Reciclagem de materiais poderá ter benefícios fiscais

VHSYS

Está em tramitação projeto de lei do Senado que beneficiará as indústrias que utilizarem materiais recicláveis em seu processo fabril. O Projeto nº385/2012 está em análise pela CMA (Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle).

Os materiais recicláveis que terão benefício são os resíduos de plástico, papel e papelão, sendo que os dois últimos destinam-se à reutilização pelo setor de celulose.

O projeto prevê crédito presumido do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que poderá ser tomado pelas indústrias ao trabalharem com materiais recicláveis em seu processo de produção.

O crédito presumido é um incentivo fiscal oferecido pela União para algumas operações, que reduz o IPI a ser pago pela empresa. Exemplo: crédito presumido de 50%, imposto devido de somente 50%.

Além do crédito presumido, este projeto prevê também redução das alíquotas das contribuições para o PIS-Pasep e da Cofins, incidentes sobre a venda dos materiais recicláveis.

Outro ponto é que os materiais plásticos recicláveis não irão beneficiar as indústrias de sacolas plásticas descartáveis, por uma questão de preservação do meio ambiente.

Depois de analisada pela CMA e aprovada, a proposta será encaminhada para a Cae (Comissão de Assuntos Econômicos), onde será votada em decisão terminativa.

Fonte: UOL Econômia

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações