Conecte-se ao empreendedorismo

Como emitir NFS-e em Contagem-MG?

Tempo de Leitura: 4 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A (NFS-e) é a sigla para Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um documento gerado e armazenado digitalmente via sistema Web da prefeitura de Contagem-MG. A NFS-e formaliza a prestação de serviço entre prestador e cliente, e assim garante o recolhimento dos impostos gerados pela prefeitura da cidade. 

As empresas que possuem liberação para emitir o documento, podem gerar a NFS-e sem custo algum, pelo sistema disponibilizado pelo município .

Para ter acesso ao sistema de emissão do documento, é preciso que o empreendedor siga algumas exigências determinadas pela prefeitura. Algumas delas são: possuir CNPJ, inscrição municipal. 

Emitindo o documento o empreendedor tem os seguintes benefícios:

PRINCIPAIS VANTAGENS DE EMITIR NFS-e

Neste post, você vai entender melhor os passos que precisa seguir para se tornar a apto a emitir NFS-e em Contagem. Acompanhe! 

Como emitir NFS-e em Contagem-MG?

Para ter acesso ao portal de emissão de NFS-e do município de Contagem, é necessário que você faça um cadastro no sistema da prefeitura. Nesta etapa você vai precisar obrigatoriamente da sua Inscrição Municipal e CNPJ.

Com esses documentos em mãos, siga os seguintes passos para a liberação de sua empresa para a emissão de nota fiscal eletrônica em Contagem-MG

1. Efetue o cadastro primeiramente no portal do GissOnline, entrando no portal clique na opção “Ativar acesso contribuinte”.

Passo_1_Gissonline_VHSYS

2. Preencha o formulário com os  seguintes dados: Inscrição Municipal, Nº do CNPJ / CPF.

Lembrando que esse processo só será possível se sua Inscrição Municipal estiver ativa, caso sua empresa não tenha a inscrição, entre em contato com seu contador.

Passo_2_Gissonline_VHSYS
Passo_2.1_Gissonline_VHSYS

3. Agora entre novamente no portal GissOnline, na área destinada aos “contribuintes que possuem acesso”, e digite seu login e senha. No seu primeiro acesso será necessário alterar a senha para uma de sua preferência e após isso preencha um cadastro com os dados da empresa.

Passo_3_Gissonline_VHSYS
Passo_3.1_Gissonline_VHSYS

4. Depois de finalizar o cadastro, faça o login novamente no portal,  clique no campo prestador e depois em AIDF/NFE > Solicitação de AIDF/NFS-e, preencha a solicitação para emissão de NFS-e. Após isso, você terá que aguardar o prazo para liberação do cadastro.

5. Após obter liberação da prefeitura para emissão de NFS-e, acesse o portal do Ginfes

6. Clique na opção “Acesso exclusivo prestador “, área destinada ao prestador de serviços, que poderá efetuar a emissão, consulta, substituição e cancelamento da NFS-e. 

Passo_6_Ginfes_VHSYS

7. Indique a forma de acesso:

Passo_7_Ginfes_VHSYS

8. Fazendo o seu login no sistema você terá acesso a o menu, agora para emitir as NFS-e basta efetuar o cadastro com os dados da empresa clicando em “Manutenção” .

Passo_8_Ginfes_VHSYS

9. Concluindo os passos anteriores você já estará apto a emitir NFS-e! Para mais detalhes e passo a passo de como emitir NFS-e pelo sistema Ginfes, acesse o manual disponível no site do sistema.

Apesar do Ginfes ser uma opção gratuita, será necessário emitir manualmente cada NFS-e individual. Caso a empresa emita muitas notas fiscais, é possível automatizar e agilizar o processo utilizando um emissor de nota fiscal integrado a um sistema de gestão, como o ERP da VHSYS. 

Emita suas notas fiscais com praticidade! Conheça o sistema de gestão VHSYS

Certificado digital

Em Contagem, a nota fiscal pode ser emitida com o uso da senha de segurança, via portal do Ginfes.

Agora, se você optou por usar um emissor de sua escolha para emitir as NFS-e, é necessário possuir um certificado digital para conseguir lançar o documento.

Mas, qual certificado devo usar para emitir NFS-e?

Para a emitir as notas fiscais o certificado usado é o e-CNPJ. Ele é um documento eletrônico em forma de certificado digital, usado por pessoas jurídicas, e afirma a autenticidade das informações, e protege as transações eletrônicas, assim como a validade jurídica do documento.
Conheça as deferenças entre o modelo A1 e o A3:

Certificado digital A1 e A3_VHSYS

Emissor de nota fiscal de serviço

Emissor de nota fiscal de serviço é um programa que possui muitas funcionalidades para facilitar a emissão das NFS-e.

Além disso, várias empresas têm optado por um software de gestão com emissor de notas fiscais. Isso acontece, porque o sistema facilita o controle sobre os documentos e torna mais eficiente a coleta das informações para sua emissão.

Dessa forma, a rotina é automatizada, já que a gestão de estoque, vendas e financeiro ficam centralizadas em um só lugar, podendo ser acessadas de qualquer lugar e hora, já que o sistema  é online. 

O VHSYS é um sistema de gestão, com emissor de NFS-e e demais tipos de notas fiscais integrado. Você pode conhecer todas as funcionalidades, testando gratuitamente o sistema. Aproveite! 

EMISSÃO DE NFS-e USANDO VHSYS
Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!