Como emitir NFS-e em Três Lagoas-MS?

VHSYS

A emissão da nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) na cidade de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul, é obrigatória para todos os serviços prestados desde 2014.

Assim as empresas que prestam serviços para outras empresas ou para pessoas físicas, necessitam emitir Nota fiscal Eletrônica de serviço.

A NFS-e é um documento que só existe digitalmente e que foi criado para modernizar o processo de emissão das notas, muito mais prático que as antigas notas impressas.

Desta forma, as NFS-e emitidas por sua empresa vão diretamente para o sistema da prefeitura para apuração dos impostos.

A NFS-e pode ser emitida tanto pelo sistema disponibilizado pela prefeitura quanto também por emissores de notas ou sistemas de gestão empresarial, como o ERP da VHSYS.

Neste post, vamos te ajudar a entender como emitir o documento em Três Lagoas e demais informações pertinentes a emissão da nota fiscal. Acompanhe! 

O que é preciso para emitir NFS-e em Três lagoas?

Para que o contribuinte possa emitir nota fiscal de serviço em Três lagoas, é necessário fazer um requerimento junto a prefeitura. 

Para obter acesso ao sistema eletrônico emissor da NFS-e, o prestador de serviços deverá promover seu credenciamento junto à administração tributária municipal, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • protocolo de solicitação de credenciamento para obtenção da senha de acesso, emitido no sistema eletrônico de emissão de NFS-e da prefeitura.
  • atos constitutivos da pessoa jurídica (Estatuto ou Contrato Social) ; 
  • RG e CPF do sócio, administrador ou procurador responsável pelo credenciamento, acompanhados do original ou cópia autêntica da procuração, seja ela pública ou particular com firma reconhecida. 

1º passo :

Entre no site Portal econômico da prefeitura de Três Lagoas, acesse a opção “Assistente de credenciamento”, clique em “iniciar credenciamento para empresa do município” e siga os passos informados na tela preenchendo os dados solicitados.

1_Passo_emissão_NFS-e_TresLagoas_VHSYS
2_Passo_emissão_NFS-e_TrêsLagoas_VHSYS

Imprima o termo de responsabilidade ao final do processo.

2º Passo:

Entregue na prefeitura de Três Lagoas o termo juntamente com os documentos listados acima.

3º Passo:

Após o envio dos documentos, a administração tributária municipal comunicará, por e-mail, a liberação do pedido de autorização e a senha de acesso. 

4º Passo:

Após receber a senha de acesso, você terá acesso ao sistema para emissão de  NFS-e, que será emitida em sistema online, por meio da Internet, no endereço eletrônico do portal econômico da prefeitura.

4_Passo_Emissão _de_NFS-e_TrêsLagoas_VHSYS

A NFS-e emitida deverá ser impressa em via única e entregue ao tomador de serviços, podendo também lhe ser enviada por e-mail. 

Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?

Para a emissão de NFS-e via portal da prefeitura de Três Lagoas, não é preciso fazer uso do certificado digital. A autenticação é feita pelo usuário via login e senha.

Mas, se o contribuinte optar por utilizar outro emissor, é necessário que possua o certificado digital. Sendo assim, o certificado é solicitado para que o arquivo seja assinado digitalmente e identifique o transmissor das informações.  

O certificado digital possui dois modelos que são mais usados para emissão de NFS-e: o A1 e A3. Entenda abaixo qual a diferença de cada um:

Certtificado_Digital_A1_A3_VHSYS
Emita suas notas fiscais com praticidade! Conheça o sistema de gestão VHSYS

Preciso usar o programa da prefeitura ou posso usar outro sistema? 

Caso empreendedor queira automatizar a emissão de NFS-e , é possível sim usar outro programa para a emissão de NFS-e. Mas, é bom estar atento ao escolher o emissor, pois ele precisa ter homologação junto a prefeitura de Três Lagoas. 

A emissão de NFS-e em um Software específico pode trazer mais vantagens que o sistema da prefeitura. Listamos abaixo algumas dessas vantagens:

  • Reduz seus espaços de armazenamento no escritório;
  • É possível emitir o documento em lotes.
  • O armazenamento do documento é feito por 5 anos, como exige a lei;
  • Além de NFS-e, pode emitir também demais tipos de notas como a NF-e e NFC-e;
Funcionalidades_Sistema_de_Gestão_VHSYS

Dessa maneira, as tarefas são automatizadas, gerando mais eficiência nos processos e rotinas . Além disso, as informações ficam centralizadas em um só lugar, podendo ser acessadas de onde estiver e na hora que quiser, já que o sistema é online. 

O VHSYS é um sistema de gestão integrado, com emissor de NFS-e e demais tipos de notas fiscais. Você pode conhecer todas as funcionalidades testando gratuitamente o sistema. Aproveite! 

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações