Open Delivery, a eficiência no ambiente de delivery.

InícioMarketing DigitalOpen Delivery, a eficiência no ambiente de delivery.
A plataforma Open Delivery está vindo para revolucionar o ambiente delivery, tanto para os compradores, quanto para os vendedores. Ela irá trazer facilidade e eficiência para esse ramo a partir da unificação de informações. 

Se você trabalha com essas plataformas ou conhece algum restaurante que trabalha, sabe o quão confuso é a administração de diversos pedidos em mais de um aplicativo ao mesmo tempo, tal fato pode gerar atraso e confusões na entrega, além da insatisfação de clientes.

Esse é o principal problema que o Open Delivery quer solucionar 🙂

A plataforma propõe um ambiente virtual que unificaria todas as informações recebidas e enviadas de todos os aplicativos de delivery (como o iFood, Uber Eats, Rappi, aiqfome, etc) que um estabelecimento está conectado, mas não apenas isso a plataforma que pretende revolucionar todo esse setor trazendo maior rapidez, facilidade na gestão de pedidos, satisfação ao cliente e diversas vantagens para os restaurantes, para os aplicativos e também para os clientes.

Vale ressaltar que o projeto também quer incluir outros mercados como o setor da logística de entrega, gestão, sistemas, PDV e o setor do marketplace também! Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura e veja abaixo o que vamos abordar neste artigo 🙂

O que é, e como surgiu o open delivery?

O Open Delivery é uma plataforma que unifica dados de mais um aplicativo de delivery e ela surgiu exatamente por conta dos diversos problemas de sistema, comunicação, rapidez e gestão dentro dos restaurantes que os aplicativos de delivery vem causando. 

Observando essa lacuna, a Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, criou e atualmente também coordena o projeto do Open Delivery, juntamente com os cocriadores Carlos Netto e Célio Salles.

Além de unificar o sistema dos aplicativos de delivery para o restaurante, também poderá incluir outros serviços, como de operadores logísticos, fazendo com que as entregas sejam rastreáveis e mais rápidas. 

Também será possível integrar outros aplicativos de venda, como os marketplace, facilitando para todos produtores a venda dos seus produtos. Também inclui softwares de gestão, PDV e maquininhas

Abaixo iremos utilizar um exemplo para facilitar a sua compreensão de como funciona o Open delivery e de suas aplicações.

Como o open delivery funciona?

Para você entender melhor, vamos apresentar o sistema com um exemplo, um restaurante que trabalha com os aplicativos de delivery iFood e Uber eats precisa realizar o cadastro separadamente para cada aplicativo, também gerenciar os pedidos, alterações de cardápio e promoções em cada um deles.

Caso o restaurante e os aplicativos ingressassem na plataforma, o restaurante teria um único sistema que receberia todos os pedidos de todos os aplicativos que está cadastrado, o sistema Open Delivery.

Além dos pedidos, também todas as alterações que o restaurante quiser realizar serão atualizadas ao mesmo tempo, em todas as plataformas, e terão o mesmo padrão, não precisando realizar o trabalho mais de uma vez em diferentes padrões.

Por exemplo, o modelo do cardápio seria aceito por ambos aplicativos, também as promoções e outras informações que possam ser necessárias, ressaltando que seriam atualizadas ao mesmo tempo, em todos os aplicativos conectados e cadastrados na plataforma.

Lembrando que para o consumidor não irá alterar nada na interface, ele irá mexer diretamente nos aplicativos de delivery isolados, como ocorre hoje em dia, o Open Delivery é uma solução para a gestão dentro dos restaurantes. 

Mas, se você ainda está se perguntando quais as vantagens desse aplicativo de integração para você, veja o próximo tópico!

Quais são as vantagens de incluir open delivery no seu negócio?

Seguindo o nosso exemplo, para o restaurante uma das vantagens é a praticidade e rapidez, possuir todos os pedidos num único lugar irá ajudar na organização, gestão e rapidez na entrega dentro do próprio restaurante.

Também será mais simples e fácil se associar a outros aplicativos de delivery, pois a sua conta já está criada e tal ato será muito mais rápido e fácil, o que gerará novas portas para novos clientes. Outro ponto é que como se tornará mais fácil ingressar em diferentes aplicativos, o valor da taxa paga do restaurante para o aplicativo tende a abaixar pois, a concorrência de aplicativos será maior, o que também irá diminuir a chance de monopólio.

Para o consumidor, o número de opções de restaurantes nos aplicativos irá aumentar pois, se tornará mais simples o ingresso dos mesmos no aplicativo, gerando mais opções de comidas.Portanto, terá mais concorrência nos aplicativos, tanto de opções de comidas quanto de restaurantes, assim o preço dos produtos serão mais variados, gerando uma economia financeira para o cliente.

Para os aplicativos de delivery a vantagem é que cada vez mais restaurantes irão ingressar no seu serviço pela praticidade que será, portanto, terão mais lucros e serão cada vez mais conhecidos e divulgados.

Também surgiram outros tipos de serviços com a integração do marketplace e de outras empresas, trazendo cada vez mais rapidez e organização aos mais diversos pedidos realizados pelos clientes. 

Como aderir ao open delivery?

Para aderir ao sistema é muito simples, basta acessar ao site da Open Delivery e ir na aba “se interessou?” e preencher os dados que a própria Open Delivery entrará em contato com você.

O sistema ainda está evoluindo e tem a promessa de ajudar muitos empreendedores por ser uma solução simples, mas que pode acelerar o crescimento de diversas empresas em diferentes mercados.

E você, o que achou dessa nova solução tecnológica? Possui interesse em aderir ela? Ela iria facilitar o dia a dia da sua empresa ou de alguém que você conheça? Comente aqui seu relato, ou opinião para compartilhamos experiências.

E não esqueça que postamos semanalmente os mais diversos conteúdos relacionados ao empreendedorismo, então nos acompanhe para sempre ficar ligado nas novidades e dicas! Até a próxima 🙂

Leticia Basso
Microempreendedora, Graduada em engenharia mecânica na UTFPR. Pesquisadora, apaixonada por buscar metodologias, e hipóteses em diversas áreas para conhecimento. Já realizou trabalhos voluntários com crianças na sua cidade,  tem certificações em criação de conteúdo para web, responsabilidade social e sustentabilidade, e grande experiência como Redatora.

Assuntos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.