Marketing para gestores: Como fazer um marketing pessoal eficiente?

Fernando

Marketing para gestores: Como fazer um marketing pessoal eficiente?

Em um mercado cada vez mais competitivo, criar uma boa imagem profissional faz a diferença no sucesso de sua empresa. Conheça algumas estratégias de marketing para gestores que podem ser o diferencial entre você e seus principal concorrente.

Boas empresas e bons gestores em geral são encontrados lado a lado. Do mesmo modo, a imagem do gestor está extremamente colada à da empresa. Para driblar a concorrência é preciso mais do que conhecimentos técnicos, é necessários fazer com que os clientes, o público-alvo e os fornecedores, assim como os adversários, o reconheçam como a melhor opção. Como fazê-lo? O marketing pessoal para gestores é a saída.

O que é marketing pessoal?

A máxima “você é sua melhor marca” resume com certa satisfação o que se entende por marketing pessoal. Trata-se de criar mecanismos com objetivo de influenciar ou modificar o modo como sua imagem é percebida pelas pessoas. envolve questões como postura, aparência e comunicação. É importante salientar que não é criar uma imagem falsa, o total oposto disso, a intenção é fazer com que sua melhores qualidades sejam ressaltadas. Podemos pensar o marketing pessoal nas seguintes etapas:

Aprimoramento intelectual

Esse item se refere aos cursos e formações que o gestor continua a fazer, para se manter atualizado quanto às novidades da área. Além de ajudar a melhor qualificar seu trabalho, frequentar atividades relacionadas à sua área te permite conhecer outros profissionais, estabelecer vínculos e, por que não, criar oportunidades de crescimento.

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Relacionamento interpessoal

Já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”? Pois então, ela resume essa etapa de marketing para gestores – diretamente relacionada à anterior – . Construir bons relacionamentos com os clientes, concorrentes e outros profissionais de sua área de atuação é imprescindível. E para fazê-lo, você precisa ser visto, e bem visto. Trate de estar nos principais eventos e compartilhar informações, trocando contatos.

Boa postura

Mas não adianta estar presente se sua presença não é bem-vinda. Como? Exatamente! Todos conhecemos um profissional, que mesmo sendo bom no que faz, acaba por atrapalhar seus negócios sendo arrogante, demasiadamente competitivo e antiético. Evite a todo modo ser visto desse modo, para isso, ouvir mais do que falar, elogiar – de modo sincero – mais do que criticar. Aliás, críticas são importantes, desde que fundamentas em argumentos lógicos e que sirvam como base para crescimento comum.

Criar uma boa imagem faz parte de um processo contínuo e estreitamente ligado à coerência. Seja coerente com os ideais de sua empresa e com o auxilio de estratégias de marketing para gestores, você colherá bons frutos!

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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