Construir a autoridade para a sua marca não é uma tarefa fácil e, no mundo digital, exige esforços contínuos para que ela continue no topo e seja referência para os seus consumidores e concorrentes.
É através de sua autoridade online que uma marca demonstra credibilidade e referência no mercado. Ela resulta em maior engajamento do público, reconhecimento e conversão em vendas.
Para construí-la, você pode apostar tanto na produção de conteúdo nas redes sociais do seu negócio e contar com influenciadores da área, quanto confiar nas técnicas de SEO em um blog e na automação de marketing das newsletters.
São várias as estratégias utilizadas para tornar-se referência para o seu público. Confira o que é autoridade digital e como gerá-la para a sua empresa a partir dos seguintes tópicos:
O que é autoridade na internet?
A autoridade na internet consiste na medição da influência de uma marca sobre o seu público-alvo. Essa influência está presente na persuasão, no respeito, na credibilidade e na conversão de vendas do seu produto ou serviço.
Ela é observada nas diversas mídias sociais, desde aquelas tradicionais como o Blog e o E-mail até as redes sociais modernas, como Facebook, Twitter, Instagram e Tik Tok.
A autoridade é uma forma de se destacar perante os seus concorrentes e adquirir destaque nas redes sociais e nos mecanismos de busca. A sua empresa deve se mostrar especialista no assunto e a melhor para solucionar a dor do cliente.
Como ter autoridade no digital?
Para ter autoridade no digital, é necessário primeiramente conhecer quem é o seu público-alvo e o seu nicho. Em seguida, você deve realizar o planejamento da sua linha editorial e segui-la à risca por meio de um calendário nos meios de comunicação.
Dessa forma, a sua marca deve estar presente em seus canais de comunicação e impactar os seus clientes, por meio do compartilhamento de conteúdo de qualidade. Além disso, mostrar quais são os diferenciais de sua marca e como as suas soluções podem impactar as dores do seu cliente.
Vale lembrar que os seus potenciais clientes passam por um funil de vendas. Eles devem ser atraídos e convertidos visitantes, para em seguida estabelecer relacionamentos com a marca. As oportunidades são oferecidas para esses leads (oportunidade de venda), que podem ou não comprar a ideia e se tornarem clientes fiéis.
Porque a autoridade da marca é tão importante?
A autoridade de marca é importante pois traz credibilidade ao seu negócio. Com ela, a sua empresa pode tornar-se referência no mercado de seus produtos ou serviços, e aumentar a conversão em vendas.
A autoridade também é responsável por transmitir respeito à sua marca, por meio do compartilhamento de experiências e de informações que provoquem a influência de seus clientes.
Vale lembrar que esse indicador é bem valorizado pelos mecanismos de busca, principalmente o Google. Com ele, o seu site pode alcançar os melhores ranqueamentos nas pesquisas do seu nicho. e assim, incorporar mais pessoas a sua rede de contatos.
A autoridade é inclusive uma métrica presente em sites, sendo medida por critérios de avaliação dos mecanismos de busca e pode variar de 0 a 100. Ela pode ser inclusive utilizada para comparar a sua marca com a concorrência e, assim, definir melhores estratégias de comunicação.
3 métodos para gerar autoridade digital
A autoridade digital pode ser adquirida por diversos meios, desde a utilização de Blogs e E-mail Marketing até o gerenciamento de redes sociais.
Vale lembrar que independentemente de qualquer método a ser escolhido, o conteúdo produzido deve ser autêntico e original, para comprovar a sua credibilidade e referência na área.
Confira a seguir três métodos efetivos para gerar autoridade digital à sua marca:
Tenha um blog
A criação de um blog para o seu negócio é muito importante para gerar autoridade online e tornar a sua marca visível para os mecanismos de busca, principalmente para o Google, sendo o mais utilizado pelos internautas.
Além de gerar valor aos seus clientes e potenciais clientes com suas postagens, outras pessoas e blogs com assuntos semelhantes podem referenciá-lo por meio da troca de links, o chamado link building, e, assim, facilitar o seu encontro pelo público.
É necessário pesquisar quais são os assuntos de interesse desses possíveis clientes, e encontrar as palavras-chaves e categorias mais assertivas para o alcance de mais visitantes para o seu site. Isso pode ser realizado por meio de ferramentas de SEO, como o Google Trends, o SemRush e o Google Analytics.
Gere valor aos seus leads
Para tornar-se referência no seu nicho, é necessário ser útil aos seus clientes fiéis e aos clientes em potencial. Ter um propósito na comunicação e produzir conteúdo de qualidade é essencial para trazer confiança e gratidão dos seus seguidores.
Dessa forma, o gatilho da reciprocidade é responsável por converter vendas do seu produto ou serviço, já que o conteúdo produzido é útil para o seu público e servirá de alguma forma para a solução ou para a consideração da solução de sua dor.
Além do blog, também é possível compartilhar conhecimento por meio das redes sociais, respondendo dúvidas dos seus clientes, além de materiais informativos como e-books e podcasts compartilhados de forma gratuita.
Outra alternativa que é subestimada e desvalorizada são as newsletters (boletins informativos) e o e-mail marketing. Elas possibilitam um relacionamento periódico com o cliente, divulgando notícias e artigos produzidos no blog, oferecendo promoções de suas soluções e anunciando as novidades de sua marca.
Ser persuasivo e original, utilizando técnicas de copywriting e chamadas para ação (CTAs), também é importante para comprovar autoridade e gerar ações dos seus leads.
Se relacione com pessoas influentes
A autoridade de uma marca é comprovada através do que as pessoas falam dela, principalmente se elas forem influentes para o seu nicho.
Dessa forma, a divulgação dessas pessoas nas redes sociais e a comprovação da sua autoridade por elas são meios que vão contribuir para a opinião pública sobre a sua marca.
Faça parcerias com essas pessoas e ofereça algo de valor para elas, principalmente relacionado ao seu produto ou serviço e ao seu nicho. Isso também contribui para maior motivação na hora de divulgar a sua solução.
Agora que você entendeu a importância da autoridade para sua empresa, que tal economizar tempo na gestão da sua empresa e poder ter mais tempo para criar estratégias de venda, comunicação e as demais tarefas que todo empreendedor ainda tem dificuldade devido a rotina corrida?
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