Conecte-se ao conhecimento

Regime de caixa x regime de competência: entenda as diferenças

Regime de caixa x regime de competência: entenda as diferenças

Entender as diferenças entre o regime de competência e o regime de caixa é muito importante para que o gestor consiga um diagnóstico preciso da situação de sua empresa. Manejá-los de modo conjunto possibilita tomada de decisões adequadas. Neste artigo vamos falar sobre as principais características, vantagens e desafios de cada um dos métodos.

Nossa primeira diferença é se dar  conta de que o regime de competência está relacionado às questões contábeis; E, por sua vez, o regime de caixa conecta-se às questões financeiras. Vamos entendê-los melhor?

Regime de caixa

Quando falamos de regime de caixa nos referimos às análises das movimentações financeiras baseadas nas transações efetivadas. Trata-se das entradas e saídas de dinheiro que ocorram no período avaliado.

Por exemplo, um cliente fez uma compra a prazo. Pagaria à sua empresa R$ 9.000,00, divididos em três meses. Porém, por motivos pessoais quitou a dívida em uma única parcela, antes do fim do prazo, do último mês. Desse  modo, seu fluxo de caixa pode ser imaginado da seguinte maneira:

Regime de caixa

Agora vamos falar de um ponto que precisa de atenção no regime de caixa. Ao verificar o caixa em fevereiro, sem se ater aos outros meses, o gestor pode ter a noção de que está com muito dinheiro em caixa. Isso pode levá-lo a realizar investimentos desnecessários. Comprometendo suas contas no mês seguinte.Com base nas informações de seu fluxo de caixa é possível ver o dinheiro que sua empresa realmente tem em caixa. Essa é uma vantagem, pois assim, fica mais fácil fazer a gestão da liquidez de seu negócio. Para isso também é importante realizar o cálculo do capital de giro, falamos sobre isso nesse artigo.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Regime de competência

Já por meio do regime de competência, a análise é feita de acordo com o período em que as entradas e saídas de dinheiros deveriam ter acontecido. Independente de quando o foram. Voltando ao nosso exemplo, segundo o qual seu cliente pagou antes do previsto.

Se demonstrativo de resultado de exercício pode ser imaginado da seguinte forma:

Regime de competência
Para a gestão de sua empresa é necessário adotar os dois regimes, que não são excludentes, antes complementares. Adotar um software de gestão é a melhor alternativa para ter uma visão ampla de seus resultados.Adotar o regime de competência torna possível ver a estrutura financeira da empresa e verificar se as decisões têm sido acertadas.  O desafio que esse regime pode gerar tem a ver com o fato de que por atraso de pagamento, por exemplo, o empresário pense que está com pouco caixa e acabe contraindo dívidas desnecessárias.

Este artigo lhe ajudou? Compartilhe e comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.