Urban Food Revolution: as inovações no setor alimentício

Fernando

Urban Food Revolution: as inovações no setor alimentício

Você com certeza já notou que as novas formas de entretenimento tem a rua como pano de fundo. A comida de rua tem ido além dos tradicionais carrinhos de cachorro-quente e pipoca: o surgimento dos food trucks, que surgiu nas grandes capitais, aos poucos foi expandido-se pelo país, oferecendo novas oportunidades para empreendedores que resolveram se aventurar no setor alimentício e abraçar as novidades da área.

O Brasil vive uma profunda transformação cultural no que diz respeito à gastronomia e entretenimento. Alavancada pela crise econômica, os novos hábitos de consumo do brasileiro refletem-se em sua forma de se divertir e se relacionar com o espaço urbano.

Dessa forma, estamos acompanhando um boom da “comida de rua”, que está repaginando a cidade. Seja no formato food truck ou em miniloja, a proposta para a chamada “urban food revolution” é a mesma: com um menu enxuto, o objetivo é oferecer pratos bem feitos por preços acessíveis.

Como começar seu próprio negócio no setor

Vamos começar pelos food trucks. O movimento, que ganhou força em 2014 aqui no Brasil, se reinventou com a necessidade de acompanhar as mudanças sociais e econômicas: pouco tempo para fazer um refeição, pessoas que procuram se alimentar próximo ao local de trabalho e a opção pelas comidas casuais e baratas.

Os charmosos veículos estilizados podem ser trailers, furgões, camionetes ou caminhões adaptados. Entretanto, cada modelo tem um custo específico para de adequar às diversas legislações. Adaptados para produzir e servir refeições nas ruas, os food trucks permitem que o empreendedor explore a gastronomia de maneira prática e inovadora, como podemos observar na diversidade de comidas presentes nos eventos especializados do setor. De comida mexicana à italiana, encontramos pratos bem feitos, saborosos e acessíveis.

Mas, para dar o primeiro passo e alcançar o sucesso, o empreendedor deve realizar pesquisas de mercado, concorrência, definir seu diferencial e elaborar um plano de negócios. Infelizmente os food trucks ainda enfrentam tenra burocracia por parte do governo, que exige concessão da prefeitura, vigilância sanitária e a constituição de empresa, dificultando a licitação para liberação do veículo em eventos públicos e particulares.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

O investimento, que pode chegar ao mesmo valor de uma franquia, varia de acordo com o tamanho do veículo e sua capacidade, bem como o tipo de comida que deseja comercializar e o equipamento necessário para o seu preparo.

Já com as minilojas não é muito diferente, exceto pela escolha estratégica para estabelecer o seu negócio. Muitos bares e restaurantes da “urban food revolution” localizam-se em ambientes geralmente constituídos por baladas e cujo público-alvo é, em sua maioria, jovens entre 18 e 30 anos.

Essas minilojas, como já sugere o nome, são espaços pequenos, com capacidade para menos de 20 pessoas (muitas vezes, a miniloja não disponibiliza mesas e cadeiras em seu interior) justamente para incentivar a ocupação do espaço urbano. Essa ideia é originária dos costumes europeus,  onde nas grandes cidades a comida é servida em cones ou em outras embalagens práticas para os consumidores comerem na rua.

Vale a pena correr o risco?

Urban Food Revolution: as inovações no setor alimentícioComo todo novo negócio, há muitos riscos nesse empreendimento. Nesse caso específico, a dificuldade ocorre por parte do governo, que não compreende o empreendedorismo, as mudanças na cultura, além do eterno debate sobre o uso do espaço público.

Com muita pesquisa de mercado e legislação, além da análise cultural da sua cidade, fica mais fácil definir qual o negócio mais financeiramente viável  e corresponde ao seu objetivo.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações