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Como estamos construindo um posicionamento de marca com propósito

Antes de toda essa história de branding, identidade visual, posicionamento de mercado e propósito que vamos contar aqui, a marca vhsys já existia e construia valor para seus clientes, colaboradores e sócios. Porém, o crescimento acelerado que por anos a fio duplicou os resultados, fez com que o real motivo por trás de tudo ficasse escondido e meio perdido. 

O tal do propósito era ainda muito latente, mas não se expressava com consistência na comunicação. Grande parte das palavras da marca giravam em torno de promoções e descontos que não deixavam o valor do negócio ser realmente percebido pelo mercado. Mas apesar disso, o propósito estava alí, pois afinal de contas, não seria possível um negócio se manter em crescimento constantemente por nove anos sem entregar um valor relevante.

Para descobrir qual era esse diferencial foram, aproximadamente, cinco meses, entre a escolha de um parceiro de comunicação, pesquisas, delimitação de estratégias, propósito, personas e a criação da identidade visual. 

Após isso, foram mais 2 meses para planejar e executar as estratégias de lançamento da nova marca para o mercado; não fosse uma pandemia que se escancarou poucos dias depois. Mas vamos te contar nas próximas linhas um pouco mais sobre como nos adaptamos a essa nova realidade e chegamos aqui com excelentes resultados e uma marca mais forte.

O começo da história do tal do “branding” na vhsys

Esta história, ou melhor, este capítulo da história da marca vhsys, começou com uma conversa sobre a padronização da identidade visual e a comunicação da empresa. Nos aprofundamos mais no assunto e percebemos que precisávamos, antes de tudo, redefinir nossas bases. 

Para isso, contratamos a RedHook School como nossa parceira nesta jornada (este foi nosso primeiro grande investimento em branding). E falamos aqui de investimento no sentido mais amplo: investimento de tempo, investimento financeiro, enfim, investimento como aposta em algo que definitivamente não traria retornos imediatos.

Mas e aí surgiu a primeira grande dor desse processo: o tempo. Como investir 4 meses de trabalho em pesquisas e desenhos de estratégias em uma empresa que tem como seus principais valores a velocidade e a agilidade?

O grande trunfo dessa etapa, e do processo todo que vamos contar, foi o envolvimento dos colaboradores, a motivação e a confiança de todos de que estávamos construindo juntos algo muito maior.

Pesquisas: a fonte da nossa verdade e dos nossos clientes

Conseguimos vender a importância daquilo que estava sendo construído, mesmo que este grande investimento não trouxesse receitas imediatas. Passamos por uma série de pesquisas: foram mais de 1000 clientes ouvidos e todos os colaboradores, totalizando mais de 70 horas de entrevistas.

Então, dois meses após o início do projeto, tínhamos a primeira entrega, e talvez a mais dolorida: um diagnóstico completo sobre quem éramos e como éramos percebidos, incluindo nossas falhas, imagem e suas distorções. Mas também, é claro, nossos valores e tudo que fazíamos de melhor.

Com isso, pudemos definir nosso propósito e descobrimos por que, muitas vezes, somos tão acelerados: afinal de contas, as pessoas micro e pequenas empreendedoras espalhadas por todo Brasil não tem tempo a perder. 

Por isso, nós da vhsys, temos como propósito diário facilitar a vida dos donos e donas de pequenos negócios em todo o Brasil, através de uma plataforma simples e fácil de usar para que tenham mais tempo para ser felizes, seja qual for a definição de felicidade de cada um.

Como criamos um propósito e identidade novos sem deixar para trás uma história

Pronto: a estratégia e nosso propósito estavam desenhados, mas e como transmitir isso para a identidade visual sem esquecer de toda a história já construída? Foi aí que os designers da RedHook entraram de vez no projeto e trouxeram um novo conceito da nossa logo baseando-se em dois pontos principais:

  1. Proporcionar uma leitura mais fácil para um nome cheio de consoantes.
  2. Reforçar nossos princípios de felicidade e tempo.

Para solucionar o primeiro ponto a solução foi usar o negrito nas duas primeiras consoantes, assim: vhsys. Usando sempre a caixa baixa junto a este artifício conseguimos dar uma quebra na leitura e direcionar para a pronúncia correta: {vê.agá.sis}.

E para trazer a felicidade e alegria foi criada uma escala de cores mais ampla, incluindo o verde e deixando os tons de azul mais mais alegres além de adaptar o nosso ícone para formar um sorriso. Se você ainda não viu é só da uma viradinha no rosto pra direita, que você vai encontrar, afinal nossa felicidade é plural e engloba todos os tipos de sorrisos! 😉

Símbolo vhsys.

Envolvimento: marca e propósito se constroem de dentro pra fora

Terminada a fase anterior, era hora de começar a tornar unânimes os conceitos que serviriam como fundamento não só dos próximos passos deste projeto, mas da trajetória da empresa por um bom tempo.

Era o momento de engajar, e para isso, era preciso manter a motivação e adesão de todos apesar da falta de tempo e de ainda não termos entregue nada palpável. Junto com todo o time de gestores, muitos apoiados nas pesquisas feitas com colaboradores, revimos nossos valores e propagamos eles para toda a empresa.

Os vhs, nova nomenclatura que definimos para o time de colaboradores, passaram a assimilar de maneira mais clara e prática os nossos valores.

Nossos valores.

Criamos também uma série de workshops, que se estenderam por um mês para que todos pudessem entender a fundo nossas personas, como elas poderiam e deveriam ser impactadas dalí para frente. E foi a partir dessas conversas que construímos também nosso guia de comunicação, o qual direciona a nossa linguagem tanto no marketing como nos demais pontos de contato com nossos clientes.

Lançamento: comunicando a nova marca ao mercado

Em uma outra frente, a equipe de marketing já construía um novo site do zero, com tecnologia, conteúdos, visual e usabilidade alinhados ao novo propósito de facilitar a vida de pequenos donos e donas de negócio. Foram praticamente três meses de trabalho muito árduo que englobaram também mudanças internas no sistema e uma campanha de lançamento, criada em parceria com a RedHook School.

Peça utilizada na campanha.

Conecte-se ao que importa: esse foi e ainda é nosso slogan, com o qual lançamos nossa campanha de rebranding junto com o novo site, nova pauta de redes sociais, anúncios online e uma série de ações que ainda estariam por vir para dar amplitude a este novo conceito. 

Falávamos de conexões emocionais, de pessoas empreendedoras tendo tempo para passear com seus filhos, para ir à estádios de futebol e jantares em família. Mas uma pandemia “aconteceu” no meio do caminho, e com uma doença onde a principal demanda era justamente evitar proximidade e aglomerações excessivas.

Como adaptamos o plano em um cenário de pandemia

Aparentemente tínhamos perdido algumas várias semanas de trabalho pensando e replicando todas as peças da campanha que havíamos criado. Mas é óbvio que isso não aconteceu, principalmente por termos tomado decisões estratégicas e criativas baseadas em tantas pesquisas, dados e análises.

O nosso slogan, Conecte-se ao que importa, traz o lado afetivo e emocional de ter tempo para estar próximo às pessoas, mas também possibilita falarmos de novas formas de proximidade. Foi então que começamos a falar de conexões virtuais, de conectar-se a pequenos negócios, de manter a conectividade com clientes e colaboradores através das ferramentas que nosso sistema dispõe para empreendedores e empreendedoras em todo o Brasil

Peça utilizada na campanha.

O propósito já aparecia no atendimento ágil e em ações pontuais do nosso time de atendimento que concedia prazos e benefícios especiais, para que nossos clientes pudessem ter tempo de olhar para seus negócios e para a saúde de suas famílias. Mas era preciso fazer mais, era preciso proporcionar entregas amplas para nossos clientes e mercado. Foi então que criamos o projeto “Conecte-se Grátis”, onde ofertamos nosso sistema de gestão gratuitamente por 3 meses para os donos e donas de negócios de todo o país. 

Já para os nossos clientes, ofertamos a nossa loja online grátis, criamos também um marketplace para que pudessem divulgar seus negócios, além da disponibilizar aplicativos de envio de sms e e-mail marketing grátis para facilitar a comunicação e a promoção de vendas. 

Contudo, percebemos em nossos clientes a necessidade de ir um pouquinho mais longe, uma vez que eles foram empurrados para um mundo obrigatoriamente digital sem estar 100% preparados para isso. Foi então que nos unimos novamente à Redhook School e apoiamos o projeto BlueLab onde foram criadas estratégias de marketing digital para dezenas de clientes vhsys e pessoas empreendedoras de todo o país.

Impactos e mudanças culturais na empresa 

Todas ações que fizemos afirmaram nosso propósito e valores não só externamente, mas também internamente. Mas ainda havia um ponto essencial para essa virada de chave: a venda baseada em promoções e descontos. Este foi um ponto que demandou muita resiliência e atenção, pois o impacto nas receitas do negócio seriam diretos e poderiam ser bastante negativos, caso todos não estivessem seguros e bem alinhados.

Mesmo em meio a uma crise geral com impactos diretos nos nossos negócios, nos estruturamos e lançamos em maio a nova forma de precificação para novas vendas, além de uma política de descontos muito mais coesa. 

Para dar suporte aos times comerciais, criamos uma série de materiais comprovando que nossos preços ainda eram tão competitivos quanto antes e reforçamos os valores agregados do nosso produto com o aval de uma campanha promocional, mostrando como um sistema “simples, completo e sem mistérios” entrega tempo de qualidade aos nossos clientes.

Peça utilizada na campanha.

O propósito no centro do negócio

Todas estas mudanças e readaptações de rota tem sido essenciais para a construção de uma marca consistente. Note que em poucos momentos dessa história falamos de investimentos em publicidade e mídia, tanto por todas as restrições que a pandemia causou em todo o mercado e, consequentemente, em nossos investimentos, quanto pelo fato essencial de que marcas com propósito se constroem de dentro pra fora; com verdade, resiliência e uma estratégia bem definida e abraçada por todos. Para nós, já alcançamos métricas de sucesso em branding a partir do momento em que:

  • Vemos nosso propósito sendo praticado por colaboradores que usam a nossa linguagem em todos os atendimentos, proporcionando uma experiência única.
  • Temos uma prospecção de vendas cada vez menos focada em preço e mais embasada em valor agregado.
  • Colocamos diversos times de produto focados em poupar tempo dos usuários a partir de automatizações e simplificações.
  • Estudamos a fundo nossas personas e criamos não só novas funcionalidades, mas também novos produtos para atendê-los (em breve). E, principalmente, quando temos embaixadores do valor e do propósito da marca espalhados em todas as áreas.

Resultados e impactos do negócio

Mas, afinal de contas, quais resultados palpáveis conseguimos com todo esse trabalho, que iniciou como um projeto e, há mais de um ano, tem demandado esforços não só de marketing, mas de diversas áreas da empresa?

Elencamos as respostas abaixo:

  • O domínio “vhsys.com.br” cresceu mais de 140% após a virada de branding.
  • As buscas orgânicas com termos da marca vhsys cresceram mais de 100% se comparadas com o mesmo período de 2019.
  • Apesar de todas as turbulências de 2020, a vhsys com diversas outras ações, alcançou, até agora, um resultado 40% melhor do que 2019.
  • Ampliamos o ticket médio em cerca de 25%.
  • Mesmo em um ano crítico para pequenos negócios o nosso churn se manteve estável e baixo como sempre.
  • 15 milhões de pessoas atingidas através de pautas/ releases publicados quase que semanalmente em grandes veículos regionais e locais.

Branding: uma construção contínua de criatividade e consistência

Podemos dizer que esse foi um ano de muito aprendizado e consolidação para os objetivos que temos com nossa marca. E tudo isso só foi construído a partir da resiliência sobre um propósito, da conexão e motivação das pessoas. Grande parte de tudo isso não foi construído pelo time de marketing, afinal, nós só podemos e comunicamos o que acontece de verdade: investimos nosso tempo para que mais pessoas possam ser felizes através de seus negócios. 

No próximo ano continuaremos fazendo isso com novas ações e agora com muito mais amplitude, pois o foco já está muito bem ajustado e definido: é hora de levar a vhsys muito mais longe.

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