MEI: como funciona a nota fiscal?

Optar pelo MEI é uma alternativa bastante vantajosa para pequenos empreendedores, os benefícios em relação a tributação são o principal atrativo. Não é incomum, no entanto, que surjam dúvidas na hora de cumprir com as obrigações, emitir nota fiscal é uma delas. Para sanar esse questionamento preparamos este artigo, nele vamos explicar como fazer a […]

Optar pelo MEI é uma alternativa bastante vantajosa para pequenos empreendedores, os benefícios em relação a tributação são o principal atrativo. Não é incomum, no entanto, que surjam dúvidas na hora de cumprir com as obrigações, emitir nota fiscal é uma delas. Para sanar esse questionamento preparamos este artigo, nele vamos explicar como fazer a nota fiscal para MEI. Veja!

Nota fiscal: quando devo emitir?

O MEI é obrigado a emitir nota fiscal em todas as vendas e prestações de serviços que realizar, para pessoas jurídicas de qualquer porte. Fica dispensado, porém, de emitir para o consumidor final (pessoa física) exceto se o mesmo exigir.

Não há obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica, mesmo em vendas interestaduais. Porém, pode fazê-lo. Entre as vantagens de emitir NF-e estão a diminuição dos gastos com a compra de papel, redução nos custos de armazenamento de documentos nas empresas, redução do impacto ambiental etc.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

A maior facilidade, no entanto, é a possibilidade de conferir as informações das operações das empresas em até 180 dias depois de lançadas, para verificá-las basta a utilização de uma chave de acesso, gerada com a emissão da nota.

Para emitir nota fiscal eletrônica basta seguir o passo a passo que demonstramos a seguir.

  • Certificado Digital: o que garantirá a validade jurídica de uma nota fiscal eletrônica é a sua assinatura digital, ela confirmará que sua empresa emitiu a nota e que, portanto, a mesma é autêntica.
  • Credenciamento: É preciso realizar um cadastro para estar apto a emitir notas fiscais eletrônicas. O Credenciamento se dá na secretaria da fazenda do estado em que sua empresa está instalada. O cadastro, em geral, é simples.
  • Software emissor de NF-e: Para conseguir emitir notas fiscais você precisa ter instalado em sua empresa um software gerador de notas fiscais eletrônicas. O VHSYS é software que oferece uma sistema de gestão completa para sua empresa, incluindo a emissão de NF-e. Você pode testar a ferramenta gratuita clicando aqui.

Este artigo te ajudou? Você pode deixar sugestões ou dúvidas nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.