Indústria paulista fecha 3.500 postos de trabalho em outubro, revela Fiesp

VHSYS

O Índice de Nível de Emprego da Indústria de São Paulo recuou 0,05% em outubro ante setembro, segundo dados ajustados sazonalmente, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta terça-feira (13). Em outubro, a indústria paulista fechou 3.500 postos de trabalho.

No entanto, no acumulado do ano, a indústria paulista gerou 21,5 mil empregos, com variação positiva de 0,85%, apesar de positiva, a Fiesp aponta que esta é a menor taxa de criação de vagas desde 2006, quando teve início a pesquisa.

Nos últimos 12 meses foram fechadas 62,5 mil postos de trabalho, uma queda de 2,35% em relação ao mesmo período do ano passado.

Setorial

Das demissões feitas em outubro, o setor de açucar e álcool foi responsável pelo fechamento de 1.302 postos no mês, taxa negativa de 0,05%. No acumulado do ano, a indústria sucroalcooleira criou 41.588 vagas.

Por sua vez, outros segmentos da indústria fecharam 20.088 postos de trabalho. Com isso, foram gerados 21,5 mil empregos entre janeiro e outubro deste ano.

O emprego no setor de produtos diversos registrou a maior queda, 1,2% em outubro, no comparativo com setembro, seguido pela indústria de metalurgia, que encerrou o mês em baixa de 1%.

Já os segmentos de bebidas e produtos de borracha e material plástico apuraram ganhos no mês de 2% e 0,4% respectivamente.

Regiões

Das 36 regiões analisadas, 16 apresentaram quadro negativo, 12 positivo e oito fecharam o mês na estabilidade. A cidade de Santa Bárbara do Oeste foi a cidade que apresentou a maior alta, com taxa de 2,54% em outubro, impulsionada por produtos têxteis (5,12%) e produtos de borracha e plástico (3,62%).

Entre as cidades com desempenho negativo, destaque para Araçatuba, que registrou a queda mais expressiva do mês, com 1,11%, influenciada pelas perdas em produtos de madeira (-3,57%) e coque, petróleo e biocombustíveis (-2,30%).

Fonte: Infomoney

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.