Uma pessoa, 8 inteligências: conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas

VHSYS

Cada pessoa possui uma habilidade ou algumas capacidades que parecem ser maiores do que outras. Você com certeza tem um amigo que é ótimo em matemática, por exemplo, mas um fiasco em português. Acredite: isso não só é normal como também tem uma explicação cientifica.

Há 30 anos, Howard Gardner escreveu a Teoria das Inteligências Múltiplas, explicando suas implicações em processos educacionais e no desenvolvimento pessoal. Segundo Gardner, cada indivíduo possui oito tipos de inteligênciaque, juntos, colaboram na formação da sua personalidade, influenciando nos pontos fortes e fracos de cada um. Assim, uma pessoa pode ter maior facilidade com algumas ações ou conteúdos do que com outros.

Através da Teoria, Gardner levanta o seguinte questionamento: será que o sistema educacional realmente atende às necessidades de cada criança ou acaba sendo falho, visto que é generalista enquanto cada um possui suas próprias facilidades e dificuldades?

O fato é que com o uso da teoria em escolas, a experiência do aprendizado com certeza seria muito mais rica e proveitosa, evidenciando as qualidades de cada estudando e ajudando-o da melhor forma a encarar novos desafios.

Veja os oito tipos de inteligência a seguir:

1. Inteligência Espacial

É a habilidade de compreender figuras e construções apenas com o olhar, sem precisar de formulas. É bastante desenvolvida em arquitetos, engenheiros…

2. Inteligência Corporal

É a capacidade de utilizar o próprio corpo para produzir algo ou até mesmo resolver problemas. Presente em atletas, dançarinos e atores, por exemplo.

3. Inteligência Musical

Está ligada à sensibilidade em relação a notas e timbres, e à habilidade de criar novas músicas e padrões musicais. Está, por exemplo, em cantores e compositores.

4. Inteligência Linguística

Elevada capacidade em aprender idiomas, em dominar palavras, escrever e falar com precisão. Presente em escritores, poetas, jornalistas..

5. Inteligência Lógico-matemática

Capacidade de utilizar fórmulas e criar raciocínios lógicos, interpretando símbolos. Bastante desenvolvida em matemáticos e cientistas, por exemplo.

6. Inteligência Interpessoal

Está ligada à facilidade que uma pessoa tem em lidar com outras. Religiosos, professores e líderes políticos têm essa inteligência bastante elevada.

7. Inteligência Intrapessoal

Relacionada à capacidade de resolver problemas e de conhecer e entender a si mesmo. Presente em psicoterapeutas e escritores, por exemplo.

8. Inteligência Naturalista

É bastante elevada em biólogos e geólogos, por exemplo – é a sensibilidade de analisar a natureza ao seu redor, classificar plantas, animais, etc.

Fonte: Universia Brasil

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações