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Saiba como manter o relacionamento pós-venda da sua Autopeças

É muito bom finalizar uma venda e receber os agradecimentos do cliente, não é mesmo? Mas, o seu negócio sabe manter um relacionamento pós-venda? 

No ramo de Autopeças também é importante valorizar e manter a atenção ao consumidor para que ele volte a comprar os seus produtos.

Para te ajudar a entender melhor o pós-venda para a sua Autopeças, listamos os itens principais e explicamos em detalhes como você pode criar a lealdade do consumidor sem gastar muito. 

Continue a leitura!

O que é serviço pós-venda?

Antes de falarmos sobre as técnicas de fidelização do cliente, é importante que você entenda o conceito de pós-venda.

Serviços pós-vendas são todos os processos que ocorrem após a ação de venda finalizada, como contato por e-mail, envio de cupons de compra no aniversário do cliente, descontos na segunda compra etc.

Seu cliente comprou óleo de câmbio, por exemplo, e antes de finalizar a venda, o vendedor responsável pode solicitar os dados do cliente para entrar em contato e realizar uma pesquisa de satisfação sobre a qualidade do produto.

Mesmo o pós-venda sendo uma etapa essencial para a manutenção do relacionamento com o cliente, muitas empresas ainda não realizam ações com foco nos clientes que já compraram, e dão atenção somente às novas vendas.

Essa preocupação apenas em vender um produto distancia o cliente e a empresa acaba perdendo uma excelente oportunidade de transformar clientes em compradores recorrentes das suas peças e serviços.

Qual é a importância do pós-venda para a sua autopeças?

Muitos clientes buscam marcas que valorizam, compreendam e se preocupam com elas antes de comprarem um simples farol ou até mesmo peças para um sistema de ignição. 

O pós-venda irá determinar se o cliente vai manter o relacionamento com a sua empresa ou procurar a concorrência após a experiência de compra.

Além disso, sua autopeças tem uma série de vantagens ao implementar uma estratégia de pós-venda, incluindo mais clientes em potencial e maiores taxas de retenção de clientes. 

Para ilustrar melhor, vamos te mostrar os três principais benefícios de construir um bom relacionamento com o cliente. Confira!

Aumento de vida útil do cliente

Quanto mais tempo o cliente permanece na empresa, maior é o valor agregado em todo o relacionamento do ciclo de vida. Isso significa que cada cliente recorrente trará mais receita para sua empresa com um custo reduzido. 

Por isso, não poupe esforços para construir relacionamentos sólidos com os clientes.

Redução de rotatividade de clientes

Não é nenhuma novidade que a grande maioria dos clientes param de comprar com uma determinada marca, após terem tido uma experiência ruim. 

Ao usar as técnicas certas para construir relacionamentos com o cliente, você fornece uma ótima experiência que vai permitir que ele volte a fazer negócio com a sua empresa.

Além disso, o relacionamento pós-venda também contribui com a redução da rotatividade de clientes, evitando que eles mudem para outras marcas.

Desenvolvimento da empresa 

Os clientes que falam bem sobre a sua empresa e seus produtos e serviços, ajudam a trazer mais pessoas e, consequentemente, mais receita para a sua autopeças.

Por isso, utilize o marketing digital e as mídias sociais para alavancar o seu negócio, pois, hoje, a internet é a principal ferramenta para encontrar produtos e serviços em qualquer lugar.

Ao usar essa vantagem, você conquista novos clientes e ainda constrói um relacionamento mais forte com seus clientes recorrentes.

Conheça 7 práticas para o relacionamento pós-venda

Agora que você já entendeu como funciona o pós-venda para a sua autopeças, vamos mostrar 7 dicas para te ajudar a melhorar o relacionamento com seus clientes. 

Confira!

Envie um agradecimento junto com um feedback

Após a venda, envie um agradecimento e/ou mimos aos seus clientes baseado no orçamento da sua autopeças ou da compra finalizada. Isso dá ao cliente a sensação de valorização e, com certeza, eles lembrarão de sua marca nas próximas compras.

Peça também um feedback sincero sobre a experiência que o seu cliente teve com a compra e o que pode ser melhorado no processo, ou ainda se ele indicaria sua autopeças para os familiares e amigos.

Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisa de satisfação periodicamente também é uma forma de manter o relacionamento com o cliente e ter um bom pós-venda.

Isso mostrará que a sua autopeças está preocupada em fornecer serviços de qualidade, a ouvir o consumidor e melhorar os apontamentos realizados pelos clientes.

Ofereça descontos

Quem não gosta de receber um cupom com 10% de desconto na próxima compra, não é mesmo? E no mundo automotivo não é diferente.

Ao enviar cupons de desconto, promoções exclusivas ou vale-presentes para seus clientes, seu negócio cria oportunidades.

 Monte uma estratégia de marketing com calendário para distribuir seu cupom por meio da mídia social, e-mail,  impresso ou todas as opções anteriores. Estude sempre o que será melhor para a sua autopeças.

Inclua o código do cupom para que sua equipe de marketing possa rastrear o andamento da ação e instrua os seus clientes a indicar seu negócio para amigos e familiares.

Entre em contato com seus clientes em datas especiais

As marcas que se conectam com os clientes em datas especiais, como aniversários, garantem que também sejam lembrados por eles quando realizarem uma nova compra. A afetividade é sempre lembrada.

Por isso, mande um e-mail com as felicitações da sua autopeças e, se possível, ofereça um cupom de desconto junto à mensagem como forma de presente.

Garanta um suporte de qualidade

Todas as pessoas gostam de ser bem tratadas, principalmente se você está tendo problemas após a compra do produto. Os clientes geralmente trocam de marca quando sentem que os agentes não são treinados ou são grosseiros.

Você deve aumentar o nível de eficiência no atendimento ao cliente, mostrando estar interessado nas reclamações dele e, o mais importante, oferecer a resolução.

Mantenha um relacionamento personalizado

Tratar o cliente por “senhor” ou “senhora” é coisa do passado! Personalize o atendimento com o cliente, para que ele possa sentir que o relacionamento da sua empresa não é genérico.

Hoje em dia, muitas empresas se tornaram casos de sucesso no mercado devido à experiência proporcionada pela equipe de atendimento.

Embora pareça simples, isso pode fazer você se destacar no mercado de autopeças e ajudá-lo a se distanciar da concorrência. 

Sistema de gestão

Sabia que para garantir a excelência na sua autopeças, é preciso que seus processos internos também estejam estruturados e organizados?

É essencial que você faça um cadastro com as informações básicas do seu cliente para garantir um bom pós-venda. Assim, ficará mais fácil entrar em contato e antecipar as necessidades deles.

Por isso, um sistema de gestão completo, como o vhsys, e totalmente automatizado é tão importante para a sua loja de autopeças. 

O sistema vhsys possui e tem módulos integrados, fazendo com que a gestão da sua autopeças seja completa e trabalhe em conjunto, sem correr o risco de perder informações.

Com o vhsys você controla:

  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Vendas;
  • Notas Fiscais e muito mais!

Além disso, com o vhsys você ainda acessa as informações da sua autopeças de qualquer lugar, pois o sistema é compatível com tablet, smartphone e computador. 

Tudo para você acompanhar de perto o andamento do seu negócio.

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