Técnicas de marketing profissional para autônomos

Consultor VHSYS

Técnicas de marketing profissional para autônomos

Ser um profissional autônomo traz uma série de benefícios, como a independência em relação a determinar as condições de trabalho e os valores recebidos. Abrangendo um grande número de diferentes perfis e profissões, o elo que conecta esses profissionais é o fato de que, em geral, o produto oferecido é a sua mão de obra. É o caso de dentistas e pedreiros, por exemplo. Então como trabalhar por conta e empregar técnicas de marketing profissional para vender seus serviços? É essa pergunta que o artigo pretende responder.

Marketing o que é?

Mais do que simplesmente a publicidade, o Marketing envolve todo o processo de venda: desde a concepção do serviço, à estratégia de comunicação adotada, passando pela precificação e táticas de venda. Em resumo, o marketing é um conjunto de ações que visa agregar valor ao seu serviço, por meio da satisfação do cliente. Culminando em sua fidelização.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Para empregar de modo eficiente as ferramentas de marketing é preciso elaborar um plano para seus serviços, por exemplo:

Entenda o público (e o mercado)

Antes de tudo é preciso coletar e avaliar informações a cerca de seu público-alvo. Descubra qual o perfil de seu futuro cliente. Para que fim ela busca esse tipo de serviço? O que ela espera alcançar? Qual faixa de preços é acessível? Como anda a concorrência? Qual nicho seria melhor abordado dentro de suas condições?

Com base nesses dados é que seu projeto, seu plano de ação deve ser desenhado.

Organizando seu serviço

Um serviço popular ou categoria premium? Essas são considerações importantes, porque elas derivam de qual público você deve alcançar. E também indicam quais os valores a serem cobrados por seu serviço. Recentemente temos vistos várias empresas e iniciativas utilizando a ideia de “gourmet”. Se de fato a proposta for “gourmet” o público se tornará cativo, mas se for apenas no discurso as chances de se tornar um equívoco de posicionamento são grandes. É preciso deixar o cliente feliz!

Olho na comunicação!

Escolher bem as estratégias de comunicação podem fazer a diferença entre seu negócio dar certo ou não. Nessa empreitada alguns pontos são cruciais:

Um bom website: em muitos casos, ele será o primeiro contato de sua empresa com seu cliente. Então, capriche.

Redes Sociais: mais importante do que estar em todas as redes é uma presença de qualidade. Por isso, invista nas redes sociais em que seu público está. Além disso, estimule os comentários e as trocas entre os usuários.

Como sua empresa tem lidado com essas questões? Comente e compartilhe sua experiência.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações