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Gestão do Negócio

Gestão de Clientes: como as críticas contribuem para o seu negócio

Como as reclamações dos clientes pode contribuir com seu negócio

Um cliente satisfeito não só fideliza-se como também recomenda seus produtos ou serviços para as pessoas próximas. No entanto, um bom serviço e bons produtos são criadas por meio de muitas tentativas e, consequentemente, muitos erros.

Para um negócio prosperar, é preciso saber lidar com as críticas dos seus clientes e, em muitas ocasiões, utilizá-las para melhorar os seus serviços. Acompanhe o nosso artigo e veja como as reclamações dos clientes pode melhorar o seu negócio!

Esteja atento às reclamações

Analise o tipo de reclamação e a frequência dela. Quantas pessoas já reclamaram sobre um determinado serviço ou produto? Quantas vezes isso ocorreu? Monitorar esse feedback dos clientes ajuda a criar um panorama do que precisa ser melhorado em sua empresa e os setores que necessitam de atenção.

Se as reclamações forem feitas através das redes sociais, tenha uma equipe preparada para o atendimento online. Neste caso a atenção é redobrada, levando em consideração que uma resposta errada pode trazer sérios prejuízos para a imagem do seu negócio.

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Seja profissional

Ser profissional implica em ter autocontrole emocional para lidar com críticas. Portanto, não fique na defensiva diante de uma reclamação. Você não precisa concordar com o cliente, entretanto, o cliente necessita ser ouvido, compreendido e atendido. Sendo assim, demonstrar real interesse em solucionar o problema de um cliente pode reverter a situação e elevar o prestígio da sua marca.

Não exagere nas promessas

Prometa apenas o que você pode cumprir. Não adianta tentar contornar um problema com promessas grandiosas que, dificilmente, irão ser realizadas. Além de deixar o cliente mais insatisfeito ainda, você acabará piorando a imagem da sua empresa.

Estude possíveis soluções para o problema em questão e ofereça ao seu cliente opções viáveis para solucioná-lo.

Pesquisa de satisfação

Esporadicamente faça pesquisas de satisfação para avaliar o desempenho da sua empresa e seu engajamento com os clientes. As pesquisas de satisfação nos mostram de forma ampla como os setores da sua empresa tem atuado e ajudam a detectar falhas internas.

O VHSYS possui um aplicativo de pesquisa de satisfação que torna essa avaliação ainda mais simples, clique e experimente grátis.

Valorize as críticas

Toda empresa tem problemas e todos os métodos apresentam falhas. Ao invés de menosprezar as críticas dos seus clientes, valorize-as para o crescimento do seu negócio e a aproximação com seu público-alvo.

Além disso, contar com um sistema de gestão empresarial como o VHSYS facilita o dia a dia do empresário, simplificando tarefas como: emissão de nota fiscal eletrônica, controle de estoque e gestão de vendas, informações e cadastros de seus clientes e fornecedores, sem falar dos módulos específicos para organização de todas as movimentações financeiras, contas a pagar e receber, fluxo de caixa e muito mais! Experimente grátis o sistema VHSYS e deixe a gestão de sua empresa ainda mais profissional!

Anna
Sobre o autor
Anna
Assistente de Marketing na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR.

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