Planilha Fluxo de Caixa - Baixe gratuitamente no blog VHSYS

Planilha Fluxo de Caixa

Bruna Wagner

O fluxo de caixa é um dos registros mais importantes de uma empresa. Muitas vezes, pode parecer simples gerenciar uma empresa, mas é preciso ficar atento ao fazer o registro de todas as informações do negócio. 

Fazer um bom controle do fluxo de caixa é fundamental. Isso porque, ele é a forma de controlar as entradas e saídas da empresa. Dessa forma, para que o negócio tenha estabilidade, é preciso gerenciar muito bem o financeiro. 

A partir do momento que o empreendedor deixa de registrar informações importantes como a movimentação do seu fluxo de caixa, corre o risco de perder todo o controle do seu negócio.

Portanto, manter um registro sempre atualizado de todas as movimentações de entrada e saída de dinheiro contribui para uma visão a longo prazo da sua empresa.

Com o fluxo de caixa, você acompanha de forma diária, semanal, mensal e até anual a movimentação de seu dinheiro. 

Mas, para isso, é preciso contar com uma boa ferramenta de controle. O mais utilizado pelos empreendedores, é a planilha de fluxo de caixa

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é fluxo de caixa, assim como disponibilizar uma planilha totalmente grátis. Confira! 

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que tem como principal objetivo apresentar projeções de períodos futuros de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da uma empresa. Além disso, apresenta controles de saldos financeiros.

Então, o fluxo de caixa não serve só para controlar o saldo bancário de uma empresa? Definitivamente não. Além de outras funcionalidades, com ela é possível fazer cinco diferentes comparações:

Saldo Inicial: é o dinheiro disponível em todas as contas da empresa;

Entrada de caixa: são vendas realizadas à vista ou outros recebimentos;

Saídas de caixa: todos os pagamentos realizados;

Saldo operacional: é o resultado das entradas de caixa menos a saídas de caixa;

Saldo final de caixa: É a soma do saldo inicial com o saldo operacional. 

É importante ressaltar, que o fluxo de caixa é bem diferente do controle de caixa. Este controle é responsável por projetar a disponibilidade de saldo em um período futuro do negócio. 

>> Saiba como controlar o fluxo de caixa

Por que usar uma planilha de fluxo de caixa? 

Com uma planilha fluxo de caixa, o empreendedor vai ter o controle de todas as movimentações financeiras da sua empresa. Dessa forma, mantém todas os dados organizados, facilitando a interpretação dos dados e contribuindo para a definição dos próximos passos do negócio. 

Como vimos anteriormente, o controle de fluxo de caixa pode ser feito de maneira diária, semanal, mensal e até anual. Mas, é recomendado que o gestor ou mesmo seu financeiro, acompanhe esses dados diariamente. Dessa forma, é muito mais fácil ter controle sobre as receitas e gastos da empresa. 

Além disso, fica muito mais fácil fazer as projeções de fluxo de caixa para as próximas semanas e meses. Assim, o empreendedor vai conseguir identificar quanto de capital financeiro ele vai precisar ter disponível para o dia do pagamento de seus funcionários, por exemplo.

planilha fluxo de caixa

Quais as vantagens da planilha de fluxo de caixa? 

Uma das maiores preocupações de qualquer gestor é com o financeiro. E, realmente é preciso acompanhar de perto todas as rotinas que envolvem este setor da empresa. 

Para cuidar do fluxo de caixa do negócio, uma planilha pode ajudar muito no processo. Além disso, você tem algumas vantagens como:

Projeção de faturamento

Fazendo uso da planilha, fica muito mais fácil projetar o orçamento da empresa para o período que desejar.

Gestão organizada 

Com a planilha fluxo de caixa, você tem muito mais controle em um só das entradas e saídas da empresa. Dessa forma, não corre o risco de ter informações desencontradas.

Controle de contas

Na planilha de fluxo de caixa, você também tem mais controle sobre os prazos de pagamento das contas da empresa, assim como de recebimento do clientes. Assim, fica em dia com as obrigações e maior controle sobre a inadimplência.

>> Confira 5 erros comuns ao fazer o fluxo de caixa

Planilha de Fluxo de Caixa VHSYS

A VHSYS preparou uma Planilha de Fluxo de Caixa. Nela, é possível fazer os lançamentos de todas as entradas e saídas de recursos financeiros da sua empresa, além de apresentar as projeções da área.

Vale lembrar que todos os dados lançados dentro da planilha são convertidos em indicadores em formato de gráfico. Dessa forma, facilita a análise e interpretação das informações, além de permitir fazer comparações com períodos anteriores ou futuros ao que estão sendo examinados.

Aproveite e baixe agora mesmo, gratuitamente, a planilha fluxo de caixa da VHSYS.

planilha fluxo de caixa

Quando migrar da planilha para um sistema de gestão? 

Conforme a empresa vai crescendo, maior é a rotina de atualização de dados do financeiro, principalmente do fluxo de caixa. 

Dessa forma, pode ser que a planilha não comporte mais a quantidade de dados. Ou mesmo, o gestor passe muito tempo atualizando as informações no documento. 

Quando isso acontece, o mais indicado é que o gestor migre das planilhas para um sistema de gestão. Neste programa, você consegue fazer de forma automatizada o controle das rotinas financeiras da empresa como um todo, não somente o fluxo de caixa. 

Além disso, é possível fazer o controle de vendas, emissão de notas fiscais e até o controle de estoque. Dessa forma, todas as áreas da empresa ficam integradas, trazendo mais segurança das informações e facilitando ainda mais as projeções financeiras. 

O VHSYS é um sistema de gestão completo, com fluxo de caixa, contas a pagar e receber, DRE Gerencial e demais ferramentas de controle de vendas, estoque e emissão de notas. 

Você pode testar o VHSYS gratuitamente por 7 dias. Aproveite! 

Quer receber mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter 🙂 

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Bruna Wagner
Sobre o autor
Bruna Wagner
Jornalista por formação, começou a atuar com comunicação e marketing durante a faculdade. É apaixonada por produzir conteúdos ricos que ajudam empresários a chegar ao sucesso com seu negócio. Atua como Assistente de Conteúdo, na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações