NF-e: Nota fiscal sem complicação

Fernando

NF-e: Nota fiscal sem complicação

Em que situações o MEI precisa emitir nota fiscal? Quais a diferença entre NF-e e outras todas? Entenda essa e outras questões neste artigo. Confira:

O MEI, microempreendedor individual, é obrigado a emitir notas fiscais na prestação de serviços e vendas realizadas para outras pessoas jurídicas, mesmo os órgãos públicos. Não há obrigatoriedade de emitir nota fiscal para vendas, ou serviços, para pessoas físicas, exceto se o consumidor assim desejar.

Uma das alternativas para a emissão de nota fiscal, são notas fiscais eletrônicas. Outra vez, o MEI não está obrigado a emitir a nota fiscal eletrônica (NF-E), mas pode fazê-lo. Para isso, o MEI deve procurar a Secretaria de Fazendo do Estado ou município, em que atua, e solicitar a autorização de Impressão de nota Fiscal. Uma vez autorizada, a empresa pode imprimir talões de notas fiscais e, ainda, instalar um software de emissão de notas fiscais, como os oferecidos pela VHSYS.

O software de emissão de nota fiscal eletrônica facilitam o dia a dia da empresa, tornando a contabilidade prática e descomplicada. O passo a passo para emitir sua nota fiscal eletrônica pela VHSYS, você pode conferir nesse link.

Há diferentes tipos de nota fiscal, você sabe quais são?

Nota fiscal avulsa: Como dito acima, é preciso solictar junto à Secretaria da Fazendo e buscar um orgão responsável pela impressão. É bastante prático, mas o procedimento varia de acordo com o estado.

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e): Sem custo para o MEI que pode tirar sua nota pela internet e na hora. Disponibilizada por poucos estados.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): Para emitir esse tipo de nota, o empreendedor deverá solicitar autorização na Secretária da Fazenda e seguir os procedimentos que cada estado exige.

Nota Fiscal de Venda a Consumidor: O MEI terá em mãos um bloco de NFs que poderão ser emitidas manualmente. Do mesmo modo, é preciso autorização junto à Secretaria de Fazenda.

Esse artigo te ajudou? Alguma sugestão? Comente para sabermos!

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.