Conecte-se ao empreendedorismo

Como emitir Nota Fiscal de Serviço em Brasília a partir de 2023?

Tempo de Leitura: 4 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A partir do dia 1º de janeiro de 2023, a emissão de Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) no DF passou a ser obrigatória para todas as empresas prestadoras de serviços em Brasília

A emissão da NFS-e no DF passou a seguir o padrão nacional e não será mais permitido emitir a nota fiscal conjugada. Além disso, as empresas precisam realizar o Cadastro Fiscal do Distrito Federal (CF/DF), diferente de outras cidades onde é necessário solicitar na prefeitura uma Inscrição Municipal para emitir a nota fiscal de serviço.

A mudança nas regras de emissão de notas fiscais impacta todas as empresas prestadoras de serviços de Brasília, pois todas precisam se adaptar às novas regras de emissão de NFS-e no DF.

O que mudou na emissão Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) em Brasília?

Até setembro de 2022, o Distrito Federal não havia implementado uma regulamentação da emissão de Notas Fiscais de Serviço. Então, as NFS-e em Brasília eram emitidas com a Nota Fiscal Eletrônica de Produto (NF-e), conhecida como Nota Conjugada. 

A partir de janeiro de 2023, com o lançamento da NFS-e no DF, as regras mudaram e a Nota Conjugada não será mais permitida. Todos os prestadores de serviço serão obrigados a utilizar a NFS-e, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs). 

Devido às novas regras para emissão de NFS-e no DF, a partir da implantação do Sistema de Gerenciamento do Imposto Sobre Serviços (ISS), os contribuintes sujeitos exclusivamente ao ISS estarão impedidos de emitir NF-e modelos 55 e 65.

Portanto, é imprescindível que os gestores se adequem quanto antes para evitar que suas atividades sejam prejudicadas por questões fiscais.

Como emitir Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) no DF em 2023?

O processo de emissão de NFS-e muitas vezes é mais simples do que emitir a NF-e conjugada, como era feito anteriormente.

  1. Faça o Cadastro Fiscal do Distrito Federal (CF/DF) 

O primeiro passo é realizar o Cadastro Fiscal do Distrito Federal que deve ser feito no site da AgênciaNET, portal oficial da Secretaria de Economia do Distrito Federal. Basta informar o CPF do responsável pela empresa e o e-mail. 

  1. Realize o cadastro no ISSNet do DF

Também é necessário se cadastrar no site ISSNet do DF. Informe o Certificado Digital em “Logar com o Certificado Digital”, ou digite o CPF e a senha na área de “Primeiro acesso ao ISSNET”.

  1. Solicite o RPS

Após conseguir acessar o sistema do ISSNet, no menu à direita no Portal do Ambiente de Produção, solicite a liberação de RPS clicando em: Solicitação de documentos Fiscais > Solicitar, como na imagem abaixo:

Quando a solicitação for concluída, o status ficará como “Entregue”:

Depois de concluir as três etapas de cadastro, é possível emitir a Nota Fiscal de Serviço no DF gratuitamente pelo site ISSNet, Portal da Secretaria de Fazenda, ou pelo aplicativo Nota Fácil disponível para Android e Apple Store. 

Ambos os portais permitem apenas a emissão de NFS-e, pois em Brasília não existe um portal gratuito para emissão de Notas Fiscais de Produtos, para isso é necessário utilizar um Sistema ERP.

Como emitir NFS-e do DF gratuitamente?

  1. Faça login no site do Portal da Secretaria de Fazenda ou no aplicativo Nota Fácil informando Certificado Digital ou CPF/Senha;
  2. No menu lateral, acesse a opção “Nova Nota Eletrônica”;
  3. Preencha os dados da NFS-e com todas as informações do seu cliente;
  4. Digite a Descrição da Nota, CNAE e o Valor dos Serviços que constarão na nota fiscal;
  5. Clique em “visualizar” para revisar se os dados preenchidos estão corretos, pois para solicitar o cancelamento da NFS-e depois de emitida é um processo lento e burocrático no Portal da Secretaria da Fazenda;
  6. Por fim, para emitir a NFS-e, clique na opção “Gravar”.

O que mudou na emissão NFS-e de Brasília para os clientes do ERP vhsys?

As empresas que utilizam o sistema de gestão vhsys para emitir notas fiscais de serviço no DF, como mostrado nos passos anteriores, devem:

  1. Realizar o Cadastro Fiscal do Distrito Federal;
  2. Se cadastrar no ISSNet do DF;
  3. Em seguida, solicitar o RPS.

Com essas três etapas concluídas, é preciso enviar as seguintes informações para o suporte da vhsys:

  1. Login e senha do sistema do GDF (Governo do Distrito Federal) ou Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal (composto por CPF e senha, ou acesso via Certificado Digital);
  2. Autorização para emitir nota de 1 real (no GDF ou Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal e no sistema vhsys);
  3. XML emitido no sistema do GDF ou Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal.

Sem essas informações e autorização para emitir nota, é inviável que a parametrização seja feita corretamente. É necessário passar por essas etapas simples devido às alterações nas regras do DF. Além disso, a série da nota fiscal de serviço precisa ser a número 03.

Como emitir NFS-e no DF no sistema vhsys?

No sistema, ao invés de acessar a área de “vendas” do ERP, para emitir uma NFS-e acesse o menu “Serviços”, depois “Notas Fiscais” e então “Adicionar”. 

Em seguida, basta escolher e adicionar as informações do cliente, caso ele ainda esteja cadastrado, e os serviços prestados. 

Emitir NFS-e com rapidez e eficiência

Para emitir uma Nota Fiscal de Serviço rapidamente, é ideal utilizar um sistema ERP, que entre tantas funcionalidades de gestão, tem como principal função a emissão de nota fiscal, permitindo que os prestadores de serviços gerem uma nota fiscal com muita agilidade.

O ERP ou emissor de nota fiscal eletrônica (NF-e) é integrado com a área de cadastros dos clientes e o histórico de serviços, permitindo que o empreendedor puxe automaticamente todos os dados para preencher sua nota de maneira muito rápida e com menor possibilidade de falhas.

Com um ERP como o vhsys, os empreendedores podem:

  • Emitir de notas de forma ilimitada
  • Obter o preenchimento automático dos dados
  • Emitir uma nota em até 2 minutos 
  • Enviar de XML e Danfe sem complicação
  • Integrar com todas as áreas do negócio
  • Realizar o cadastro de clientes
  • Fazer a gestão de serviços prestados
  • Ter o backup automático e ilimitado por até 5 anos

Experimente o ERP vhsys gratuitamente e emita notas fiscais sem complicação: inicie seu teste grátis agora mesmo! 

Como emitir Nota Fiscal de Serviço em Brasília a partir de 2023?
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

2 respostas

  1. A empresa já fez todos os processos acima , porem não estamos conseguindo emitir as notas pelo portal do VHSYS .Verifiquei que não é mais possível fazer conjugada .A empresa já fez todo processo porem preciso saber quando que vai esta liberado a emissão de notas no Distrito Federal no portal de vocês ?

    1. Olá, Tudo bem?

      A nossa equipe de atendimento vai entrar em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!