Resultado financeiro x resultado econômico: qual a diferença?

Jorge

No universo da gestão empresarial há termos que são similares, mas indicam conceitos diferentes. Os termos “resultado econômico” e “resultado financeiro”, por exemplo, não são sinônimos. E para que não sobrem dúvidas, preparamos este artigo. Confira!

As palavras economia e finanças guardam um parentesco em sua rede de significações, podendo mesmo ser utilizadas como sinônimos na linguagem comum. No entanto, preste atenção, porque quando se trata de termos específicos da gestão empresarial, elas denominam situações diferentes. Regime é outra palavra que não necessariamente corresponde ao que o dicionário fala dela.  Vejamos:

Regime de Competência e Regime de Caixa: o que é?

Nos regimes de competência são os controles contábeis que registram as transações, na mesma hora em que elas acontecem. Por exemplo, sua empresa adquiriu um equipamento em março, logo, esta operação será registrada como constando nesse mês.

Já no regime de caixa as operações serão marcadas quando o dinheiro for transferido. Ou seja, é a movimentação do dinheiro que importa, não a aquisição do bem. Comprou em março, mas combinou o pagamento para abril? É em abril que a transação será registrada.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Isso nos leva à questão inicial: resultado econômico x resultado financeiro

Para chegarmos ao resultado financeiro utilizaremos o regime de caixa. O documento que traz essas movimentações e o resultado financeiro é a demonstração de fluxo de caixa.

Já o resultado econômico é obtido por meio do regime de competência. Nele, o valor integral das transações serão anotados, mesmo que seu “débito” ocorra parcelado. Essas movimentações são apresentadas no documento “Demonstração de Resultado de Exercício”.

Qual é o melhor?

Como são duas maneiras diferentes de entender como anda a sua empresa, o resultado econômico indica que você possui muitos ativos, um bom estoque, por exemplo. Já o resultado financeiro indica que as vendas estão sendo feitas. Para gerar equilíbrio no fluxo de dinheiro, e bom índices no resultado econômico, bem como no resultado financeiro, é importante escolher o regime mais adequado à sua realidade.

A linguagem e os conceitos de campos muito específicos, como é o caso da gestão empresarial, acabam se tornando uma importante ferramenta para o sucesso. No nosso blog sempre preparamos artigos que pretendem ajudá-lo a transitar melhor pelo meio empresarial. Gostaria de sugerir algum tema? Comente! E compartilhe este post com seus colaboradores.

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.