Conecte-se ao empreendedorismo

MEI: como funciona a nota fiscal?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Optar pelo MEI é uma alternativa bastante vantajosa para pequenos empreendedores, os benefícios em relação a tributação são o principal atrativo. Não é incomum, no entanto, que surjam dúvidas na hora de cumprir com as obrigações, emitir nota fiscal é uma delas. Para sanar esse questionamento preparamos este artigo, nele vamos explicar como fazer a nota fiscal para MEI. Veja!

Nota fiscal: quando devo emitir?

O MEI é obrigado a emitir nota fiscal em todas as vendas e prestações de serviços que realizar, para pessoas jurídicas de qualquer porte. Fica dispensado, porém, de emitir para o consumidor final (pessoa física) exceto se o mesmo exigir.

Não há obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica, mesmo em vendas interestaduais. Porém, pode fazê-lo. Entre as vantagens de emitir NF-e estão a diminuição dos gastos com a compra de papel, redução nos custos de armazenamento de documentos nas empresas, redução do impacto ambiental etc.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

A maior facilidade, no entanto, é a possibilidade de conferir as informações das operações das empresas em até 180 dias depois de lançadas, para verificá-las basta a utilização de uma chave de acesso, gerada com a emissão da nota.

Para emitir nota fiscal eletrônica basta seguir o passo a passo que demonstramos a seguir.

  • Certificado Digital: o que garantirá a validade jurídica de uma nota fiscal eletrônica é a sua assinatura digital, ela confirmará que sua empresa emitiu a nota e que, portanto, a mesma é autêntica.
  • Credenciamento: É preciso realizar um cadastro para estar apto a emitir notas fiscais eletrônicas. O Credenciamento se dá na secretaria da fazenda do estado em que sua empresa está instalada. O cadastro, em geral, é simples.
  • Software emissor de NF-e: Para conseguir emitir notas fiscais você precisa ter instalado em sua empresa um software gerador de notas fiscais eletrônicas. O VHSYS é software que oferece uma sistema de gestão completa para sua empresa, incluindo a emissão de NF-e. Você pode testar a ferramenta gratuita clicando aqui.

Este artigo te ajudou? Você pode deixar sugestões ou dúvidas nos comentários.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!