Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Gestão do Negócio

Controle patrimonial: saiba a diferença entre ativo fixo e ativo circulante

Controle patrimonial: saiba a diferença entre ativo fixo e ativo circulante

O vocabulário relacionado ao universo da gestão de empresas tem expressões características. Entendê-las é essencial para que as atividades se desenvolvam da maneira mais adequada, consistindo em um capital social a ser explorado pelo empreendedor. Neste artigo vamos falar sobre ativo fixo e circulante e como aplicá-los no seu negócio. Confira!

O que são os ativos?

Na área de economia quando alguém fala em ativos, esta pessoa está fazendo referência aos bens e direitos que as empresas possuem. Tudo que tem valor monetário para o negócio e está em seu controle – seja tangível ou não – e que se espera gerar benefícios econômicos a curto, médio ou longo prazo se enquadra nessa categoria. Esta definição compreende desde o mobiliário até a marca do empreendimento.

 Planilha Controle de Bens

Existem duas classificações principais para os ativos:

Ativo fixo

Também chamado de ativo imobilizado, ele consiste em bens permanentes que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, ou seja, possuem menos liquidez. Neste tipo de item considera-se artigos como mobília, máquinas, veículos e materiais de escritório. Em resumo: tudo que possa ser definido como essencial para o funcionamento de uma empresa é definido como um ativo fixo.

Quando se trata dessa classificação ainda existe a divisão entre ativos tangíveis e intangíveis:

Ativos Tangíveis: tratam-se de bens palpáveis, que possuem materialidade, como mobília, equipamentos e prédios, por exemplo.

Ativos Intangíveis: são os objetos abstratos, aqueles que não podem ser tocadas, sendo representadas por direitos de ordem jurídica ou econômica. Direitos de patentes e nomes, por exemplo, são um tipo de ativo fixo intangível.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Ativo circulante

Ao contrário do fixo, o ativo circulante trata-se de bens que podem ser convertidos em dinheiro rapidamente, em curto prazo. Em geral, os itens que são considerados como circulantes são dinheiro em caixa, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, mercadorias, matéria-prima e títulos, por exemplo.

Para a contabilidade, o período de 12 meses a partir da data do balanço patrimonial é considerado curto prazo. Ou seja, o que for recebido durante este determinado tempo é enquadrado como ativo circulante.

Porque realizar a gestão dos ativos da empresa

Entender as diferenças e a importância de cada tipo de ativo é essencial para realizar um controle patrimonial eficiente. Considerar os bens e direitos é uma das tarefas que formam o balanço patrimonial da empresa, representação que ajuda a avaliar corretamente sua situação contábil e financeira. Assim, fazer a gestão desses recursos é crucial para que um negócio se mantenha no mercado.

Existem diferentes maneiras de se realizar um controle de patrimônio, mas uma das mais eficientes é a adoção de um sistema de gestão integrado. Esta ferramenta organiza as informações da empresa, fornecendo relatórios detalhados sobre cada setor. Desse modo, o empreendedor dispõe de condições para tomar atitudes mais adequadas ao seu posicionamento.

O sistema VHSYS possui módulos completos – englobando as áreas financeira, compras, estoque, serviços, vendas e faturamento – e traz funcionalidades que irão facilitar a gestão da sua empresa. Realize operações como fluxo de caixa, contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, giro de estoque, ordem de compra e muito mais – tudo com praticidade e agilidade.

Além disso, o software possui uma exclusiva Loja de Aplicativos, com ferramentas específicas para as necessidades cotidianas do seu negócio. Entre elas, o Controle de Bens, que irá te ajudar na administração dos ativos da empresa, possibilitando consultar informações importantes (como valor monetário, taxa de depreciação anual e garantia) de cada item e deixando esse processo mais rápido e eficiente.

Tenha mais eficiência na gestão da sua empresa e teste gratuitamente o VHSYS!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais

Emissor de Nota Fiscal

Teste Gratuitamente por 7 dias!

Experimente agora