Conecte-se ao empreendedorismo

Como emitir NFS-e em Vitória-ES?

Tempo de Leitura: 4 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e), é obrigatória para todas as empresas prestadoras de serviço e contribuintes do ISS (Imposto Sobre Serviço) de Vitória-ES. 

A NFS-e é um documento eletrônico, gerado e armazenado digitalmente no programa da prefeitura ou mesmo em emissores homologados. 

O documento serve para comprovar a prestação de serviço para pessoas físicas ou jurídicas. Também, garante a arrecadação de tributos e também diminui a sonegação de impostos. 

Cada prefeitura tem um sistema e regras diferentes para a emissão de notas fiscais de serviço. A cidade de Vitória, tem um processo mais simplificado, já que toda empresa cadastrada na prefeitura tem automaticamente permissão para emitir nota. 

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é NFS-e, como emitir o documento em Vitória e demais informações pertinentes sobre a nota fiscal. Acompanhe!

O que é NFS-e?

A NFS-e é a sigla para nota fiscal de serviço eletrônica. Ela serve para comprovar a prestação de serviços, como: manutenção de computadores, desenvolvimento de sites, lavanderias, consertos em geral, entre muitos outros. 

NFS-e_VHSYS

Dessa forma, todos os contribuintes de ISS (Imposto Sobre Serviços), devem emitir o documento a cada serviço prestado. 

Todas as empresas em Vitória tem liberação para emitir NFS-e?

Sim. Na abertura da empresa, a contabilidade tem como obrigatoriedade fazer o registro da mesma na prefeitura. 

Em Vitória, é registrado na prefeitura também os dados dos sócios. Dessa forma, todos têm acesso ao portal do ISS para fazer a emissão de nota fiscal. 

Sendo assim, é necessário ficar atento às mudanças no quadro societário. Quando feitas, é necessário comunicar o órgão, para que as devidas alterações sejam feitas. 

Mas, como o acesso é feito pelo sócio?

A prefeitura informa que o login é o CPF do sócio e a senha são os seis primeiros dígitos do CPF. No primeiro acesso da empresa, é importante que seja solicitada a liberação de emissão de notas fiscais. Para isso basta seguir o passo a passo

1) Acessar o sistema da prefeitura;

2) Acessar a função documentos fiscais;

3) Fazer a solicitação da AIDF para NFS-e.

Normalmente, a liberação é automática. Mas, caso não seja é preciso aguardar que um funcionário da prefeitura faça a liberação e o comunique. 

Após isso, a emissão da nota fiscal de serviço pode ser feita tanto no site da prefeitura, quanto via um emissor. Mas, é importante ficar atento se o emissor escolhido tem homologação na prefeitura de Vitória. 

Emita suas notas fiscais com praticidade! Conheça o sistema de gestão VHSYS

Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?

Para a emissão de nota fiscal de serviço, é necessário que o contribuinte possua o certificado digital. Ele pode ser nos modelo A1 e A3 e precisa ser emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Entenda abaixo qual a diferença de cada certificado digital:

Certificado digital A1 

É um arquivo instalado no computador, não possui token ou smart card. Além disso, ele pode ser instalado em diversos computadores, o que facilita a operação da empresa. 

Certificado digital A3

Neste formato, o certificado tem o formato de cartão (precisa de leitora para ser acessado em um computador) ou token. Ele não é tão prático quanto o modelo A1, pois para utilizar em outro computador, é preciso informar uma senha específica. 

É obrigatório emitir notas pelo programa da prefeitura? 

Não. Você pode optar por usar um emissor da sua preferência para a emissão de NFS-e em Vitória. Mas, é necessário que fique atento a um fator: o emissor escolhido precisa ser homologado na prefeitura. 

Existem diversos modelos de emissor no mercado. Cada um tem características diferentes, mas no geral suas funcionalidades são:

  • O armazenamento do documento é feito por 5 anos, como exige a lei;
  • Reduz seus espaços de armazenamento no escritório;
  • Além de NFS-e, pode emitir também demais tipos de notas como a NF-e e NFC-e;
  • É possível emitir o documento em lotes. 

Além do emissor de nota fiscal, o empreendedor tem optado também por programas mais completos de gestão e emissão do documento. 

Esses programas, são sistemas de gestão. Com ele, além de poder emitir vários tipos de notas fiscais, ainda é possível fazer o controle financeiro, de vendas e estoque. Todas as funcionalidade são integradas, trazendo a maior segurança das informações da empresa. 

O VHSYS é um sistema de gestão online, que possui todas essas funcionalidades. Com ele, o gestor otimiza tempo, automatiza rotinas e ainda consegue gerir a empresa de onde estiver. Você pode testar gratuitamente todas as funcionalidades do VHSYS. Aproveite!

Funcionalidades de VHSYS
Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!