Trabalhar em equipe: práticas para melhorar o desempenho

Jorge

Trabalhar em equipe: práticas para melhorar o desempenho

Uma empresa de sucesso é aquela em que a equipe realizam um bom trabalho, entregando bons resultados. Mas, além disso, é aquela onde o ambiente é essencial para o bom trabalho. Com certeza você já ouviu falar em engajamento, considerado um dos pilares da boa gestão de pessoas, neste artigo vamos falar sobre como desenvolver estratégias para que o desempenho de seus colaboradores cresça a cada mês.

Crie times baseado em afinidades

Ao selecionar e contratar colaboradores pense e entenda como eles são importantes para o desempenho da equipe. Para isso, busque por profissionais com conhecimentos complementares. Depois, encaixe-os em duplas ou equipes com afinidades pessoais. Quando nos relacionamos bem com nossos companheiros a chance de desenvolvermos melhor nessas atividades cresce. Isso porque um dá suporte ao outro.

Confiança

Você escolheu um bom time, não é mesmo? Prove delegando funções e responsabilidades. Quando o colaborador recebe metas, objetivos e responsabilidades ele se sente valorizado, entende que seu gestor confia nele.

Em geral, esse é um estímulo poderoso para que o trabalhador se comprometa ainda mais com seu trabalho, isso porque há um vínculo afetivo entre ele e a empresa.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Diálogo

Um bom gestor sabe cobrar por bons resultados, mas sabe ainda mais como elogiar pelo bom trabalho entregue. Não se trata de elogios por elogios, é importante que a avaliação do desempenho seja feita com base em critérios bem claros e de conhecimento de ambos. Para isso, reuniões periódicas de feedback devem acontecer.

Esse é o momento em que o gestor mostra ao seu colaborador que tem acompanhado seu trabalho, está satisfeito e, acima de tudo, é acessível. Cobre, elogie e sempre ofereça ajuda, ou conselhos. Deixe seu colaborador saber que você está ali para ouvi-lo.

Invista

Cursos, palestras e, mesmo, grupos de estudos entre seus colaboradores pode ser uma maneira de investir em seu banco de talentos. Identifique os colaboradores que têm perfis de multiplicadores e aposte neles. Você pode usar os conhecimentos que eles obterão para modificar e melhorar os processos dentro de sua empresa. E ainda replicar esses conhecimentos para outros funcionários por meio de minicursos internos.

Montar uma boa equipe de trabalho é essencial para o crescimento de seu negócio. Isso porque será ela a responsável por disseminar a cultura do seu negócio, criando vínculos com seus clientes e, por que não, fornecedores.

Este artigo ajudou? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações