Regime de caixa x regime de competência: entenda as diferenças

Jorge

Regime de caixa x regime de competência: entenda as diferenças

Entender as diferenças entre o regime de competência e o regime de caixa é muito importante para que o gestor consiga um diagnóstico preciso da situação de sua empresa. Manejá-los de modo conjunto possibilita tomada de decisões adequadas. Neste artigo vamos falar sobre as principais características, vantagens e desafios de cada um dos métodos.

Nossa primeira diferença é se dar  conta de que o regime de competência está relacionado às questões contábeis; E, por sua vez, o regime de caixa conecta-se às questões financeiras. Vamos entendê-los melhor?

Regime de caixa

Quando falamos de regime de caixa nos referimos às análises das movimentações financeiras baseadas nas transações efetivadas. Trata-se das entradas e saídas de dinheiro que ocorram no período avaliado.

Por exemplo, um cliente fez uma compra a prazo. Pagaria à sua empresa R$ 9.000,00, divididos em três meses. Porém, por motivos pessoais quitou a dívida em uma única parcela, antes do fim do prazo, do último mês. Desse  modo, seu fluxo de caixa pode ser imaginado da seguinte maneira:

Regime de caixa

Agora vamos falar de um ponto que precisa de atenção no regime de caixa. Ao verificar o caixa em fevereiro, sem se ater aos outros meses, o gestor pode ter a noção de que está com muito dinheiro em caixa. Isso pode levá-lo a realizar investimentos desnecessários. Comprometendo suas contas no mês seguinte.Com base nas informações de seu fluxo de caixa é possível ver o dinheiro que sua empresa realmente tem em caixa. Essa é uma vantagem, pois assim, fica mais fácil fazer a gestão da liquidez de seu negócio. Para isso também é importante realizar o cálculo do capital de giro, falamos sobre isso nesse artigo.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Regime de competência

Já por meio do regime de competência, a análise é feita de acordo com o período em que as entradas e saídas de dinheiros deveriam ter acontecido. Independente de quando o foram. Voltando ao nosso exemplo, segundo o qual seu cliente pagou antes do previsto.

Se demonstrativo de resultado de exercício pode ser imaginado da seguinte forma:

Regime de competência
Para a gestão de sua empresa é necessário adotar os dois regimes, que não são excludentes, antes complementares. Adotar um software de gestão é a melhor alternativa para ter uma visão ampla de seus resultados.Adotar o regime de competência torna possível ver a estrutura financeira da empresa e verificar se as decisões têm sido acertadas.  O desafio que esse regime pode gerar tem a ver com o fato de que por atraso de pagamento, por exemplo, o empresário pense que está com pouco caixa e acabe contraindo dívidas desnecessárias.

Este artigo lhe ajudou? Compartilhe e comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações