Microsoft compra divisão de dispositivos e serviços da Nokia por R$ 11,7 bilhões

VHSYS

É isso mesmo que você está lendo. Uma carta aberta dos CEOs das duas empresas informa que a gigante de Redmond comprou a divisão de dispositivos e serviços da Nokia. Isso significa que aquela famosa fabricante finlandesa de celulares não é mais independente e agora faz parte da Microsoft. O acordo foi firmado em 3,75 bilhões de euros, o que equivale algo em torno de 11,7 bilhões de reais.

Essa jogada já era prevista há algum tempo. O Windows Phone nunca foi uma plataforma de muito sucesso, e a escolha da Nokia pelo caminho das janelas trouxe resultados financeiros que não agradaram investidores. O crescimento foi grande, mas não significativo para a Nokia reconquistar o mercado perdido pelo crescimento do Android e iOS.

O acordo

A Microsoft não está comprando apenas a divisão de smartphones da Nokia, mas também a divisão de telefones mais simples. Isso significa que telefones da linha Asha agora também são propriedade da Microsoft. As empresas garantem que a produção de telefones mais simples irá continuar.

Aproximadamente 32 mil funcionários deverão ser transferidos para a Microsoft. A empresa se comprometeu a criar um data center na Finlândia, que servirá como base de conectividade para os serviços Microsoft na Europa.

A Microsoft também irá pagar mais 1,65 bilhões de euros pelas propriedades intelectuais (patentes etc.) da Nokia. Elas estarão em posse pela Microsoft por um período de 10 anos a partir do momento em que o acordo for concluído. A Nokia também terá livre uso das patentes da Microsoft durante o período, permitindo que a empresa utilize-as para aprimorar o serviço de mapas HERE.

Stephen Elop, agora deixa de ser CEO da Nokia para ser vice-presidente da divisão de Dispositivos & Serviços da Microsoft. Apesar do novo emprego, Elop não é novo na casa: antes de assumir a Nokia ele já foi o presidente da linha de produtos corporativos da Microsoft. Outros funcionários do alto escalão da Nokia também serão transferidos para a Microsoft.

Apesar de toda essa compra, a Nokia não deixa de existir. A divisão de infraestrutura Nokia Solutions and Networks (antiga Nokia Siemens; atualmente conhecida como NSN) continua do jeito que está e não faz parte do acordo.

Leia a carta aberta de Ballmer e Elop, com nossa tradução livre

“Nokia e Microsoft sempre sonharam grande – nós sonhamos colocar um computador em todas as mesas e um telefone celular em todos os bolsos, e percorremos um longo caminho para realizar todos esses sonhos.

O dia de hoje é um momento de reinvenção.

A Nokia tem uma identidade de mais de 150 anos de herança, inovação, excelência e mudanças que começaram e vão continuar na Finlândia e no resto do mundo. De origens humildes como uma fábrica de papel, para produzir botas de borrachas e pneus de carros e, por fim, telefones celulares, reinvenção está no sangue da Nokia.

A Nokia irá escrever o próximo capítulo, permitindo a mobilidade através em sua liderança em tecnologias de redes, mapeamento, localização e outras tecnologias avançadas.

Para a Microsoft, se trata de um passo corajoso para o futuro, um enorme salto para a nossa jornada de criar uma família de dispositivos e serviços que agradam pessoas e capacita negócios de todos os tamanhos.

Nossa parceria ao logos dos últimos dois anos e meio combinaram nossas forças para construir um novo ecossistema mundial de celulares nos trouxe resultados incríveis: telefones que ganharam muitos prêmios e serviços surpreendentes fizeram com que os aparelhos com Windows Phone da Nokia se tornassem uma das plataformas de smartphone que mais cresceram no mundo.

Com base nessa parceria de sucesso, nós anunciamos uma importante notícia para o dia de hoje: um acordo para a Microsoft comprar a divisão de dispositivos e serviços da Nokia, para fornecer mais escolhas, inovação mais rápida e dispositivos e serviços ainda mais interessantes para os nossos consumidores.

O acordo de hoje irá acelerar o ritmo de dispositivos e serviços da Nokia, trazendo ao mundo smartphones cada vez mais inovadores para mais pessoas, enquanto continuamos conectando o próximo bilhão de pessoas com a linha de telefones celulares da Nokia.

Com o compromisso e os recursos da Microsoft para levar serviços e dispositivos para frente, nós podemos agora perceber o potencial do ecossistema Windows, entregando as melhores experiências para pessoas em casa, no trabalho e em qualquer lugar nesse meio termo.

Nós vamos continuar criando telefones que você irá amar, enquanto investimos no futuro: novos telefones e serviços que combinam o melhor da Microsoft e o melhor da Nokia.

A Nokia e a Microsoft estão comprometidas para o próximo parágrafo.

Juntos, nós vamos redefinir os limites da tecnologia.

Steve Ballmer e Stephen Elop”

 

Fonte: tecnoblog.net

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações