Rejeição (999): Serviço desativado, usar o evento de cancelamento

VHSYS

É sabido que a partir de 1º de abril de 2013, o cancelamento da NF-e será aceito somente via “evento”. Com este processo, a Sefaz vai desativar o webservice de cancelamento atual (NFeCancelamento), assim o processo de cancelamento será realizado pelo webservice de RecepçãoEvento, conforme medida estipulada na Nota Técnica 2011.006.

Ao se deparar com a Rejeição (999): “Serviço desativado, usar o evento de cancelamento”, significa que o processo de cancelamento está sendo gerado para o webservice de NfeCancelamento, que será desativado após 1º de abril de 2013.

Para que não ocorra esta rejeição, é necessário que o cancelamento seja  realizado pelo webservice RececaoEvento, com os devidos parâmetros.

Mais sobre o assunto: Como realizar cancelamento por evento da NF-e

Exemplo:

Será muito comum para os contribuintes que não estiverem acompanhando as Notas Técnicas da Sefaz, se depararem com esta rejeição a partir do dia 1º. Um exemplo ocorrerá quando, a partir desta data, surgir a necessidade do cancelamento de uma NF-e e o emitente, sem atualizar sua aplicação, realizar o cancelamento pelo antigo método, ocorrendo assim a rejeição 999.

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.