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Quais são as 6 principais tendências do e-commerce para 2022?

Tempo de Leitura: 6 minutos
De modo geral, os últimos dois anos foram de consolidação no e-commerce, tanto para o consumidor quanto para os empreendedores.

O mundo presenciou um crescimento acelerado devido à pandemia, pois foi o momento em que as pessoas passaram mais tempo em casa e o consumidor encontrou nos canais digitais formas mais seguras e práticas de comprar, e esta junção de fatores transformou para sempre o comércio.

Somente em 2020, o varejo eletrônico gerou 87 milhões de reais, segundo dados da Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco. Com isto, o Brasil passou a ocupar a quarta posição no ranking de crescimento no e-commerce. 

Em 2021, os números do varejo eletrônico têm sido promissores, somente no primeiro semestre apresentou 57,4% de crescimento em relação ao mesmo período no ano anterior.

Em  2022, a curva de crescimento tende a ficar ainda mais acentuada. Uma pesquisa realizada pela Sociedade de Varejo e Consumo apontou que 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet.

Isso significa que você precisa estar por dentro das tendências do e-commerce que ganharão força em 2022. 

Para te ajudar nesta jornada, listamos algumas tendências que serão observadas nas lojas online neste ano. Continue a leitura 😀

Opções de pagamento adicionais

A pandemia impulsionou o processo por meio de pagamentos online e a maioria dos estabelecimentos compreendeu que esta seria a solução ideal para atender a necessidade do cliente dentro do cenário em que se encontrava.

Uma das maiores preocupações do consumidor quando se trata de pagamento online é a segurança, e hoje é possível preservar os dados do consumidor em ambiente seguro dentro das plataformas de pagamento.

Quando se trata de venda de serviços e/ou produtos, é preciso ter uma certa variedade nas formas e condições de pagamento, pois este processo faz parte da experiência do consumidor durante seu processo de compra, e a viabilização e comodidade são um dos aspectos esperados pelo consumidor. Ninguém gosta de ficar preenchendo cadastro na internet, então recursos como PIX  e QR code fazem cada vez mais sucesso.

Ter opções de pagamento adicionais é indispensável no âmbito digital, pois garante a experiência entre diferentes canais de pagamento, unindo o físico ao digital, comprar e receber com apenas um clique, é tendência que veio para ficar.

Marketing e produtos mais personalizados

Garantir que seu cliente tenha uma experiência única é um diferencial que gera lucros. E está comprovado que empresas que fazem marketing personalizado têm taxa de conversões maiores e as campanhas são mais efetivas.

Trabalhar a mesma linguagem com todos os consumidores está ultrapassado, pois cada um deles possuem um comportamento de compra diferente. Sendo assim, buscar conhecer melhor seus clientes é a maneira mais eficaz para você se comunicar de maneira assertiva.

Fidelizar um cliente é um desafio, mas qual cliente não gosta de se sentir especial?

Estabelecer um relacionamento com seu consumidor, gera fidelização, engajamento e aumento de vendas nas suas lojas, seja física ou online. Enviar uma comunicação interessante, de acordo com o perfil dele, é uma boa opção para iniciar um relacionamento com seu cliente. Você também pode:

  • Recomendar um produto ou serviço baseado na última compra ou experiência dele;
  • Informar as novidades baseado no histórico de buscas dele;
  • Coletar dados do seu cliente com transparência e uma certa intimidade, ofereça algum e-book, conteúdo de relevância para ele.
  • Conectar a sua marca ao seu consumidor.

Sites altamente otimizados para maximizar as conversões

Será que seu site é rápido, intuitivo e adaptado para o celular? Se a resposta é não, você corre grande risco de perder vendas, visitas e ranqueamento no google. Separamos alguns indicadores que  você deve ficar atento.

Velocidade

Quando falamos de experiência em compras online o primeiro ponto a ser avaliado pelo usuário é a velocidade do site. Atualmente é o fator que tem mais destaque para o consumidor e também para o ranqueamento do seu site.

Segundo estudos do Google, a velocidade ideal de uma página deve ser de até 3 segundos, portanto, escolha bem seu servidor e uma hospedagem de qualidade.

Estrutura

Uma boa estrutura também é avaliada pelo usuário desde o primeiro acesso. 

O site deve ser confiável e intuitivo guiando o usuário a saber exatamente para onde ir a partir do seu acesso.  As imagens tornam o site mais humanizado, porém elas devem ser de qualidade.

Redes móveis

Aproximadamente 91% dos brasileiros usam smartphones para fazer compras e efetuar pagamentos. Por isso o seu site deve ser apropriado para que o cliente consiga fechar a compra pelo celular.

Ter a mesma visão na tela do celular e seu computador é o que chamamos de otimização. Se o seu site não está atendendo ou não desenvolveu algo específico para  que essa experiência seja completa, seu negócio pode perder diversas oportunidades.

Existem diversas razões que podem causar lentidão em seu site, a maior parte dos casos é com relação ao sistema de cache do site e tamanho e otimização das imagens. 

Pode ser que seu site precise de mais ações além de otimizar cache e imagens. Por isso sugerimos duas ferramentas gratuitas: o GT Metrix e Google PageSpeed Insights.

Após realizar a análise nas ferramentas indicadas, você terá uma visão mais ampla do que precisa melhorar no seu site. Caso o seu site não atenda as configurações mínimas, o ideal é procurar pequenas agências de marketing digital para te auxiliar.

Se o seu negócio está no começo  e você não tem recurso para ter o site ideal no momento, existem algumas alternativas como marketplace e redes sociais, que são soluções completas para quem deseja vender mais e com foco no cliente.

Experiência Omnicanal do Cliente

O Omnicanal é o conceito de estar presente em vários canais da sua empresa, com estratégias semelhantes e unificadas. Ele permite que a sua empresa atue e atraia seu cliente usando a mesma estratégia no online ou offline de forma clara.

A comunicação integrada é indispensável, pois os consumidores andam em vários canais antes de tomar uma decisão. A experiência do cliente não acontece apenas em um único canal, e pensando nisso, sua marca deve ficar em destaque em todos os canais.

A tendência do Omnicanal é algo que vem ganhando força, e com isso tiveram grandes mudanças no mercado. Empresas físicas abriram lojas onlines e as lojas que estavam apenas no meio digital migraram para lojas físicas. Um exemplo desta transição é a Amazon, que hoje também tem lojas físicas.

Uma empresa vende 30% mais quando se torna omnicanal, pois o consumidor se torna mais comprometido com a marca quando encontram mais opções para a solução em que ele procura.

Como está sua presença em seus pontos de contato? Sua maneira de interagir com seu cliente está padronizada?  Você tem conversado com o público de maneira correta?

É muito importante saber a imagem que você quer passar para seu cliente e analisar se em todos os pontos de contato você está conseguindo ter a mesma linguagem. 

Construir sua marca de maneira organizada com identidade e padrões claros é importante para o crescimento do seu negócio. Utilizar as mesmas cores, formas e linguagem em suas redes sociais, atendimento e sites, é a melhor forma de criar um relacionamento. Assim, ele consegue reconhecer facilmente a sua marca em qualquer lugar.

Consumidores focados na sustentabilidade

Os consumidores estão mais seletivos e escolhendo um produto ou serviço de forma consciente. Se tiver identificação com os valores da marca, isso o ajudará a fechar negócio.

Entender como cada um consome e como o  seu cliente em potencial enxerga a sua marca, faz parte da estratégia de várias empresas que desejam crescer no mercado.

Quais são os hábitos que meu cliente valoriza no meu produto ou serviço?

As marcas que ainda não sabem como se tornar mais sustentáveis, devem analisar e planejar essa mudança. Ou, em alguns casos,  realizar a divulgação de forma correta e em todos os canais disponíveis. 

Faça disso um diferencial competitivo. E o bom é que não precisa de grandes investimentos, pequenas práticas podem mudar sua imagem diante do seu consumidor, como:

  • Reduzir o consumo de papel;
  • Substituir as embalagens plásticas de seus produtos por uma sustentável;
  • Trocar o copo plástico descartável por um biodegradável.

Práticas ambientalmente corretas são totalmente bem-vistas pelo consumidor, independente do seu segmento.

Aproveitando as tendências de comércio eletrônico para transformar seus negócios

Com as novas tecnologias o consumidor está cada vez mais exigente, por isso a relação com o cliente online, deve ser feita de maneira assertiva. 

Sites complicados, rede social desatualizada e pouca informação sobre seu produto ou serviço, principalmente nos seus canais oficiais de comunicação, podem afetar diretamente a decisão de compra do seu cliente.

Passar credibilidade para o seu cliente é fundamental. Comodidade, tecnologia e sustentabilidade devem estar ligados ao propósito da empresa e o objetivo é facilitar a jornada do seu cliente.

Duas recomendações bônus que estão em alta também são:

1 –Live commerce

Crie transmissões ao vivo para mostrar seus produtos, recorra a influenciadores para construir ainda mais confiança com seu público.

2-Entregas expressas

Os consumidores buscam cada vez mais produtos com melhores preços e menos prazo de entrega, adeque sua empresa para entregas expressas que ocorrem até no mesmo dia de compra.

A gente sabe que montar o seu site não é uma tarefa fácil e nem todo empreendedor tem recursos para isso. Mas você sabia que consegue vender online de uma forma muito simples e prática?

Com o sistema vhsys você consegue criar sua própria Loja Virtual e, ainda, fazer integrações com o Mercado Livre, Shopee, entre outras.

Além disso, no sistema você encontra diversas funcionalidades que trazem praticidade e agilidade para seu negócio:

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Vamos fazer 2022 o ano mais importante para seu negócio online? 

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