender e divulgar seus produtos. Ou seja, você também pode ultrapassar o limite de confidencialidade.

Lembre-se que de quando uma pessoa aceitou receber suas mensagens, mas ao mesmo tempo ela não fez nenhum tipo de autorização de expor o número dela para outras pessoas. Então, para fazer envio de mensagens em massa utilize as listas de transmissão e não grupos.

#2 – Não faça mensagens muito longas

Você já recebeu aquelas mensagem gigantes que está na cara que foi enviada para todo mundo? Pois é, isso não é nada legal. Além disso, quando a mensagem não é assertiva, dificilmente as pessoas lêem inteira. 

Fora o tamanho da mensagem, a frequência também pode deixar seus clientes descontentes, fazendo com que excluam seu número da agenda, tornando a imagem da sua marca algo ruim.

#3 – Não force vendas a todo momento

Apesar de usar o WhatsApp como uma estratégia para suas vendas, procure estabelecer objetivo antes de contatar os seus clientes.

Você precisa mostrar que está ali, primeiramente, para dar soluções práticas para seus clientes acima de tudo. Não se preocupe com a vendas o tempo todo e sim em construir uma marca em que seu público confie.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

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