Conecte-se ao empreendedorismo

Conheça 5 maneiras de incentivar e apoiar o empreendedorismo feminino

Tempo de Leitura: 2 minutos
Mulher empreendedora
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Fomentar o empreendedorismo feminino é essencial e uma das formas mais assertivas de que, cada vez mais, mulheres possam conquistar o seu espaço na sociedade como profissionais independentes e protagonistas de suas vidas.

Uma análise realizada pelo Sebrae mostrou que as mulheres empreendedoras são mais jovens e têm um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens.

Porém, as mulheres ainda continuam ganhando 22% menos que os homens na mesma posição. Uma situação que vem se repetindo desde 2015, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Quer fazer a diferença no empreendedorismo feminino? Então conheça algumas ações simples para incentivar as mulheres no mundo dos negócios.

1 – Apoie negócios pertencentes a mulheres perto de você

Provavelmente, no bairro em que você mora existem diversas lojas e negócios de empreendedoras. Pode ser aquela famosa loja de cosméticos na avenida principal, aquela loja de roupas, ou ainda a panificadora na esquina da sua casa. O empreendedorismo feminino está mais próximo do que podemos imaginar!

Que tal ajudar a aumentar a visibilidade desses estabelecimentos divulgando em seu círculo de amizade, aos familiares e amigos, ou simplesmente consumindo mais nesses lugares? 

Essa simples ação pode fazer a diferença no papel do empreendedorismo feminino da sua região.

2 – Ajude a movimentar as redes sociais

As redes sociais hoje têm um papel muito importante para a visibilidade de muitas empresas. E não é preciso ir muito longe para encontrar diferentes iniciativas femininas, escolher as suas favoritas e apoiar.

Além disso, através das redes você consegue apoiar além das empreendedoras que você já conhece ou ouviu falar em algum momento, incentivando também novos negócios e até virando cliente de uma empresa de outro estado. Por que não? 

Você também pode usar suas redes sociais para compartilhar histórias inspiradoras de mulheres empresárias próximas a você, ou até mesmo suas próprias experiências como mulher no mundo dos negócios. Além de divulgar eventos e workshops locais.

3 – Aprenda mais sobre o empreendedorismo feminino

Buscar conhecimento sobre a luta e a trajetória das mulheres no mundo dos negócios também é uma forma de incentivar e apoiar a causa. 

Quando você está mais próximo do movimento e entende a necessidade de dar mais visibilidade às mulheres empreendedoras, você consegue agir de forma mais significativa com o apoio prestado.

4 – Dê feedbacks encorajadores

Foi até um novo estabelecimento administrado por mulheres? Faça um agradecimento especial se encontrar alguma responsável, diga o que mais gostou do ambiente, mostre que você se encantou com a iniciativa dela.

Além disso, você também pode aproveitar esse momento para dar gorjetas generosas como forma de agradecimento ao serviço prestado.

5 – Olhe para dentro do ambiente que você trabalha

Seja você dono do próprio negócio ou não, com certeza, o seu ambiente de trabalho está repleto de mulheres talentosas que têm perfil empreendedor ou que já empreendem com muita maestria.

Que tal ser o incentivador de uma nova mulher empreendedora? O famoso empurrãozinho, muitas vezes, é o que falta para a realização de muitos sonhos.

Para isso, ajude-as a alcançar seus objetivos prestando algum tipo de apoio, como ajudar com uma nova habilidade, apresentando uma nova ferramenta que pode ser útil para o trabalho etc.


Você conhece alguma iniciativa de uma mulher que admira? Conte para a gente aqui nos comentários:

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!