O que é gestão do conhecimento?

Jorge

O que é gestão do conhecimento?

No universo corporativo, assim como em determinadas áreas, há um vocabulário específico. Gestão do conhecimento, por exemplo, é uma expressão recorrente. Para entender o que é como usá-la em sua empresa, continue lendo este artigo.

Gestão do conhecimento: o conceito

O conceito de gestão do conhecimento é amplo e abraça várias estratégias adotadas por empresas para organizar suas atividades. De modo resumido, podemos entender a gestão do conhecimento como a prática de identificar e analisar conhecimento disponíveis –  e desejáveis – para  desenvolvimento da empresa no mercado.

Isso remete à necessidade de realizar um diagnóstico dos conhecimentos, e habilidades, que os colaboradores, ou membros de uma equipe possuem e que podem e devem ser utilizados para o crescimento da empresa. Ao identificar esses conhecimentos, passa-se à fase de gestão. É encontrar ferramentas para que os conhecimentos identificados transformem-se e transforme os processos internos da empresa.

Ou seja, falamos aqui na capacidade de fazer com que esses profissionais ampliem suas habilidades, introjetando-as na cultura de sua empresa. Desse modo, a empresa funciona melhor a partir desses conhecimentos sem, no entanto, tornar-se refém de funcionários específicos.

Para isso é interessante que ao conhecer seus profissionais, saber qual a formação de cada um. E, mais ainda, entender quais suas aspirações. Ao saber que um colaborador estudou marketing, por que não utilizá-lo para ensinar aos outros? Organize treinamentos, onde cada membro fica responsável por apresentar sua área de formação.

Aumente a produtividade de sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Também é interessante investir nas habilidades desejáveis, para sua empresa e seu colaborador. Descobriu que um funcionário se interessa por redação publicitária? Invista em sua formação e depois realize treinamentos, ministrados por ele, para sua equipe. É uma excelente oportunidade para fazer com que o trabalhador se sinta valorizado, além de estreitar laços entre os membros.

As ações apontadas acima contribuem para o fortalecimento do endomarketing, também chamado de marketing interno em sua empresa. Isso porque o endomarketing consiste em criar estratégias para disseminar a cultura de sua empresa, criando identificação entre seus colaboradores. E, como sabemos, colaboradores que se sentem úteis e instigados costumam ser os melhores propagandistas da empresa.

Como dissemos ao longo deste artigo, é preciso conhecer seus colaboradores, reconhecer suas habilidades e premiar a pró-atividade. A melhor maneira de fazer isso é praticando a gestão de conhecimento, que culmina no endomarketing. Com essas ações, seus colaboradores ficaram mais motivados e, portanto, as chances de seu negócio crescer são maiores.

Este artigo te ajudou? Então, comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações