Conecte-se ao conhecimento

Inscrição estadual e municipal: Veja quais são os documentos necessários

Inscrição estadual e municipal: Veja quais são os documentos necessários

Para formalizar seu negócio algumas instâncias e documentos legais precisam ser conseguidos. Além do CNPJ, o alvará, a inscrição estadual e municipal são necessárias. A falta de algum desses documentos pode inviabilizar a abertura de sua empresa. Este será o tema deste artigo, servindo como um guia das principais licenças a serem obtidas.

As autorizações necessárias ao desempenho de suas atividades empresariais variam de acordo com o ramo de atuação de sua empresa, assim como qual a forma escolhida de operação. As inscrições estaduais e municipais devem ser verificadas junto aos órgãos competentes legais, para isso, é importante contar com a assessoria de um contador que esteja familiarizado com os trâmites da região. Os documentos mais importantes são:

Registro na junta comercial

Antes de tudo é preciso realizar o registro de sua empresa na Junta Comercial, ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado. Esse registro que oficializa a existência de sua empresa, deve ser feito antes mesmo da obtenção do CNPJ. Sozinho ele não garante o funcionamento de sua empresa, mas garante que o processo possa ser continuado.

Alvará de localização e funcionamento

Na esfera municipal o principal documento a ser obtido é o alvará de funcionamento. Ele garantirá a abertura das portas de seu negócio. A obtenção se dá na prefeitura da cidade, ao comprovar que sua empresa tem todas as características necessárias para exercer com segurança as atividades. É preciso verificar se a atividade escolhida pode ser exercida no local onde sua empresa será instalada.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

A inscrição estadual

A maioria dos estados possui integração com a Receita Federal, desse modo, existe a possibilidade de que a inscrição estadual seja feita pela internet, junto com o seu CNPJ. Para que serve a inscrição estadual? É a partir dela que sua empresa recebe a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Outras licenças e inscrições municipais

Além da inscrição estadual e municipal dependendo do ramo de atividade a ser exercido será preciso outra licenças como: Licença ambiental; Licença sanitária; Licença dos bombeiros (Vistoria de cumprimento das normas de segurança) entre outras.

Como afirmamos no início do artigo, a assessoria de um contador para a abertura de sua empresa é essencial. Isso porque esse profissional conhece a legislação e as rotinas desse processo. Garantindo que sua empresa abra as portas com segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.