Conecte-se ao empreendedorismo

Planilhas para gestão de negócios – VHSYS

Tempo de Leitura: 5 minutos
planilha de gestao
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Não é nada fácil gerenciar um negócio. São muitas as obrigações que o empreendedor tem todos os dias, que demandam dedicação exclusiva.

É preciso cuidar do fluxo de caixa, gestão de vendas, controle de estoque e funcionários, fazer o planejamento financeiro e muito mais.

Planilha de controle de vendas

Diante de tantas tarefas, pode ser difícil saber com precisão os dados sobre a saúde financeira, horas trabalhadas, até separar os gastos pessoais dos da empresa. Para que o negócio cresça de forma saudável, é preciso cuidar com atenção de todas as áreas do negócio e algumas ferramentas podem ajudar.

Foi pensando nisso, que a VHSYS resolveu criar e disponibilizar diversas planilhas para gestão de negócios em excel. Elas o ajudarão a manter um controle mais preciso da sua empresa e também de suas finanças pessoais.

Confira abaixo as planilhas e como vão te ajudar. Além disso, você pode baixá-las gratuitamente. Aproveite!

O que são planilhas de gestão?

As planilhas de gestão são documentos eletrônicos, feitos normalmente na programa excel, usadas para cálculo ou mesmo apresentação de dados. São compostas por linhas, colunas e filtros, que facilitam o controle de qualquer área de uma empresa.

Com uma planilha, você consegue além de tabular dados, criar gráficos que ajudam na visualização do desempenho de cada setor. Com pequenas automatizações, o documento facilita as rotinas diárias de gestão do seu negócio.

Quais os principais tipos de planilhas para gestão?

Existem diversos modelos de planilha de gestão financeira, gastos, estoque, vendas, para controle de funcionários e demais setores de uma empresa.

Os principais tipos de planilha para gestão são:

  • Planilha de Fluxo de Caixa;
  • Planilha de Contas a Pagar e Receber;
  • Planilha de Controle de Estoque;
  • Planilha de Controle de Vendas;
  • Planilha de Controle de Bens;
  • Planilha de Gastos Pessoais;
  • Planilhas de Horas Trabalhadas e Extras.

Confira abaixo como usar cada uma delas para organizar a gestão de sua empresa.

Fluxo de Caixa

Acompanhar todas as movimentações financeiras dentro do seu negócio é essencial para ter um controle preciso. O fluxo de caixa é um dos elementos mais básicos e primordiais para uma gestão eficiente. É através dele que você saberá exatamente quanto tem em caixa e que decisões financeiras poderão ser tomadas a partir dele.

Através da planilha de gestão financeira, você poderá inserir todas as entradas e saídas mensais e ter informações de saldos, total de despesas, gráficos de todos os dados e muito mais. Basta preencher as informações referentes aos custos fixos e variáveis e a planilha fará o restante.

Controle de Estoque

Outro fator que exige atenção no dia-a-dia da empresa é o estoque. A entrada e saída de mercadorias, o volume de vendas de cada produto no mês e os itens mais buscados são dados importantes para analisar oportunidades e manter um giro de estoque sadio.

Dentro da planilha de estoque, você poderá ter acesso a informações precisas de quantidades e valor dos produtos em estoque. Além disso, confere as médias de entradas e saídas de mercadorias em diversos períodos diferentes.

Contas a receber

Receber pelo produto ofertado ou pelo serviço prestado é mais do que justo, certo? Mas, como você saberá o que tem para receber sem um controle preciso? Um bom gerenciamento do contas a receber é essencial para manter um fluxo de caixa saudável.

Planilha de contas a receber

Com a planilha de contas a receber preenchida diariamente, você terá um controle eficaz de todas os pagamentos da sua empresa. Isso o ajudará a fazer uma gestão de cobranças muito mais eficaz.

Contas a pagar

Assim como receber, estar em dia com seus fornecedores é extremamente para ter uma boa relação de mercado. Pagar com juros, perder prazos ou sempre deixar para organizar os pagamentos nos últimos dias do mês são costumes muito nocivos para o crescimento do negócio.

Planilha de contas a pagar

Manter seu contas a pagar em dia pode ser uma tarefa muito mais simples com a planilha gestão de gastos. Insira nela todas as informações referentes a pagamentos mês a mês e tenha um controle eficaz, evitando atrasos e juros.

Vendas

Uma boa gestão de vendas está ligada também a um fluxo de caixa saudável. Dentro do ambiente de negócio, você precisa estar atento a todas as vendas efetuadas em todos os períodos desejáveis.

Planilha de controle de vendas

Por isso, uma planilha de vendas se faz necessária. Através dela, você poderá visualizar dados referentes às vendas realizadas no mês, média de vendas por dia, valor total de produtos, além de gráficos que ajudarão a ter uma visão geral de sua operação.

Controle de bens

Você sabe, com exatidão, a quantidade de cadeiras que seu escritório possui? Ou quantos novos computadores foram comprados nos últimos 6 meses? Se a resposta for não, então a planilha de controle de bens é mais do que essencial para você.

Planilha de controle de bens

Ter o controle exato dos bens do seu negócio é um benéfico não só para a gestão organizacional, mas também serve de base para planejar a compra de novos equipamentos. Além disso, ajuda a definir o período de manutenção e avaliar a durabilidade e qualidade de bens adquiridos.

Horas trabalhadas e horas extras

Uma empresa não vive apenas de vendas, estoque e bens materiais. É preciso também, que você faça a gestão de seus funcionários. O controle de horário não serve apenas para acompanhar atrasos ou faltas, ele se faz necessário também para monitorar horas extras ou banco de horas.

Através de uma planilha de controle de horas, tanto o gestor como o próprio funcionário podem conferir a quantidade de horas exercidas por mês, horas extras trabalhadas e os valores a serem acrescidos devido ao tempo adicional.

Gastos pessoais

Além da gestão financeira, também sabemos que o controle financeiro pessoal é importante. Preocupações com contas atrasadas ou juros acumulados, podem afetar seu desempenho gerindo a empresa ou fazendo com que você misture a conta jurídica com a física.

Pensando nisso, criamos uma planilha de gastos pessoais que o ajudará a manter suas contas em dia e ter uma visão mais ampla de suas despesas mensais. Com isso, você mesmo poderá fazer uma análise sobre seus gastos e fazer cortes que julgar necessário.

As planilhas não são suficientes?

Esperamos que a planilha de gestão grátis seja útil para você e sua empresa.

Mas, sabemos que com o crescimento do negócio fazer o preenchimento manual de diversas planilhas é uma tarefa inviável e fará você perder um tempo precioso. Tempo esse que poderia ser investido em novas oportunidades de crescimento de sua empresa.

Caso a planilha gestão de negócios se torne inviável, a dica é conhecer o sistema de gestão online da VHSYS. Através dele, você poderá gerir seu negócio com muito mais eficácia e ainda automatizar rotinas.

O VHSYS conta com módulos para controle de estoque, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, relatórios automatizados além de emitir todos os tipos de notas fiscais (NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e, MDF-e, etc).

Você pode testar o VHSYS totalmente grátis por 7 dias. Aproveite!

Quer receber mais conteúdos como esse? Então, assine a nossa newsletter.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

8 respostas

    1. Oi João, tudo bem?

      Você pode usar a planilha de Fluxo de Caixa disponível no post para fazer o controle diário também.

      Até mais!

    1. Olá, Cleonice
      Essas planilhas são essenciais e ajudam muito na gestão do negócio.
      Para baixar elas é super fácil, basta clicar em qualquer uma delas, preencher com os dados e pronto.
      Nossas planilhas são totalmente gratuitas.

      Se ainda tiver alguma dúvida pode falar com a gente.

      Até logo! 🙂

  1. Boa tarde! Excelente site e as planilhas são muito bem elaboradas e certamente ajudarão bastante nos controles da minha microempresa!!!

    1. Olá. Elias. Tudo bem?
      Ficamos muito felizes de saber que você tem gostado do nosso trabalho.
      Estaremos sempre à disposição para o que precisar. Conte com a gente!

      Até logo! 😀

    1. Obrigada pelo Feedback, ficamos feliz que o conteúdo tenha te ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!