Conecte-se ao empreendedorismo

Posso ser MEI e ter um emprego com carteira assinada?

Tempo de Leitura: < 1 minuto
É possível ser MEI e ter emprego fixo?

Uma dúvida comum para quem começa a empreender é se é possível ser microeemprendedor individual (MEI) e manter o emprego com carteira assinada ao mesmo tempo. A resposta para essa pergunta é SIM. Mas cuidado! Existem muitas variáveis que podem interferir no futuro de sua atividade profissional registrada.

A formalização como MEI caracteriza uma fonte de renda, independente se você realmente tiver tido qualquer faturamento com a sua microempresa individual. Assim, se por qualquer motivo você sair do seu emprego formal não receberá direitos trabalhistas como o seguro desemprego, por exemplo.

Planejamento e pesquisa de mercado são essenciais se você pretende se tornar MEI. Hoje existem muitos serviços e linhas de financiamento destinadas especificamente a essa categoria de empreendedores.

O MEI é uma evolução na formalização para microempresários. Tudo é feito de forma eletrônica, sem muita burocracia. As taxas e impostos pagos são muito inferiores a outras categorias de empresas. E existem vantagens como a possibilidade de auxílio maternidade e aposentadoria. Outra vantagem é a possibilidade de contratação de apenas um funcionário, que receba o piso da categoria ou um salário mínimo. Ser MEI é simples, mas o faturamento não pode ser superior a 60 mil reais por ano.


Tem mais alguma dúvida em relação a como se formalizar como MEI? Escreva pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso