Saiba como a migração de ERP para nuvem pode beneficiar sua empresa

João Jovanaci
A busca por segurança e mobilidade tem sido cada vez mais comum no setor de TI de muitas empresas. Os sistemas de gestão empresarial, também conhecidos como ERP não fogem a regra.
 
Uma pesquisa realizada pela Consultora de Tecnologia Garner apontou que até o ano de 2020 serão gastos mais de US$ 1 trilhão com TI em mudanças para a nuvem.
 
Por isso, na publicação de hoje nós vamos identificar as principais vantagens da migração de ERP para nuvem.

Por que migrar um ERP para nuvem?

Ao decidir adotar um sistema ERP na nuvem que opera de forma 100% online você automaticamente descarta a necessidade de instalação de programas, custos com atualizações e manutenção.
 
Além disso, sua equipe será beneficiada com flexibilidade, escalabilidade e agilidade em todos os processos.
 
Mas as vantagens não param por aí, por isso, listamos abaixo benefícios para sua empresa utilizar software de gestão empresarial online.

Como a migração de ERP para nuvem vai beneficiar a gestão da sua empresa?

• Menor Custo

 
Uma das principais vantagens na utilização de um sistema ERP online está na redução de custos. Como todo o sistema estará hospedado em nuvem, eventuais investimentos em infraestrutura, servidores e espaços físicos serão descartados.
 
Além disso, como dito mais acima, todo tipo de manutenção, correção ou atualização será feito de forma remota pela equipe desenvolvedora do sistema de gestão online. Não será preciso se preocupar com custos de manutenção etc.
 

• Facilidade de acesso

 
Com um software para empresas online será possível acessar seu painel e analisar os dados em tempo real, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.
 
O acesso online permite que usuários possam realizar todas as tarefas que a ferramente oferece de forma rápida e fácil, garantindo maior agilidade para a empresa e funcionários.
 

• Maior segurança

 
Além da praticidade, a segurança é outro fator super importante que usuários buscam na hora de fazer a migração de ERP para nuvem.
 
Softwares na nuvem também proporcionam maior proteção aos dados dos usuários, uma vez que os desenvolvedores hospedam o sistema em plataformas com rigorosos protocolos e padrões de segurança.
 

• Mais liberdade de personalização

 
Ao realizar a migração de ERP para nuvem sua empresa também ganha em flexibilidade e personalização de recursos.
 
Atualmente, sistemas de gestão completos oferecem a possibilidade de adaptação para atender as necessidades das empresas. Ou seja, você poderá implementar funcionalidades de acordo carência de determinado serviço ou setor da empresa.
 

• Otimizando o tempo de TI

 
Quanto menos o TI precisa se preocupar com seu sistema de gestão, mais tempo ele terá para trabalhar em outras soluções para a empresa.
 
Com isso, ao optar pela migração de ERP para nuvem, você terá a disposição mais um setor disposto a colaborar para o crescimento da empresa de forma ativa, liberando o TI do fardo de apenas resolver problemas.

Escolhendo o melhor ERP

Ao migrar seu sistema ERP para uma plataforma online é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença para sua empresa.
 

1) Quais as funcionalidades o ERP oferece?

 
Faça um levantamento das principais necessidades da sua empresa no momento atual. Esse levantamento será essencial na hora de escolher um sistema de gestão online.
 
Toda empresa possui requisitos básicos, como emissão de boletos e notas fiscais, por exemplo. Entretanto, cada sistema tem suas particularidades e cabe a você escolher o que melhor se adapta a situação da sua empresa.
 

2) O sistema oferece diferenciais competitivos?

 
Sistemas mais completos conseguem oferecer possibilidades de personalização. São aplicativos e extensões que podem ser incorporadas ao seu sistema online.
 
Essas aplicações podem significar um diferencial competitivo para sua empresa diante dos concorrentes.
 

3) O suporte oferecido pelo fornecedor atende suas necessidades?

 
É importante identificar se o suporte prestado pela empresa pode ser útil em momentos de necessidade.
 

4) O investimento está de acordo com o oferecido?

 
A gente sabe que toda implementação ou migração de ERP tem um custo. Porém, antes de decidir com base no preço, é preciso avaliar cuidadosamente os itens que citamos acima.
 
O sistema de gestão online atende suas demandas? Oferece funcionalidades e aplicações? Tem bom suporte técnico e garante segurança? Se a resposta for sim, o preço sem dúvida ficará em segundo plano, devido as vantagens oferecidas.
 
O sistema de gestão empresarial VHSYS oferece todos os benefícios acima listados, incluindo diversos aplicativos e integrações. Conheça nossos planos! 

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

João Jovanaci
Sobre o autor
João Jovanaci
Analista de Marketing de Conteúdo na VHSYS, formado em Publicidade, Propaganda e Marketing.