Infidelidade bancária pode beneficiar o consumidor

VHSYS

Os principais bancos comerciais brasileiros divulgaram, nas últimas semanas, seus balanços referentes ao terceiro semestre de 2013.
Todas as instituições apresentaram resultados positivos, chegando a atingir recordes no acumulado do ano, como o Banco do Brasil, que teve lucro líquido de R$ 12,7 bilhões no período.
Para os bancos, números excelentes, uma vez que conseguiram lucrar consideravelmente bem em meio ao conturbado cenário econômico atual. Para o consumidor, porém, a situação é outra.
Muitos podem imaginar que as instituições financeiras atingem tamanha rentabilidade no Brasil atual por causa do enorme “spread” (diferença entre juros de captação dos bancos e os de empréstimo ao cliente).
Nos relatórios recentemente divulgados, contudo, o “spread”, apesar de ainda assustador, mostra-se ligeiramente menor na maior parte dos casos. Mas, outra modalidade mostrou-se extremamente lucrativa para os bancos, sendo esta muito mais perceptível no bolso do consumidor: a tarifa bancária.
Os bancos oferecem produtos e serviços de acordo com a fidelidade do cliente, classificando-o como “premium”, mega, diamante ou qualquer coisa que o valha. Quanto mais glamouroso o nome, maior o custo cobrado.
Mas, no final das contas, cria-se uma política de prêmio à infidelidade, pois quando o cliente ameaça trocar de banco, grande parte das taxas é cortada sem que as vantagens sejam excluídas.
No momento atual, de desaceleração econômica e inadimplência preocupante, a disputa entre bancos por bons pagadores tem aumentado, tornando-se possível negociar as condições das tarifas e reduzir gastos.
Apesar de ainda baixa, a competitividade entre os bancos tem aumentado, cabendo ao consumidor escolher a instituição que lhe permita barganhar mais benefícios.

Fonte: Folha de S. Paulo

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações