Se você trabalha com essas plataformas ou conhece algum restaurante que trabalha, sabe o quão confuso é a administração de diversos pedidos em mais de um aplicativo ao mesmo tempo, tal fato pode gerar atraso e confusões na entrega, além da insatisfação de clientes.
Esse é o principal problema que o Open Delivery quer solucionar 🙂
A plataforma propõe um ambiente virtual que unificaria todas as informações recebidas e enviadas de todos os aplicativos de delivery (como o iFood, Uber Eats, Rappi, aiqfome, etc) que um estabelecimento está conectado, mas não apenas isso a plataforma que pretende revolucionar todo esse setor trazendo maior rapidez, facilidade na gestão de pedidos, satisfação ao cliente e diversas vantagens para os restaurantes, para os aplicativos e também para os clientes.
Vale ressaltar que o projeto também quer incluir outros mercados como o setor da logística de entrega, gestão, sistemas, PDV e o setor do marketplace também! Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura e veja abaixo o que vamos abordar neste artigo 🙂
- O que é, e como surgiu o open delivery?
- Como o open delivery funciona?
- Quais são as vantagens de incluir open delivery no seu negócio?
- Como aderir ao open delivery?
O que é, e como surgiu o open delivery?
O Open Delivery é uma plataforma que unifica dados de mais um aplicativo de delivery e ela surgiu exatamente por conta dos diversos problemas de sistema, comunicação, rapidez e gestão dentro dos restaurantes que os aplicativos de delivery vem causando.
Observando essa lacuna, a Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, criou e atualmente também coordena o projeto do Open Delivery, juntamente com os cocriadores Carlos Netto e Célio Salles.
Além de unificar o sistema dos aplicativos de delivery para o restaurante, também poderá incluir outros serviços, como de operadores logísticos, fazendo com que as entregas sejam rastreáveis e mais rápidas.
Também será possível integrar outros aplicativos de venda, como os marketplace, facilitando para todos produtores a venda dos seus produtos. Também inclui softwares de gestão, PDV e maquininhas.
Abaixo iremos utilizar um exemplo para facilitar a sua compreensão de como funciona o Open delivery e de suas aplicações.
Como o open delivery funciona?
Para você entender melhor, vamos apresentar o sistema com um exemplo, um restaurante que trabalha com os aplicativos de delivery iFood e Uber eats precisa realizar o cadastro separadamente para cada aplicativo, também gerenciar os pedidos, alterações de cardápio e promoções em cada um deles.
Caso o restaurante e os aplicativos ingressassem na plataforma, o restaurante teria um único sistema que receberia todos os pedidos de todos os aplicativos que está cadastrado, o sistema Open Delivery.
Além dos pedidos, também todas as alterações que o restaurante quiser realizar serão atualizadas ao mesmo tempo, em todas as plataformas, e terão o mesmo padrão, não precisando realizar o trabalho mais de uma vez em diferentes padrões.
Por exemplo, o modelo do cardápio seria aceito por ambos aplicativos, também as promoções e outras informações que possam ser necessárias, ressaltando que seriam atualizadas ao mesmo tempo, em todos os aplicativos conectados e cadastrados na plataforma.
Lembrando que para o consumidor não irá alterar nada na interface, ele irá mexer diretamente nos aplicativos de delivery isolados, como ocorre hoje em dia, o Open Delivery é uma solução para a gestão dentro dos restaurantes.
Mas, se você ainda está se perguntando quais as vantagens desse aplicativo de integração para você, veja o próximo tópico!
Quais são as vantagens de incluir open delivery no seu negócio?
Seguindo o nosso exemplo, para o restaurante uma das vantagens é a praticidade e rapidez, possuir todos os pedidos num único lugar irá ajudar na organização, gestão e rapidez na entrega dentro do próprio restaurante.
Também será mais simples e fácil se associar a outros aplicativos de delivery, pois a sua conta já está criada e tal ato será muito mais rápido e fácil, o que gerará novas portas para novos clientes. Outro ponto é que como se tornará mais fácil ingressar em diferentes aplicativos, o valor da taxa paga do restaurante para o aplicativo tende a abaixar pois, a concorrência de aplicativos será maior, o que também irá diminuir a chance de monopólio.
Para o consumidor, o número de opções de restaurantes nos aplicativos irá aumentar pois, se tornará mais simples o ingresso dos mesmos no aplicativo, gerando mais opções de comidas.Portanto, terá mais concorrência nos aplicativos, tanto de opções de comidas quanto de restaurantes, assim o preço dos produtos serão mais variados, gerando uma economia financeira para o cliente.
Para os aplicativos de delivery a vantagem é que cada vez mais restaurantes irão ingressar no seu serviço pela praticidade que será, portanto, terão mais lucros e serão cada vez mais conhecidos e divulgados.
Também surgiram outros tipos de serviços com a integração do marketplace e de outras empresas, trazendo cada vez mais rapidez e organização aos mais diversos pedidos realizados pelos clientes.
Como aderir ao open delivery?
Para aderir ao sistema é muito simples, basta acessar ao site da Open Delivery e ir na aba “se interessou?” e preencher os dados que a própria Open Delivery entrará em contato com você.
O sistema ainda está evoluindo e tem a promessa de ajudar muitos empreendedores por ser uma solução simples, mas que pode acelerar o crescimento de diversas empresas em diferentes mercados.
E você, o que achou dessa nova solução tecnológica? Possui interesse em aderir ela? Ela iria facilitar o dia a dia da sua empresa ou de alguém que você conheça? Comente aqui seu relato, ou opinião para compartilhamos experiências.
E não esqueça que postamos semanalmente os mais diversos conteúdos relacionados ao empreendedorismo, então nos acompanhe para sempre ficar ligado nas novidades e dicas! Até a próxima 🙂