Entenda o que é nota fiscal de entrada e saiba como lançar - Blog VHSYS

Para que serve a nota fiscal de entrada?

Consultor VHSYS

Para que serve a nota fiscal de entrada?

A nota fiscal de entrada e nota fiscal de saída, qual a diferença? Toda empresa após realizar uma venda precisa emitir uma nota fiscal ao consumidor, essa nota fiscal é chamada de “Nota fiscal de saída”. Logo, a nota fiscal de entrada ocorre quando existe a “compra” de um produto. Vamos entender melhor o que é e para que serve a nota fiscal de entrada?

A nota fiscal de entrada se trata de uma nota fiscal eletrônica, nf-e, que representa a entrada de um produto em seu estoque quando o produto for destinado à venda; ou um produto que garanta o funcionamento de sua empresa a aquisição de um computador, por exemplo.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Por que baixar nota fiscal de entrada?

A nota fiscal eletrônica de cada compra realizada garante que a gestão de sua empresa seja adequada.

Ela evita ainda problemas fiscais, protegendo sua empresa do uso indevido de seu CNPJ, como o lançamento de notas frias. Se notar alguma atividade suspeita busque as instâncias competentes como a “manifestação de destinatário”. Esse instrumento permite que uma empresa comunique sobre documentos fiscais lançados por terceiros sem o conhecimento dos responsáveis, por meio dele, sua empresa manifesta se participou sim ou não de determinado processo. Pode-se ainda acusar o não recebimento da mercadoria ou a recusa da mesma.

Como baixar a nota fiscal de entrada?

Acesse o portal da Secretaria da Fazenda Nacional:

Uma vez no portal escolha a função “consultar NF-e Completa. Em seguida, informe a chave de acesso da NF-e, informe ainda o captcha e clique em continuar”.

Uma vez localizada a nota fiscal em questão ela pode ser baixada. Basta confirmar o certificado digital de sua empresa e armazenar a nota fiscal.

Esse processo apesar de simples pode levar algum tempo, precioso para sua empresa. Para agilizá-lo é possível contar com as facilidades do sistema de gestão da VHSYS. Falamos em outro post sobre as funcionalidades da nota fiscal de entrada.

Este artigo te ajudou? Esperamos que ele tenha mostrado como é importante manter suas notas fiscais organizadas. Se ainda restou alguma dúvida sobre esse tema ou se, por outro lado, você gostaria de ver outro tema abordado, deixe sua ideia nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais