Quatro dicas para aguçar seu espírito empreendedor

VHSYS

Cada vez mais, vemos o tema empreendedorismo ganhando espaço na mídia, nas publicações e em livros com recorde de vendas. As pessoas costumam associar “empreendedor” a “empresário”, como se, para empreender fosse apenas necessário ter ou criar uma nova empresa. Nem todos têm de mudar de negócio para serem empreendedores.

No entanto, mesmo dentro das empresas, sempre se procura profissionais com uma postura empreendedora. Algumas instituições até criaram a competência “capacidade de empreender”. E o que é ser empreendedor? Ser empreendedor é ter a aptidão de inovar, de se apropriar de determinada área, departamento e cuidar para que cresça, dê certo e prospere.

Uma pessoa com perfil empreendedor tem boa visão do mercado e do negócio e consegue gerar riquezas, trazer ideias e transformar conhecimentos e bens em novos produtos e/ou serviços. O termo “empreendedor” também é usado para aquele que fundou uma empresa ou negócio que não existia.
Você é empreendedor? Seguem algumas dicas para aguçar seu espírito empreendedor:

1- Inove, pense em formas diferentes de fazer as mesmas coisas, pense em produtos ou serviços que atendam necessidades para as quais ainda não existem soluções;

2- Pense em uma forma de vender esta inovação. Quem compraria? Quanto custaria?;

3- Arrisque: no mundo do empreendedorismo, quem não toma risco não tem sucesso;

4- Tenha um administrador por perto. Se você é bom em inovar mas péssimo para gerir um negócio, convoque alguém que tenha este talento para lhe ajudar. Muitos negócios fecham no Brasil porque muitas vezes os empreendedores não conseguem administrar bem seus negócios.

Um plano de negócios bem feito, consciente com a quantidade de meses para que o retorno sobre o investimento feito comece a voltar, pode minimizar sobremaneira as chances de risco de seu empreendimento

Outra coisa, quando vamos começar um novo empreendimento, é preciso estarmos atentos a alguns pontos fundamentais:

– Questões de zoneamento, higiene e saúde: siga a legislação sempre checando junto à prefeitura;

– Se você for trabalhar com alimentos ou cosméticos, a legislação é própria em cidades como São Paulo, Rio de janeiro e Fortaleza. Se você for trabalhar com alimentos, peça um segundo alvará para a vigilância sanitária;

– Se você for abrir o negócio em casa, tenha uma entrada separada para fornecedores, clientes e funcionários e um espaço reservado para o seu negócio; tenha uma linha telefônica própria, com atendimento mais profissional; cuide da acústica para que sons de casa tais como filhos, eletrodomésticos, não interfiram você ao receber um telefonema profissional;

– Registre um domínio na internet e tenha uma página para a sua empresa. Um website sempre sinaliza de forma profissional que tipo de serviços sua empresa irá prestar e gera credibilidade perante os clientes.

Estamos vivendo um momento de muitas oportunidades! Siga confiante e boa sorte!

Cíntia Bortotto

Fonte: Portal Administradores

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações