Prepare-se para enfrentar o Leão

VHSYS

IR2014

O prazo para acertar as contas com o Leão será mais curto neste ano. A temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda 2014 só começa depois do Carnaval, no dia 6 de março.

INFOGRÁFICO: Veja os detalhes do processo de declaração do Imposto de Renda de 2014

O programa estará disponível para download a partir da próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro. O prazo para envio das declarações termina no dia 30 de abril. Quem se atrasar paga multa que pode variar de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, segundo a Receita Federal.

A previsão é de que dentro de duas semanas cerca de 27 milhões de contribuintes comecem a prestar contas ao Fisco. No Paraná, a Receita espera 1,6 milhão de declarações.

Quem que não quiser ser retardatário nesta corrida pode aproveitar o feriado de Carnaval para colocar a papelada em dia e preparar a declaração. Além de evitar erros que podem fazer o contribuinte cair na malha fina, quem se antecipa e envia a declaração via internet tem prioridade na hora de receber a restituição do IR, que começa em 16 de junho e vai até o dia 15 de dezembro.

Há dois modelos de declaração: simplificado ou completo. Quem optar pelo modelo completo deve ficar atento aos comprovantes e recibos, observa o advogado Fabio Artigas Grillo, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR. “Fornecer ou utilizar recibos ‘frios’ configura crime contra a ordem tributária, sujeitando-se o contribuinte infrator a multa de 150% e pena de reclusão de dois a cinco anos”, alerta.

O contribuinte pode resgatar a declaração do ano anterior e importar os dados, mas é preciso observar atentamente quais foram as mudanças e atualizar as informações para o acerto de contas com o Leão neste ano.

Além do programa da Receita Federal (Receitanet), os contribuintes podem enviar as declarações por meio de tablets e smartphones pelo sistema m-IRPF. Para acessá-lo, o contribuinte precisa baixar um aplicativo Pessoa Física disponível nas lojas App Store ou Google play. Segundo a Receita Federal, o aplicativo só estará disponível a partir de 6 de março. O modelo de declaração pré-preenchido pela Receita Federal poderá ser usado apenas pelos contribuintes que têm certificado digital.

Precisam entregar a declaração de IR os contribuintes que tiveram, em 2013, rendimentos tributáveis – salário, aposentadoria, aluguel – acima de R$ 25.661,70. Quem teve rendimentos abaixo desse valor está isento, mas deve se certificar se não se encaixa em outra modalidade de doação, avisa Vergilio Concetta, supervisor regional da Receita Federal.

Continue Lendo: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1449530&tit=Prepare-se-para-enfrentar-o-Leao

Fonte: Gazeta do povo

 

 

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial