Uma dúvida muito comum entre quem precisa de um certificado para emissão de notas fiscais é identificar qual a diferença entre o Certificado NF-e o e-CNPJ. As diferenças são importantes e bastante distintas, por isso, preparamos este artigo. Aqui vamos entender o que é o e-CNPJ e a e-NFe.
Ambos os certificados podem ser usados para emitir nota fiscal eletrônica, pois os dois são emitidos pela ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira e contém o número de CNPJ da empresa.
Entre os dois a principal diferença é que o e-CNPJ só pode ser usado pelo empresário e o representante legal da empresa (como dono ou sócio da mesma). Já o certificado NF-e pode ser usado pelos representantes legais assim como funcionários autorizados. Vamos entender o que é cada um deles?
O e-CNPJ é um dos modelos de certificado mais adotados por sua abrangência. É o único que atende a todos os documentos fiscais eletrônicos, além disso, ele tem as mesmas informações que o CNPJ, garantindo maior segurança nas transações. Mais barato que o e-NFe seu uso esbarra no fato de que só pode ser usado pelo representante legal.
Já o e-NFe foi desenvolvido especificamente para as notas fiscais eletrônicas, NF-e. Ele serve para identificar quem foi o faturista a realizar cada operação, facilitando para a empresa que pode ter mais de um certificado credenciado, no mesmo CNPJ. Está projetado para suportar grandes volumes de validações por dia. Graças a essa complexidade maior seu preço é mais alto.
Como escolher para minha empresa?
Se for possível o ideal é manter os dois tipos de certificado. Um e-CNPJ para documentos e acessar o e-cac. E o e-Nfe registrado em nome do faturista responsável pela emissão.
Observe, se o existirem mais de um faturista opte pelo e-NFe que tem funções restritas, garantindo maior segurança. Caso o faturista venha a se desligar da empresa é importante revogar seu certificado.
Para uma empresa em que apenas o dono, por exemplo, faça esse trabalho o e-CNPJ pode ser interessante. Mas se mais pessoas estiverem envolvidas no processo, prefira o outro modelo.
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Comente e compartilhe!
7 respostas
Obrigada, foi muito útil na realidade, essas burocracias para quem não é da área são muito complicadas!
Olá, Wanille. Como vai?
Agradecemos o seu comentário e ficamos felizes em saber que conseguimos te ajudar. Realmente existem muitas questões burocráticas no meio empresarial que parecem bichos de sete cabeças para quem não é da área. Por isso, o nosso propósito aqui no blog vhsys é descomplicar esses assuntos para que todos entendam com mais facilidade.
Para continuar informado, faça sua inscrição em nossa Newsletter e receba os melhores conteúdos: http://materiais.vhsys.com.br/newsletter-vhsys 😀
Até mais.
Show!!!…Esclareceu minhas duvidas!!!
Olá, Marcos. Como vai?
Agradecemos seu comentário e ficamos felizes em saber que conseguimos te ajudar sobre Certificado eNF e e-CNPJ.
Assine a nossa Newsletter e continue sempre informado > https://blog.vhsys.com.br/#newsletter
Até mais! 😀
Obrigada, muito esclarecedor!
Olá, Joelma. Como vai?
Agradecemos muito o seu comentário! 😀
Até mais.
Faço questão de manifestar meu agradecimento e parabenizar pelo esclarecimento simples, direto e honesto porque revirei a internet questionando a viabilidade dos dois tipos de Certificado uma vez que sou leigo em questões fiscais e um simples MEI, porém preciso do tal certificado para gerar notas eletronicas e foi a único canal que encontrei que me informasse de modo direto de acordo com a NECESSIDADE real, a me ajudou a optar inicialmente pelo e-cnpj…