Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Mundo Jurídico

Saiba como abrir CNPJ pela internet

Saiba como abrir CNPJ pela internet

Nós sabemos como a burocracia reina em nosso país. No entanto, muitas atividades já contam com sistema automatizado, facilitando a realização de diversos serviços, como a abertura de CNPJ pela internet.

Sim, isso é possível e você saberá como em nosso artigo. Vamos lá?

O que é CNPJ?

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, CNPJ, é o número que identifica uma pessoa jurídica e empresas. Ou seja, ele é o “CPF” que identifica e comprova a existência de uma empresa.

Importante lembrar que todas as empresas, tanto públicas quanto privadas, devem, obrigatoriamente, possuir CNPJ.

Qual a importância do CNPJ?

Como falamos acima, o CNPJ identifica uma empresa, certo? Mas não apenas isso: ele identifica a empresa junto à Receita Federal, possibilitando que a empresa possa fazer contratos, emitir notas fiscais e abrir processos, garantindo a sua legalidade fiscal e jurídica.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Quais informações são registradas com o CNPJ?

O CNPJ guarda todos os dados da empresa, como:

  • Número da inscrição;
  • Se é Matriz ou Filial;
  • Data de abertura;
  • Nome da empresa;
  • Nome fantasia, se houver;
  • Código e descrição da atividade econômica principal;
  • Código e descrição das atividades econômicas secundárias;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Situação cadastral;

Como abrir CNPJ pela internet

A abertura do CNPJ pela internet é um processo bem simples e que pode ser feito por um aplicativo disponibilizado pela Receita Federal, chamado Receitanet, que pode ser baixado em qualquer computador através do site oficial da Receita.

Através do aplicativo é possível solicitar cadastramento do CNPJ, além de obter um programa que promove a geração de documentos em seu computador.

Como fazer a solicitação

Preencha o cadastro informando todos os dados pessoais dos sócios da empresa e salve todas as informações através da opção “gravar” para entrega à Receita Federal brasileira. Repasse as informações que foram mencionadas para a Receita Federal pelo menu “documentos” e depois acessando a opção “transmitir via internet”.

Cuidados ao tirar o CNPJ

Apesar de rápido, peça ajuda a um profissional para auxiliá-lo na abertura do CNPJ, afinal, você precisa definir em qual formato de empresa o seu negócio se encaixa, o melhor regime tributário para o seu caso, além de ter os documentos corretos para a abertura.

Ferramentas de gestão

No Sistema Online de Gestão VHSYS você encontra diversos módulos para auxiliar sua empresa a ter uma gestão eficiente. Você pode controlar estoque, cadastrar clientes e fornecedores, emitir notas fiscais, salvar orçamentos, entre outras funções essenciais para sua empresa se destacar no mundo empresarial. Além disso, a VHSYS possui integração com o Mercado Livre, para você lucrar ainda mais! Experimente grátis!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais