PF realiza operação contra fraude no INSS - VHSYS Blog

PF realiza operação contra fraude no INSS

VHSYS

A Polícia Federal (PF) desarticulou ontem uma quadrilha que fraudava benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ”Operação S.O.S” realizou o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em Curitiba e região metropolitana. O trabalho foi realizado por meio da unidade especializada da PF na repressão de crimes previdenciários com o apoio do Ministério da Previdência Social e do Ministério Público Federal.

Seis mandados foram cumpridos em Curitiba e um em São José dos Pinhais, nas residências de intermediários e em seus escritórios, bem como na residência de um servidor do INSS. As investigações começaram em janeiro deste ano, a partir de dados da inteligência do Ministério da Previdência Social que indicaram a existência de concessões indevidas de benefícios assistenciais de amparo ao idoso. Cerca de 20 pessoas estavam envolvidas no esquema.

Foi identificada uma quadrilha formada por intermediários de benefícios previdenciários e um servidor do INSS de Curitiba, responsável por conceder os benefícios irregulares. De acordo com o chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado do Paraná da PF, Wagner Mesquita de Oliveira, a quadrilha vinha agindo desde 2005 e utilizava a falsificação de documentos na tentativa de enquadrar os segurados nas exigências legais. A fraude se completava com o servidor do INSS, integrante da quadrilha, que implantava os benefícios. Ele explicou que a quadrilha ficava com os três ou quatro primeiros salários das pessoas para as quais eram concedidos os benefícios irregulares.

Segundo Oliveira, até ontem, foram identificados 340 benefícios previdenciários concedidos de maneira irregular. O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 7 milhões. No entanto, as investigações podem apontar que as perdas para os cofres públicos sejam ainda maiores. A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar do servidor do INSS. Até ontem, ainda não tinham sido realizadas prisões.

O benefício assistencial de amparo ao idoso é assegurado por lei às pessoas que comprovarem possuir acima de 65 anos de idade, que não recebem nenhum benefício previdenciário e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a 25% do salário mínimo.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais