Seu produto é bom. Seu cliente sabe disso?

Sua empresa tem vários diferenciais. É mais completa e até o valor do seu produto é mais competitivo do que os seus maiores concorrentes. Mesmo assim seu negócio não consegue crescer e parece que está um passo atrás dos demais competidores. Por que isso acontece? Uma razão simples que pode passar despercebida é a percepção […]

Sua empresa tem vários diferenciais. É mais completa e até o valor do seu produto é mais competitivo do que os seus maiores concorrentes. Mesmo assim seu negócio não consegue crescer e parece que está um passo atrás dos demais competidores. Por que isso acontece?


Uma razão simples que pode passar despercebida é a percepção do seu cliente com relação a sua marca. Seu cliente sabe das boas práticas da sua empresa? Sabe que o seu produto tem melhor qualidade e custa mais barato que o do seu concorrente?

Existe uma grande diferença entre você “achar” que o seu consumidor sabe exatamente as características do seu produto e ele efetivamente ter esse conhecimento. Muitas vezes a falta de estratégia e desprezo por esse fundamento transformam uma característica positiva de sua empresa em um problema.

Resolver essa situação exige planejamento. Não existe fórmula mágica para que um negócio cresça com qualidade, de forma sustentável. Mas existem formas de enfrentar as adversidades e prever diversas situações, enfrentando crises com o menor dano possível.

Dê ao seu consumidor o que ele quer e também o que ele pode querer

A primeira ação efetiva é conhecer seu público e identificar seus hábitos. Pense em uma padaria. O pãozinho é o carro chefe e é o chamariz para os demais produtos.  Ele sozinho não conseguirá sustentar o negócio por completo. Mas se o cliente vai uma vez e quer comprar manteiga e ela está em falta, retorna em outra oportunidade e não encontra queijo, dá uma terceira chance e não encontra café. Qual a probabilidade dele voltar para comprar somente o pão?

Crie necessidades: ofereça ao seu cliente o que ele nem sabe que quer

Pegando como mesmo exemplo uma padaria. Sua empresa está com uma super promoção em chocolates. Seja por uma necessidade momentânea como um prazo de validade próximo a expirar ou uma negociação comercial excelente. Somente deixar o produto exposto pode não ser o suficiente para captar a atenção do consumidor. Por que não instruir o responsável pelo caixa a oferecer esta promoção? A pior resposta possível será um “não, obrigado”. No melhor cenário, você agregou valor aquele pãozinho e conseguiu aumentar o ticket daquela venda.

Apresente o diferencial sem desqualificar seu concorrente

Apresente as qualidades do produto em detrimento das falhas ou lacunas de seus concorrentes, mas sempre de forma sutil. Aqui vale um exemplo de loja de móveis. Você sabe os defeitos e qualidades dos produtos oferecidos por você e pelos demais concorrentes. Mas sua condição é melhor, em mais vezes, além de contar com um suporte mais ágil e facilidades, como entrega grátis. Destaque estes pontos no momento da venda e também no ambiente. Diversas empresas vendem exatamente os mesmos produtos e com os mesmos preços. O que vai fazer diferença para o consumidor é a sua experiência no local.


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2 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho uma loja física e começados a vender on-line hospedado no uolhost, mas precisamos encontrar um sistema que possa ser sincronizado um no outro. Quer dizer, a medida que sai ou entre um produto na loja física ou on-line os sistemas estejam coordenados no estoque automaticamente.
    Obrigada
    Ana Claudia

    • Bom Dia, Ana Claudia!

      Obrigado por entrar em contato conosco. No VHSYS dispomos de uma completa loja virtual, que é totalmente integrada ao nosso Sistema. Isso significa que você não precisa de vários programas, pagando várias mensalidades. Você gerencia o estoque e as vendas em um só lugar, legal né?

      Nossa equipe de vendas vai entrar em contato com você para te fornecer maiores detalhes.
      Obrigado,

      Att, VHSYS

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