Que tipo de empreendedor(a) você seria em Game of Thrones?

Bruna Wagner

Depois de 595 dias de espera, os fãs de Game of Thrones puderam assistir o primeiro episódio da última temporada da série, no domingo (14).

Famosa em todo o mundo, GoT teve seu último episódio exibido em agosto de 2017. Os fãs já ansiavam pela nova temporada e não se fala em outra coisa na internet.

Até quem não gosta da série, mergulhou no mundo de Game of Thrones, com a chuva de comentários por todas as redes sociais.

empreendedor game of thrones

Mas, você sabia que na série existem muitas lições que podem ser usadas no empreendedorismo? Neste post, vamos te mostrar como seria o empreendedor das 7 casas principais de GoT e lições importantes que podem ser adaptadas em seu negócio. Confira!

Stark

empreendedor game of thrones

A casa é uma das principais da série e os Starks são os responsáveis por manter a ordem no norte de Westeros.

Eles são considerados os bonzinhos da série. A honra é muito importante para todos eles, que também tem um grande senso de justiça.

O empreendedor que pertence a essa casa é um pacífico. Mesmo sendo conservador, defende os interesses não só da empresa, mas também de seus funcionários, por ter um bom senso de justiça.

Um personagem que caracteriza um gestor seria Jon Snow, que se tornou um modelo de caráter e honestidade. Além disso, criou uma forte aliança com os Selvagens, que são desprezados  pelos Sete Reinos, para combater os Caminhantes Brancos.

empreendedor game of thrones

Resumindo: para empreender é preciso não só ser justo e honrado, mas também fortalecer parcerias. Contar com aliados, faz com que o negócio cresça de forma saudável e o ajuda a vencer as dificuldades do dia-a-dia.

Baratheon

empreendedor game of thrones

Como vocês bem sabem, em GoT muitas pessoas morrem. Assim como os Starks, a casa Baratheon foi uma das que mais sofreu com isso, pois quase foi extinta.

Mas, de qualquer forma, quem pertenceu a essa casa era extremamente focado em seu objetivo, forte e orgulhoso. Mas, se perdiam de forma fácil em alguns vícios, como bebidas e preguiça, por exemplo.

O empreendedor desta casa é aquele que não desiste de uma luta, ainda mais quando envolve algo que ele acredita. Por isso, são pessoas extremamente leais e protetoras.

empreendedor game of thrones

Resumindo: este empreendedor poderia ser representado por Stannis Baratheon, um grande soldado e comandante, que soube muito bem se adequar às mudanças, ao perder a batalha da Água Negra.

Greyjoy

empreendedor game of thrones

Os Greyjoys são os guerreiros do mar. Essa é outra grande casa com uma grande história em GoT. O lema deles “Nós não semeamos” reflete muito bem seu comportamento no passado. Isso, porque atacavam e saqueavam o continente para conseguir tudo que precisavam, como comida, escravos e até mulheres.

Mas, mesmo com este histórico, por serem pessoas que tem muito contato com o mar, são extremamente sensíveis. Além disso, são muito fortes, ainda mais quando precisam defender uma causa que acreditam.

O gestor ou gestora de um negócio poderia ser representado por Yara Greyjoy, por sua bravura e por comandar seu próprio e leal exército.

empreendedor game of thrones

Resumindo: no empreendedorismo é preciso tomar posição, conquistar a confiança e apoio de quem trabalha com você, assim como de seus clientes. Essa pode ser uma das fórmulas do sucesso de seu negócio.

Lannister

empreendedor game of thrones

Essa é uma das casas mais ricas da série. Os Lannisters se vangloriam por sempre pagarem suas dívidas. Isso pode mostrar um lado muito negativo de cada um, mas também revela o seu compromisso em relação às suas promessas.

São pessoas muito orgulhosas, amam as pessoas que os admiram e são até um pouco esnobes. Além disso, são movidos pela fome de poder.

Um bom gestor poderia ser representado por Tyrion Lannister, que ciente de sua condição por ser anão, se aproveita de suas maiores qualidades. Em um dos episódios, o personagem cita: “Nunca esqueça quem você é. O resto do mundo não vai esquecer. Use isso como uma armadura, assim, nunca poderá ser algo usado contra você”.

empreendedor game of thrones

Isso faz com que o personagem seja muito admirado e se torne um grande líder. Além de que, faz com que seus seguidores se inspirem em suas trajetórias e se sintam capazes de conquistar seus direitos.

Resumindo: Tyrion é o retrato de um bom líder em uma empresa, não é mesmo?

Bônus: Cersei Lannister

empreendedor game of thrones

Como não citar a Cersei, não é mesmo? Afinal, ela é a Rainha dos Sete Reinos. Uma pessoa muito estrategista, que defende muito sua família e sabe usar suas armas para proteger seu reino a qualquer custo.

Desconheço um empreendedor ou gestor que não tenha o espírito de Cersei.

Martell

empreendedor game of thrones

Uma dos fatores que marcam muito essa casa, é que as mulheres não são submissas aos homens. Elas podem sim ser guerreiras e assumir títulos de nobreza.

Além disso, são pessoas teimosas, fortes guerreiros e não mudam suas opiniões pelos outros. Dá para dizer que a expressão “sangue nos olhos”, os define muito bem.

Um gestor poderia ser representado pela rainha guerreira Rhoynar, que após ter suas terras invadidas, fugiu para Dorne com os sobreviventes. Chegando lá, queimou os navios para que ninguém se arrependesse e quisesse voltar.

Resumindo: um bom empreendedor precisa tomar decisões que muitas vezes não agradam à todos, mas que podem ser a melhor solução para que seu negócio continue próspero. Mas, cuidado com ações extremas, tá? Já que elas, muitas vezes, não são a melhor solução 🙂

Bônus: Oberyn Martell

empreendedor game of thrones

Este é outro personagem emblemático da série. É um lutador formidável e é conhecido como “Víbora Vermelha”. Durante um curto tempo estudou magia negra e venenos e conseguiu atingir seis elos na corrente dos Meistres. Oberyn teve oito filhas, sendo quatro com sua amante Ellaria Sand. Ele as ensinou como se defender e criar independência desde pequenas.

Targaryen

empreendedor game of thrones

A casa é conhecida pelos dragões imponentes que marcaram sua história. Além disso, se destacam pelo reinado de 276 anos de Westeros. Porém, isso mudou quando Robert Baratheon liderou a revolta contra os Targaryen e assumiu o trono após a morte de Aerys II Targaryen e o exílio de seus dois filhos.

Quem é desta casa gosta muito de poder, logo são extremamente vingativos, mas são muito leais. A opinião dos personagens da série sobre os Targaryen é muito dividida, uns os amam e outros os odeiam, devido ao reinado de Aerys.

Obviamente, um líder em uma empresa poderia ser representado, nada mais e nada menos, por Daenerys Targaryen. No começo da série, ela não tinha experiência nenhuma em liderança, mas ao longo das temporadas desenvolveu isso e muito mais. Mesmo após conquistar vários reinos e ter muito poder, sempre se preocupa em melhorar a vida das pessoas, assim como ouvi-las.

game of thrones empreendedor

Resumindo: Daenerys retrata muito bem alguns empreendedores, pois desenvolvem a liderança ao longo do tempo. Além disso, passam a ouvir e dar voz aos funcionários, para que tudo se resolva e as pessoas trabalhem satisfeitas.

E então, o que achou?

Aposto que a partir de agora, você vai assistir Game of Thrones com outros olhos!

Nós sabemos que os filmes e séries retratam e se inspiram em fatos da vida real, não importa o tempo e o contexto que aconteçam. Isso faz com que possamos refletir sobre nossas vidas e por que não também sobre nossos negócios?

Agora, queremos saber, com qual casa ou personagem de GoT você mais se identifica? Conte para nós aqui nos comentários 😀

game of thrones

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Bruna Wagner
Sobre o autor
Bruna Wagner
Jornalista por formação, começou a atuar com comunicação e marketing durante a faculdade. É apaixonada por produzir conteúdos ricos que ajudam empresários a chegar ao sucesso com seu negócio. Atua como Assistente de Conteúdo, na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações