Uma empresa de sucesso é aquela em que a equipe realizam um bom trabalho, entregando bons resultados. Mas, além disso, é aquela onde o ambiente é essencial para o bom trabalho. Com certeza você já ouviu falar em engajamento, considerado um dos pilares da boa gestão de pessoas, neste artigo vamos falar sobre como desenvolver estratégias para que o desempenho de seus colaboradores cresça a cada mês.
Crie times baseado em afinidades
Ao selecionar e contratar colaboradores pense e entenda como eles são importantes para o desempenho da equipe. Para isso, busque por profissionais com conhecimentos complementares. Depois, encaixe-os em duplas ou equipes com afinidades pessoais. Quando nos relacionamos bem com nossos companheiros a chance de desenvolvermos melhor nessas atividades cresce. Isso porque um dá suporte ao outro.
Confiança
Você escolheu um bom time, não é mesmo? Prove delegando funções e responsabilidades. Quando o colaborador recebe metas, objetivos e responsabilidades ele se sente valorizado, entende que seu gestor confia nele.
Em geral, esse é um estímulo poderoso para que o trabalhador se comprometa ainda mais com seu trabalho, isso porque há um vínculo afetivo entre ele e a empresa.
Diálogo
Um bom gestor sabe cobrar por bons resultados, mas sabe ainda mais como elogiar pelo bom trabalho entregue. Não se trata de elogios por elogios, é importante que a avaliação do desempenho seja feita com base em critérios bem claros e de conhecimento de ambos. Para isso, reuniões periódicas de feedback devem acontecer.
Esse é o momento em que o gestor mostra ao seu colaborador que tem acompanhado seu trabalho, está satisfeito e, acima de tudo, é acessível. Cobre, elogie e sempre ofereça ajuda, ou conselhos. Deixe seu colaborador saber que você está ali para ouvi-lo.
Invista
Cursos, palestras e, mesmo, grupos de estudos entre seus colaboradores pode ser uma maneira de investir em seu banco de talentos. Identifique os colaboradores que têm perfis de multiplicadores e aposte neles. Você pode usar os conhecimentos que eles obterão para modificar e melhorar os processos dentro de sua empresa. E ainda replicar esses conhecimentos para outros funcionários por meio de minicursos internos.
Montar uma boa equipe de trabalho é essencial para o crescimento de seu negócio. Isso porque será ela a responsável por disseminar a cultura do seu negócio, criando vínculos com seus clientes e, por que não, fornecedores.
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