Conecte-se ao empreendedorismo

Sistema para varejo: saiba como implementar

Tempo de Leitura: 2 minutos

Um empresário do varejo está cotidianamente enfrentando os desafios de um mercado voraz. Entre as atitudes e práticas que podem fazer com que sua empresa se destaque, a adoção de um sistema de gestão comercial pode se tornar um diferencial. São muitas as vantagens de um sistema para varejo, entre elas destaque para maior integração entre as áreas de atendimento, produção e gestão.

Os indicadores são importantes para um sistema de gestão para o varejo, confira a seguir:

Markup

Trata-se de um índice baseado na definição do preço de venda de um produto. É gerado partindo do custo de produção e distribuição, somados às projeções das despesas fixas de uma empresa, das despesas variáveis e ainda da margem de lucro. Sua importância reside em funcionar como um regulador, que assegura que o valor do produto cubra as despesas envolvidas em seu entorno.

Markdown

É muito importante para indicar qual o valor de um produto, em uma estratégia temporária de vendas, as promoções, por exemplo. Esse índice mostrará qual o desconto seguro a se oferecer para estimular a venda do produto.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Margem de contribuição

Trata-se de uma margem bruta que reflete o ganho bruto sobre as vendas. Desse modo, é possível entender como o valor de cada produto é capaz de sustentar as despesas geradas por ele, e ainda gerar lucro. Esse índice ajuda o empreendedor adequar os preços à realidade.

ROI

Por ROI se entende o retorno dos investimento. Falamos aqui de uma métrica utilizada para monitorar os resultados no varejo. É encontrado a partir da divisão do lucro das vendas, pelo total gasto em uma campanha de divulgação, por exemplo. De modo bem simples ele ajuda a perceber que estratégias têm surtido o efeito desejado. Bem como quais precisam ser abandonadas, ou pelo menos repensadas.

Como usar os indicadores?

Os indicadores apresentados aqui são apenas alguns, os mais ligados ao varejo. No entanto, existem muitos outros que podem ser ideais para sua empresa. Desse modo, nossa última dica é buscar entender cada um desses conceitos, para poder extrair a melhor aplicação para a gestão comercial dos seus negócios.

Este artigo te ajudou? Comete e deixe sua sugestão de tema.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso