Precisamos falar sobre balanço patrimonial

Fernando

balanco-patrimonial-blog-vhsys-27-06

Entenda a importância que o balanço patrimonial tem para a estabilidade financeira de sua empresa. Vamos falar de alguns conceitos desse tema, confira:

Balanço patrimonial: o que é?

Uma demonstração contábil, assim pode ser entendido o balanço patrimonial. Por meio dele são apresentadas, de forma qualitativa e quantitativa, as condições patrimoniais e financeira de uma empresa, durante um período de tempo determinado. Sua função é fornecer um panorama, o mais exato possível, da contabilidade empresarial para auxiliar o controle patrimonial.

O balanço patrimonial se divide nas seguintes categorias: balanço patrimonial ativo, balanço patrimonial passivo e patrimônio líquido.

O Balanço patrimonial ativo se refere aos bens, aplicações, títulos públicos e privados que estejam sob controle da empresa. O Balanço patrimonial passivo faz referência às obrigações financeiras da empresa com os funcionários, outras empresas e, também, com o Estado (tributos).

Já o patrimônio líquido são os recursos da empresa. Seu valor é alcançado pelas diferenças entre o valor do Balanço patrimonial Passivo e do Balanço Patrimonial Ativo. Nessa parte é que pode ser verificado o lucro, ou prejuízo, da empresa no período analisado.

Como se faz um balanço patrimonial?

Terminado o mês, ou período, a ser analisado, deve-se dar início ao levantamento do balancete de verificação. No balancete todas as contas da empresa devem estar relacionadas, todavia, isso não garante que os resultados apresentados pelo balancete estejam exatos, isso em função da dinâmica patrimonial. Por exemplo, muitos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que constem no balancete.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Daí a necessidade de se realizar o ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balanço. Afim de que elas representem o patrimônio nessa data.

Por que fazer balanço patrimonial?

Independente do tamanho da empresa, podendo ser feitos mesmo para controle de gastos de uma família, por exemplo, o  balanço patrimonial ajuda a entender a realidade financeira e se organizar para melhor gerir a empresa. parece repetitivo, mas ter controle sobre o dinheiro, saber onde e como ele está sendo investido é o diferencial para que as empresas alcancem seus objetivos.

Uma alternativa é contratar uma empresa especializada para realizar o balanço, desse modo, os resultados podem ser mais isentos e, portanto, mais exatos.

Esse artigo falou sobre balanço contábil, que outros temas você gostaria de ler por aqui? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações