Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Nota Fiscal Eletrônica

Sefaz-MA disponibiliza emissor gratuito para contribuintes de todo o país

Sefaz-MA disponibiliza emissor gratuito para contribuintes de todo o país

Você, empresário, com certeza vem acompanhando as inúmeras de mudanças envolvendo os emissores gratuitos de notas fiscais disponibilizados pelas Secretarias da Fazenda de cada estado, certo?

Muitos ficaram surpresos com a decisão de encerrar o aplicativo, essencial para MEI, micro e pequenas empresas. No entanto, a Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão resolveu fazer o contrário e decidiu pela continuidade do emissor gratuito.

Entenda melhor sobre as alterações do emissor em nosso artigo.

Fim do emissor gratuito?

Após anunciar o fim do emissor gratuito de NF-e, o Corpo Técnico de Tecnologia da Informação (COTEC) da Secretaria de Fazenda do Maranhão voltou a atrás e resolveu dar continuidade ao emissor para contribuintes de todo o país que, desde o dia 01 está na ativa para contribuintes de todo o país. O emissor foi desenvolvido e atualizado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo.

A iniciativa ocorreu mediante às solicitações de milhares de empresas que acabaram ficando com poucas alternativas de emissores gratuitos de NF-e. Além de continuado, a versão 3.10.86 será constantemente atualizado com as notas técnicas emitidas pelo ENCAT.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Versão de teste e execução do aplicativo

Apesar de dar continuidade ao emissor gratuito, o aplicativo ainda encontra-se em fase de testes. Disponível para download no site da Sefaz-MA, os usuários devem instalar o aplicativo em seus computadores e fazer os testes de validação dos inúmeros comandos e menus do programa atualizado pelo Estado do Maranhão. Somente após a validação que os usuários poderão opinar sobre a funcionalidade do sistema.

A Sefaz-MA ainda informa que as notas fiscais emitidas nesta versão de testes não têm validade jurídica e não substituem as Notas Fiscais em papel modelo 1 e 1A. Ademais, a secretaria disponibilizou um manual que orienta os contribuintes a adicionarem o emissor na lista de exceções de sites além de outras orientações necessárias para a execução eficiente do aplicativo no computador.

As movimentações do emissor gratuito

A Sefaz-SP, desenvolvedora do emissor gratuito, iniciou o processo de cessação de uso dos seus programas desenvolvidos até 31 de dezembro de 2016. O motivo seria de que as empresas não estariam mais utilizando o emissor gratuito. De acordo com uma pesquisa feita pelo próprio Fisco, constatou-se que a maioria dos contribuintes não utilizam o emissor gratuito, mas, sim, sistemas de gestão.

Apesar da justificativa, a medida afetaria pequenos empresários que emitem poucas notas ao mês. Pensando nisso, o Sebrae firmou parceria com a Secretaria da Fazenda de São Paulo para voltar a fornecer, a partir de julho deste ano, os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Emissor em um sistema de gestão

Para um negócio funcionar, é importante realizar investimentos que valham a pena à longo prazo. Usar um sistema de gestão, por exemplo, é uma alternativa para quem vive na corda bamba do emissor gratuito. A VHSYS é um sistema totalmente online que integra todos os setores da sua empresa e contém recursos para uma gestão de qualidade e que corresponde às necessidades dos pequenos e microempreendedores.

Além disso, a emissão de nota fiscal eletrônica pelo sistema VHSYS é simples, econômica e eficiente. O sistema também conta com diversos módulos para uma gestão empresarial completa.

Conclusão

Hoje você conta com diversas opções de emissores notas fiscais. Experimente cada uma delas e opte por aquela que se enquadra melhor na situação da sua empresa.

Gostou desse artigo? Então compartilhe suas considerações conosco!

Anna
Sobre o autor
Anna
Assistente de Marketing na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais