Sistema CRM para pequenas empresas: vantagens e como escolher

Gabrielly Balão

Escolher um sistema CRM para pequenas empresas pode ser uma decisão difícil. É muito fácil se deparar com diversas opções – muitas delas robustas demais para negócios menores. Por isso, é importante ficar atento para saber qual programa será o ideal para a sua empresa.

Se fazer a gestão de um negócio já é algo complicado, imagina ter o controle de todos os seus clientes.

Você já esteve nessa situação?

Você ou seu colaborador entram em contato com um possível cliente. Então, conversam sobre o produto que está vendendo, mostram todos seus benefícios e o preço.

Em um primeiro momento, o cliente não compra o produto, apesar de ter se interessado. Ele pede para que entre em contato no futuro, daqui a dois meses. Então, você anota a data na sua agenda com o nome do cliente.

Porém, quando chega a hora de retornar, você olha aquele contato, mas não lembra como realmente foi a conversa ou como era o caso daquele prospecto.

Esta é uma situação que pode fazer você perder um cliente em potencial, pois você não se lembra do que tinha sido combinado.

Para evitar essa e outras situações que podem prejudicar suas vendas e sua retenção de clientes, a melhor opção é utilizar um sistema CRM.

Se você está com dúvidas sobre como escolher o CRM ideal para o seu negócio e quais as suas vantagens, continue lendo o nosso artigo!

O que é CRM?

CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management. Basicamente, é a gestão do relacionamento com clientes.

Com o programa, é possível gerenciar o relacionamento entre empresas e clientes. É um ótimo aliado aos softwares de gestão quando integrados, pois todos os cadastros já estarão contabilizados no sistema, facilitando para emitir notas fiscais, integrar a um funil de vendas e aprimorar a comunicação com os consumidores, utilizando ferramentas como o e-mail marketing.

De modo geral, podemos entender o CRM como um conjunto de estratégias de negócios voltadas a entender e antecipar necessidades dos clientes de uma empresa. E para que isso aconteça de forma eficiente, são empregados softwares que reúnem as tarefas e os processos.

Mas, como funciona esse processo em conjunto com um sistema?

O processo mapeia seus hábitos e preferências de consumo, indicando necessidades e expectativas. Com base nesses dados, as empresas podem realizar ações que otimizem a fidelização dos clientes atuais e futuros.

A chave do relacionamento bem construído é a interação de forma personalizada. Além disso, o atendimento fica muito mais eficiente, já que todos os departamentos e colaboradores da empresa podem ter acesso às informações do cliente.

Com um clique, é possível saber qual a cidade, quais as suas principais dúvidas, reclamações anteriores, sugestões, compras realizadas, dentre outras.

Com esses dados pode-se traçar um perfil do cliente individual, bem como qual o público-alvo do negócio.

Será que a minha empresa precisa de um sistema CRM?

Quando um empreendedor se faz essa pergunta, na maioria das vezes, a resposta é sim. Porém, grande parte não consegue encontrar quais são as suas vantagens e porque somente uma planilha no excel não o ajudará no processo de vendas.

As planilhas também são uma forma de ter controle sobre os prospectos, você pode utilizá-la. Mas aí estamos falando no controle manual de poucos clientes. Uma gestão em que todos os processos terão que ser feitos manualmente.sistema crm para pequenas empresas

E se forem 50 clientes? A situação fica mais complicada. Já pensou ter que preencher todos os dias planilhas diferentes? É muito fácil se confundir ou perder informações. Com um software CRM, você evita esses problemas e agiliza os processos.

No caso de pequenas empresas, é preciso pensar na sua futura expansão, para que, quando chegar esse momento, todas as informações estejam alinhadas e organizadas em um programa que facilite os processos.

Vantagens do CRM

Você tem dúvidas se um sistema CRM é a melhor opção para o seu negócio?

Muitos empreendedores ainda acreditam que programas de gestão servem somente para grande empresas, porém, não é bem assim.

Quem possui um pequeno negócio precisa e muito de ferramentas que aumentam a sua produtividade e economizam seu tempo com as tarefas. Confira as principais vantagens da ferramenta de CRM para pequenas empresas:

Relacionamento com os clientes

Ao utilizar um sistema CRM, você tem muito mais controle sobre o histórico de conversas ou negociações com os clientes. Dessa forma, você e sua equipe se sentirão muito mais confiantes e propensos a oferecerem um relacionamento de qualidade para seus consumidores. Além disso, seus clientes se sentirão muito mais valorizados e pensarão que a sua opinião realmente importa para a empresa, assim como suas críticas.

O relacionamento pode ser uma peça fundamental no momento da decisão de compra, é importante focar em sua fidelização para também evitar cancelamentos inesperados.

Controle de prospectos

Você controla todos os prospectos da sua empresa. Dessa forma, é possível saber o histórico de cada um, como abordá-los e quando.

Aumento de vendas

Com todos os dados em mãos, a possibilidade de suas vendas aumentarem é muito alta. Com um sistema de gestão que integre seu CRM com um funil de vendas, você ainda acompanha todas as movimentações dos clientes, em qual etapa da jornada do consumidor estão e a probabilidade de fechar mais negócios.

Conhecer o comportamento dos clientes

Com todas as informações de determinado cliente anotadas no seu CRM de vendas, quando sua empresa expandir e você não precisar estar a frente deste trabalho, seu time de vendas estará ciente de todas as negociações. É uma função que também facilita o trabalho de quem fIzer parte da sua empresa no futuro.

CRM para pequenas empresas: como escolher?

Como já dito antes, às vezes, os pequenos empreendedores não conseguem ver a necessidade de adquirir um software CRM. Mas quando percebem essa necessidade, acabam ficam confusos com a quantidade de opções disponíveis no mercado, nem sempre ideais para pequenas empresas.

Para que você acerte na escolha, separei algumas dicas essenciais na hora de procurar por um CRM. Vamos lá!

Escolha um sistema CRM integrado a um sistema de gestão

Dessa forma, você otimiza seus processos e a estratégia de negócio de forma centralizada. Além do foco no cliente, quando o CRM de vendas é integrado a um sistema de gestão, você pode utilizar muito mais funcionalidades, como de controle financeiro, de vendas e emitir nota fiscal.

Procure por um CRM que permita modificações conforme sua necessidade

Quando um CRM consegue se ajustar às suas necessidades, fica muito mais fácil de se adaptar e utilizar da forma mais conveniente.

Saiba se a empresa oferece um bom suporte

Além de oferecer uma boa ferramenta, é preciso prestar atenção nos detalhes. Um deles é a qualidade do suporte da empresa que contratar. Procure por um CRM de vendas que tenha um canal aberto de comunicação com seus clientes. Assim, caso algum imprevisto ocorra, a equipe está preparada para resolver seus problemas da forma mais eficiente possível.

Prefira um sistema fácil de usar

Para as pequenas empresas, às vezes, um software CRM completo demais pode confundir e levar à desistência de utilizá-lo. Por isso, procure um que esteja de acordo com as suas necessidades e não perca tempo.

Confira se ele oferece outras funcionalidades além do CRM

É importante ter as informações do seu negócio organizadas. Se a sua gestão estiver em um programa e o seu CRM for outro, você levará muito mais tempo para realizar o cadastro de clientes e acompanhar de perto suas vendas, certo?

Prefira um programa que ofereça mais complementos para que ele se torne perfeito para o seu negócio.

Conclusão

Um sistema CRM para pequenas empresas pode facilitar e muito os processos, além de economizar tempo para que você invista nas outras atividades do seu negócio. Com o nosso artigo, você pode entender um pouco mais sobre o que é um CRM de vendas, quais são as vantagens e como escolher o melhor para sua empresa.

Preparado para escolher o programa certo para o seu negócio? Deixe um comentário! 🙂

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Gabrielly Balão
Sobre o autor
Gabrielly Balão
Content Analyst no VHSYS. Formada em Relações Públicas e em busca de conhecimentos que agreguem e ajudem novos empresários.

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