Responsabilidade Social: o que é?

Jorge

Responsabilidade Social: o que é?

Você sabe o que é responsabilidade social e o que ela implica para sua empresa? Neste artigo vamos entender o que é responsabilidade e como ela está atrelada a gestão do seu negócio. Confira.

Por responsabilidade social se entende o compromisso estabelecido entre a empresa e seu entorno. São ações desenvolvidas que tem como objetivo transformar o mundo, contribuindo para uma sociedade melhor, de modo geral. Essas iniciativas desenvolvidas pelas empresa culminam também na criação de vínculos especiais com seus consumidores.

O conceito de responsabilidade social corporativa é amplo e está imbricado em todos os processos de sua empresa. Significa, por exemplo, cuidado na hora de escolher e adquirir a matéria-prima, bem como verificar qual o procedimento menos agressivo de transformá-la. E ainda, como descartar o lixo proveniente de suas atividades.

Outro fator atrelado à responsabilidade social diz questão sobre a relação de sua empresa, seus funcionários e a comunidade, em geral. Por isso, é possível buscar desenvolver ações dentro de áreas como: educação, saúde, cultura, meio ambiente, moradia e sustentabilidade. Existe ainda a possibilidade de criar programas de fomento à outras ações em sua região ou conceder bolsas de estudo, por exemplo. Promover palestras e cursos oferecidos por seus colaboradores também é uma maneira de contribuir com a responsabilidade de sua empresa.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

O que responsabilidade social tem a ver com gestão empresarial?

Como mostramos acima, a responsabilidade social consiste em criar processos mais sustentáveis, menos agressivo à natureza e aos seres humanos, dessa forma, ele está atrelado à criação de espaços de troca entre sua empresa e a comunidade na qual ela está inserida.

A gestão empresarial desse modo precisa ser responsável socialmente, ou melhor, a responsabilidade social é um modelo de gestão empresarial, que está baseado nos princípios e valores éticos e visa estabelecer relações de reciprocidade com todas as partes envolvidas nos negócios: sócios, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente.

Mais um vez destacamos a importância de seguir buscando, dentro e fora de sua empresa, por oportunidades de aprimoramento. Com base nas rotinas e necessidades específicas de seu negócio. Um exemplo simples, mas didático: sua empresa utiliza um grande volume de papel para armazenar as informações? Então, por que não substituir por um sistema online de armazenamento?! A natureza agradece.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Dúvidas? Escreva-nos!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações