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Por que aplicar a Transformação Digital na sua empresa?

Tempo de Leitura: 4 minutos
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Cada vez mais a internet está sendo absorvida ao cotidiano dos negócios. Conceitos como automação, marketing digital e sistemas online estão presentes na vida dos empreendedores de diferentes segmentos de mercado. No entanto, será que as empresas estão utilizando tudo que o ambiente online tem a oferecer?

Nesse sentido, surgiu a concepção da Transformação Digital – processo no qual as organizações utilizam a tecnologia, de forma mais ampla, para aumentar sua performance e melhorar seus resultados.

Mais do que criar um blog corporativo ou uma página no facebook, neste cenário a tecnologia não é um coadjuvante, e sim toma o papel central na estrutura da empresa. É a adoção de uma nova cultura, voltada às possibilidades que o ambiente digital pode oferecer.

Os impactos dessa mudança podem ser vistos em áreas como relacionamento com o cliente, vendas e prestação de serviços, processos operacionais e até na tomada de decisões da empresa. Tendo como o exemplo o primeiro caso, a automatização de alguns serviços possibilita simplificar as operações que o consumidor faz, seja para pedir comida em restaurantes, realizar transações bancárias ou até mesmo marcar consultas médicas. Isso pode melhorar sua experiência e incentivá-lo a continuar usando o serviço ou comprando determinado produto. Se apenas uma medida pode trazer resultados efetivos, imagine o que um conjunto de ações pode fazer.

A transformação digital não é apenas aplicar estratégias pontuais, mas deixar as tecnologias otimizarem diversas áreas do negócio, inclusive nos setores superiores. Esse processo não é responsabilidade somente dos profissionais de T.I, e sim começa pela chefia e se espalha por todo empreendimento.

Algumas empresas já nascem com o DNA da transformação digital – como os negócios disruptivos, que alteram completamente setores empresariais tradicionais. No entanto, mesmo em uma instituição convencional, é possível implantar essa mentalidade.

Pilares da Transformação Digital

Esse processo de mudança pode ser dividido em três grandes áreas principais:

Experiência do cliente: um bom relacionamento do consumidor com a marca é imprescindível em tempos de grande concorrência e de redes sociais. É muito importante saber quem é o seu cliente, seus hábitos cotidianos e suas opiniões a respeito da sua empresa. Assim, é possível planejar maneiras de entregar o melhor produto e serviço a ele, para conseguir seu encantamento e fidelização. A tecnologia pode ajudar a conhecer seu perfil e também a produzir uma experiência mais completa.

Processos operacionais: a mudança nesse setor possibilita a otimização das operações da empresa – produzindo o melhor trabalho com os recursos disponíveis. Algumas soluções nesse sentido são integrar setores para que atuem colaborativamente, usar sistemas online e utilizar dados para embasar a tomada de decisão.

Modelo de negócio: Observar o comportamento do mercado – concorrentes, tendências e oportunidades – e criar maneiras de se inserir ou de começar algo novo no setor também é uma ideia. Com a cultura startup, uma pequena empresa pode criar uma solução inovadora e mudar as regras do negócio. É preciso estar bem atento a esta situação e reagir (ou ter uma postura pró-ativa) diante de cada inovação.

Como trazer a Transformação Digital para minha empresa?

Em primeiro lugar, é preciso planejar como aplicar esse processo na realidade do seu negócio: identificar que áreas podem ser impactadas e como isso se dará, criar um plano de ação com etapas bem definidas e trabalhar para alcançar o objetivo final.

É necessária constante pesquisa sobre novas iniciativas digitais, monitorar o que seus concorrentes e outros setores estão fazendo, explorar novas alternativas e, ao mesmo tempo, ter olhos no futuro.

Também é importante preparar a empresa para a implementação dessa mudança: às vezes é necessário investimento em equipamentos, sistemas, treinamento e consultorias para que o resultado seja alcançado.

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Confira algumas maneiras de começar a Transformação Digital no seu negócio:

Digitalizar o contato com o consumidor

Criar uma interface digital para interagir com o seu cliente pode ser uma boa alternativa para facilitar o relacionamento com ele. Um autoatendimento online é um exemplo desse caso. Isso corta etapas no contato e possibilita direcionar os esforços dos seus funcionários em outras atividades ou em casos mais complexos.

Utilizar dados

Tudo no ambiente digital pode ser analisado. Desde o comportamento do seu público-alvo, relacionamento do cliente com sua empresa, entre tantas outras informações, podem ser estudadas e até ajudar nas próximas decisões da empresa, como funcionalidade dos produtos, comunicação e posicionamento de marca. Na internet é fácil encontrar diversas ferramentas analytics que fornecem dados sobre a visualização de textos em blog, posts em redes sociais e outras possibilidades de análise.

Produtos e serviços digitais

Dependendo do setor da sua empresa, é possível criar produtos e serviços específicos para o meio online ou então que sua funcionalidade possa ser estendida a este ambiente. Também é uma boa opção comercializar produtos na internet, seja por meio de redes sociais ou por sites de e-commerce.

Digitalização de processos

Aplicar operações que normalmente são feitas no ambiente offline para o digital traz grandes benefícios. Um exemplo desse caso é realizar os processos financeiros em um sistema online, aposentando as planilhas de papel e os cálculos manuais. Somente essa mudança já gera impactos positivos, pois reduz o custo de alguns recursos e agiliza as ações.

Uso de aplicativos

Se para o uso pessoal os aplicativos são tão úteis – servindo para consultas bancárias, trocas de mensagens e prestação de serviços – esse recurso também pode ser utilizado pelas empresas. Além de criar uma ferramenta própria para seus clientes, existem aplicativos gratuitos para ajudar nas tarefas cotidianas de uma companhia. Essas ferramentas trazem soluções que agilizam algumas operações e podem contribuir positivamente no relacionamento com o público.

Sistema de gestão online para começar sua transformação digital

A internet causou, em um primeiro momento, desconfiança de muitas pessoas a respeito de sua relevância. Diversas empresas e ferramentas se tornaram obsoletas ao rejeitarem a mudança de paradigma e por não terem se adaptado à nova realidade.

Assim é o caso da transformação digital: esse movimento não é efêmero, ganhando cada vez mais força com o desenvolvimento de novas tecnologias. É um caminho sem volta, por isso é imprescindível que sua empresa se prepare para essa realidade.

Uma das maneiras apontadas para começar a se adaptar a esse processo é a utilização de um sistema online. O sistema vhsys é uma completa solução na área de gestão empresarial, com recursos para diversos setores de um negócio. Vendas, financeiro, estoque, serviços e compras: tudo administrado no mesmo lugar, de forma eficiente e prática, para otimizar as operações da sua organização.

Comece a implantar a transformação digital na sua empresa e faça um teste com o sistema de gestão online vhsys.

Redator vhsys

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